TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia De Napoleao Na Gastronomia

Ensaios: A Influencia De Napoleao Na Gastronomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  1.812 Visualizações

Página 1 de 3

Influência de Napoleão Bonaparte na Gastronomia

Nome: Helianderson Baleeiro da Rocha Ra: 00083979

A idade contemporânea foi onde a gastronomia entrou no caminho do aperfeiçoamento. Nessa época a França passou por dois períodos distintos: um durante Napoleão Bonaparte que detestava o requinte da comida francesa e preferia a comida italiana e o outro período foi o pós-Bonaparte, onde a França passou por um período chamado de restauração, voltando o requinte da culinária francesa. Foi nessa época que os menus começaram a invadir os restaurantes da Europa cada vez mais luxuosos e artísticos, com o intuito de informar aos clientes o que havia para comer e beber. Nessa fase, os chefs de cozinha passaram a trabalhar em restaurantes ou a abrir as suas próprias casas, pois tinham perdido seus empregos nos palácios da nobreza, já que ela ficou enfraquecida após a revolução. Tudo isso, aliado a revolução francesa, fez nascer a cozinha burguesa, que misturava os aromas do campo com a elegância da alta gastronomia, combinando a gastronomia da terra com a gastronomia de laboratório. Após a restauração veio uma grande crise na economia francesa que afetou também a gastronomia, fazendo com que pequenos cafés e restaurantes fechassem as portas e, apesar da crise, esse período foi marcado pela atuação de grandes gourmets, cozinheiros e escritores da mesa. Um deles foi oGrimod de La Raynière que inventou um tipo de serviço que aqui no Brasil é chamado de serviço à francesa. Outra grande celebridade da mesa foi Anthelme Brillat-Savarin, um grande filósofo da mesa tendo elaborado normas que o tornaram famoso. A culinária francesa atingiu seu apogeu no final do século XIX com a criação da escola de ensino da cozinha francesa Le Cordon Bleu, reconhecida em todo o mundo e hoje possui filiais em vários países. A partir daí, a cozinha se internacionalizou e passou a ser modificada internacionalmente.

Foi Napoleão que descobriu que podia conquistar as pessoas pela boca! E

assim se deu a valorização da gastronomia.

Napoleão sempre manifestou atos inovadores, irreverentes e de coragem, em 1804 na coroação tomou das mãos do Papa Pio VII a coroa e ele mesmo se

Corou em 1808 extinguiu a inquisição.

O Imperador tinha uma visão à frente de seu tempo. Ao descobrir que poderia conquistar as pessoas pela boa mesa, oferecia homéricos almoços e jantares. Sabia como ninguém agradar a nobreza. Exigia pratos esteticamente bonitos, destacou e valorizou a importância dos temperos, das misturas, através dele veio a mistura do doce com o salgado, gostava muito de um frango frito no azeite doce.

Legumes e verduras vinagrados, que hoje encontramos em compotas, a criação foi incentivada por Napoleão, quando ofereceu um prêmio para quem soubesse a técnica de armazenar alimentos, com o intuito de saber quanto tempo os alimentos duravam para poder ter uma base para alimentar seu exército.

O cozinheiro que até hoje exerce a maior influência na gastronomia, Antonin Carême, cozinhou para o imperador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com