TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inovação Do Mercado

Casos: A Inovação Do Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  7.130 Palavras (29 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 29

1. INTRODUÇÃO

Introdução

Até pouco tempo uma fatia considerável do mercado de locação funcionava como complemento dos pacotes oferecidos pelas agências de turismo. A conversão do setor à condição de prestadora de serviços com características próprias é recente no País. O processo se completou com a descoberta de um novo nicho, fundamental para a arrancada desse mercado: a terceirização das frotas das empresas, que, em busca de eficiência e produtividade, passaram a eliminar despesas com a compra de veículos, motoristas e manutenção, deixando toda a operação dessa área por conta das locadoras. Essa tendência fez com que o aluguel transitório cedesse lugar para o aluguel de longo prazo para pessoas jurídicas, que, atualmente, representam mais de 50% do mercado consumidor de locação. Recomenda-se cautela quanto à localização da locadora e aos procedimentos jurídicos e administrativos. O mercado investe na expansão e abre perspectivas de negócios em praticamente todas as regiões do País, embora seja recomendável que se dê preferência a locais de grande fluxo de pessoas, como capitais e cidades turísticas.

2. JUSTIFICATIVA

A locação de veículos é uma atividade comercial de prestação de serviços, cujo objetivo principal é atender às necessidades de locomoção de pessoas e empresas, com rapidez, facilidade e economia. Hoje, viajando a negócio ou a lazer, ficando sem o seu próprio veículo, ou necessitando de um maior e mais adequado, é comum encontrar pessoas que habituaram-se a alugar carros. A comodidade está cultivando este hábito. É muito simples alugar: é só escolher o veículo desejado e fazer a reserva.

3. OBJETIVOS

Objetivo

Com a perspectiva de melhora no turismo interno, a locação de veículos vem exatamente para atender e dar comodidade aos clientes,visando os turistas que estão vindo com freqüência ao Brasil,devido ao crescimento da economia do país nos últimos anos .

Objetivo específico

A maior fonte de renda está vinculado nas locadoras de automóveis, representando em média 60% dos aluguéis, a terceirização da frota, que está sendo impulsionada pelas privatizações e pela entrada de investimentos estrangeiros no Brasil, que trazem a cultura da terceirização como instrumento para a redução de custos.

4. RESUMO

Para alcançar o sucesso neste mercado é

importante oferecer diferenciais. Procurar

novas formas de apresentar os produtos

tornando-os mais atrativos que os do

concorrente. Além disso, é importante prestar um serviço de qualidade, como um bom

atendimento e proatividade.

Atendimento

O aluguel de carro não está restrito aos primeiros contatos mantidos quando da intenção do cliente em contratá-lo. O serviço envolve uma série de pessoas, que trabalham para que ele seja atendido rapidamente, receba um veículo em perfeito estado de conservação e limpeza, seja informado e esclarecido sobre tudo que possa estar relacionado com o carro alugado, receba tratamento exemplar em qualquer momento que necessitar entrar em contato com a empresa, tenha toda a assistência no caso de um eventual acidente ou roubo do veículo. Na verdade, uma ampla infraestrutura precisa ser criada, para que a empresa possa oferecer serviços à altura das exigências e aspirações de seus clientes.

Toda empresa de serviços tem como ponto fundamental o atendimento e a satisfação dos clientes. No caso específico de aluguel de carro, desde o primeiro contato para locação até a devolução do veículo, nada que torne ruim a imagem da empresa deverá acontecer ao cliente e/ou ao veículo. Todo e qualquer problema deverá ser satisfatoriamente resolvido.

A prestação de serviço ao locatário engloba a adequação às especificações do contrato firmado, o monitoramento para verificar se a especificação de serviço está sendo atendida e o ajuste do processo de prestação de serviço, quando ocorrem desvios.

Para que o empreendedor possa avaliar a qualidade do serviço prestado, o controle da qualidade deve ser parte integrante do processo de prestação de serviço. As atividades de controle devem incluir a medição e a verificação das atividades-chave de processos, além da auto-inspeção pelo pessoal da locadora, e a avaliação final do empreendedor na interface com o cliente.

A avaliação pelo cliente é a última forma de medir a qualidade do serviço. As organizações de serviços devem incluir a avaliação e a pesquisa contínua da satisfação do cliente, pois esse é o fator determinante do sucesso do serviço prestado com efeitos óbvios sobre futuros negócios da locadora.

Os clientes raramente apresentam, voluntariamente, sua avaliação da qualidade do serviço.

Os clientes raramente apresentam, voluntariamente, sua avaliação da qualidade do serviço recebido. Clientes insatisfeitos muitas vezes deixam de usar ou de adquirir serviços, sem fornecer informações que permitam a tomada de ações corretivas.

É importante que, mediante questionários fornecidos na entrega do veículo, a locadora obtenha essas informações. Todo processo de medição da qualidade do serviço, incluindo equipamentos, pesquisas e questionários sobre a satisfação do cliente, deve ser verificado, objetivando a validação e a confiabilidade. O uso, a calibração e a manutenção de todos os equipamentos de medição e ensaio, usados na locação e na avaliação de serviços,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.6 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com