TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Instigante Caminhada E O Desvendar Dos Segredos Maçônicos

Por:   •  20/3/2024  •  Dissertação  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 6

A INSTIGANTE CAMINHADA E O

DESVENDAR DOS SEGREDOS MAÇÔNICOS

A Maçonaria é uma Ordem Universal, uma Escola de Formação Espiritual e Social que visa o progresso do Homem e da Humanidade. É um sistema de moral coberta por alegorias e ilustrada por símbolos, formada por homens virtuosos de todas as raças, credos e nacionalidades, congregados em Lojas.

Como na antiguidade, os “Habilidosos Pedreiros”, conhecidos como “Maçons”, combatentes dos vícios causadores das mazelas do mundo, detentores dos segredos e conhecimentos maçônicos, cumprem lealmente suas missões. Ano após ano, Novos Pedreiros”, denominados de “Iniciados ou Aprendizes”, são convidados a aderirem ao ofício. Eles seguem um aprendizado que tem como base, a honra e veneração ao G.’.A.’.D.’.U.’., seguindo as regras naturais das coisas e sempre buscando a Verdade, a Liberdade e a Lei Moral.

A “Iniciação” tem dois significados, o de Começar”, que é dar os primeiros passos e o “Exotérico” que é o de ligação com o G.’.A.’.D.’.U.’., iniciando , assim, o “Processo de Aperfeiçoamento do Espírito e da Matéria”. Podemos considerar o Ritual de Iniciação um “Renascimento” para uma “Nova Vida”.

O “Iniciado” após sair da “Câmara de Reflexões”, onde despojou-se dos metais que tinha consigo e ter refletido sobre sua vida mundana vivida até o momento, deixou ali seus vícios e defeitos adquiridos no Mundo Profano. Escreveu seu “Testamento Filosófico”. Pode-se dizer que, simbolicamente, é um momento de Morte e Ressureição, ou seja, ele atinge, neste momento, o Grau de Iluminação do Espírito.

Ao transpor as portas do templo e ficar entre Colunas, abre-se o Novo Caminho a ser percorrido, uma transformação de um novo EU Interior, uma nova maneira de pensar, viver, falar e fazer.

Após passar por todas as etapas do processo de “Iniciação”, pelos quais esteve com os olhos vendados, mas atento a tudo o que o cerca, momentos ímpares de expectativa, emoção, falas, sons estranhos e movimentos inesperados, o “Iniciado” ajoelha-se no “Altar dos Juramentos”. Ali recebe a “Sagração do Neófito”, passando a “Aprendiz Maçom” pela vibração da Espada Flamígera”, empunhada pelo V.’.M.’..

Vale ressaltar que, os “Profanos, agora Aprendizes do ofício”, escolhidos para fazerem parte desta instigante “Instituição Filosófica” e obterem a confiança de seus “Irmãos”, devem demonstrar:

  • Ser Livres e de Bons Costumes,
  •  Ter Conduta Ética e Moral;
  • Ser Combatentes à Ambição, aos Erros e Desvios das Ações Incorretas tais como, Orgulho, Ignorância, Mentiras, Fanatismos e Superstições;
  • Tolerar as escolhas referentes a Religião a ser adotada;
  • Praticar a Justiça Recíproca e;
  •  Ser uma Fonte Inquietante na Busca do Saber.

Estas qualidades podem ser consideradas um incentivo na “busca do Verdadeiro EU”, aprendendo a conhecer-se, a discernir e a falar, aflorar suas Virtudes, lapidar seu Espírito e compreender a Si mesmo valorizando e aprimorando assim, o Ser Humano como homem, filho, esposo, pai, avô e bom profissional.

A partir do momento em somos aceitos por esta União de Escolhidos, recebemos a instrução de como devemos reconhecer os Irmãos Maçons, através do Sinal, do Toque e da Palavra, bem como também o significado de cada um deles:

  • Sinal: senha de reconhecimento entre Maçons e em que grau se está trabalhando em loja;
  • Toque: senha de reconhecimento por contato físico entre os Maçons;
  • Palavra: senha de reconhecimento entre Maçons, para que sejam reconhecidos dentro de seus graus.

Os novos Obreiros começam a fazer parte de uma Loja Justa, Perfeita e Obediente a uma Potência Maçônica, onde adentram com três batidas à porta, as quais também tem seu significado:

  1. Batem e são recebidos;
  2. Pedem e recebem;
  3. Procuram e encontram.

Com estes ensinamentos citados acima e outros que serão apresentados no decorrer do aprendizado, os Aprendizes Maçons norteiam sua Vida Maçônica.

Essa história se repete, em diversas regiões do mundo desde os primórdios da civilização. Ela é uma verdadeira ação na busca da igualdade e justiça social e é sustentada pelas três grandes colunas maçônicas: Sabedoria, Força e Beleza.

  • Sabedoria (é a que Cria): Distingue o bem e o mal, orienta nossos atos e pensamentos para que sejam bem fundamentados e virtuosos em prol da moral e compreensão entre os homens.
  • Força (é a que Suporta): Supera as adversidades do Mundo Profano e dedica-se mais e sempre na busca do Conhecimento Maçônico.
  • Beleza (é a que Adorna): Para que sejamos um instrumento de proliferação do amor emanado por G.’.A.’.D.’.U.’. e que este sentimento esteja enraizado em nosso coração.

O alicerce da Filosofia Simbólica de Moral Maçônica e do aperfeiçoamento do “Aprendiz Maçom” compreende o trabalho pessoal e intransferível de desbastar a Pedra Bruta, que é a lapidação do Pensamento, da Moral e Atitudes do Iniciado, símbolo do Homem sem Instrução, com suas asperezas de Caráter, Ignorância e Paixões dominantes. A tarefa final é alcançar o polimento total desta Pedra Bruta e transformá-la em Pedra Polida que é a compreensão do sentido da lapidação do Espírito, símbolo do Homem Instruído, Dominador de suas Paixões, que abandonou e libertou-se de seus preconceitos. Cada Pedra é Única e liberta-se de sua forma irregular através de um árduo trabalho de aperfeiçoamento para que se transforme numa peça de encaixe perfeito na construção de um mundo melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (111.2 Kb)   docx (195.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com