TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Pedagogo

Artigo: A Importância Do Pedagogo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Histórico do Termo Pedagogia

A origem etimológica do termo vem do grego antigo Paidós (criança) e Agodé (condução). Segundo Ghiraldelli Júnior o Pedagogo era o condutor da criança. Era ele quem a guiava até o local de ensino e, metaforicamente, em direção ao saber. A Grécia clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois é na Grécia que nascem as primeiras idéias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças. Nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma era de debates, no campo da educação, tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Nomes importantes deste período são Comenius e Rousseau.

No século XIX os debates sobre educação e, principalmente, as novas pesquisas no campo da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, com ênfase na criança, levarão a que um grande número de profissionais, de diversos campos, desenvolvam reflexões, pesquisas e experiências pedagógicas envolvendo métodos de ensino, as relações pedagógicas e as possibilidades e limites dos diferentes contextos educativos, dando corpo a vários movimentos, dentre eles o da Escola Nova. Estas experiências são, até hoje, chamadas Pedagogias e alguns nomes importantes deste período são conhecidos como Pedagogos. No século XX a Pedagogia vai se institucionalizar como campo de conhecimento científico e profissional e a formação passará a ocorrer nas Universidades em cursos superiores.

Educar não se limita em repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele em que o professor considera o mais correto, mas ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesmo, do outro e da sociedade. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar.

Educar é acima de tudo a inter-relação entre os sentimentos, os afetos e a construção do conhecimento.

Para concluir destacamos que o pedagogo ainda não conquistou o seu espaço e a sua identidade, e novas lutas se fazem necessárias para que conquistas reais venham a efetivar-se, em favor da categoria como em favor de uma realidade social aceitável por todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com