TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Iportancia Da Cultura Para O Desenvolvimento De Nova Veneza

Exames: A Iportancia Da Cultura Para O Desenvolvimento De Nova Veneza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 7

1. INTRODUÇÃO

O turismo é uma prática imprescindível na atualidade, é um movimento que cresce a cada ano e que demonstra possuir sua própria dinâmica e justificativa social. Ele tem evoluído substancialmente e é considerado nos dias de hoje o segmento que exibe um dos maiores crescimentos no mundo dos negócios.

O turismo é uma atividade que altera a paisagem e usa o espaço como produto, logo é causador de impactos, tal atividade interdepende de várias esferas e consequentemente promove repercussões espaciais, perpassando pelas áreas econômicas, políticas, social e cultural.

Segundo Rodrigues (2002), a atividade turística permite e facilita o uso fugaz e intenso do território como parte integrante do ideal de modernidade que considera o desenvolvimento como uma meta a ser atingida, medida e mediada pela produção de mercadorias e pelos benefícios ofertados a população.

A cidade de Nova Veneza é uma cidade que se beneficia de sua história e de suas excentricidades para a promoção do turismo, o Festival Italiano procura preservar a cultura dos imigrantes que fundaram a cidade, traz as essências da gastronomia e da cultura italiana e é o principal atrativo do município.

Nova Veneza é uma típica cidade do interior, possui mais de seis mil habitantes e é um exemplo de como se pode aproveitar o potencial turístico disponível em cada localidade, o festival italiano realizado na cidade oferece aos participantes oportunidades de usufruírem de diversos atrativos, culinária, shows, danças, dentre outros traços da cultura italiana, promovendo o intercâmbio cultural, divulgação do município e o desenvolvimento da cidade.

O município procura associar o turismo com outras vertentes, como exemplos, a integração entre culturas, à melhoria das condições de vida das comunidades locais e o progresso. O contato com a cultura dos colonizadores não se restringe ao desenrolar do festival, ela faz parte da vida da comunidade local e é um dos conteúdos do currículo escolar da cidade.

O turismo traz mudanças sócio-culturais, atua como fator de arranco para o desenvolvimento local e indutor de um desenvolvimento regional, um fator estruturante de um desenvolvimento diversificado e sustentado. Ele interfere na forma que a renda é distribuída entre os habitantes, ou seja, a maneira como os recursos retornam a sociedade seja em forma de serviços básicos como saúde, emprego ou gerando o bem estar como o aumento de renda, redução de fome, dentre outros.

Segundo Barbosa (1998), do ponto de vista econômico, a atividade turística se torna importante não pelo fato da “viagem a trabalho ou a lazer”, mas sim, pelas conseqüências não intencionadas deste ato.

Para Swarbrooke (2002), o turismo estimula uma compreensão dos impactos no ambiente natural, cultural e humano, incorpora planejamento e zoneamento assegurando o desenvolvimento do turismo adequado à capacidade e as características da região.

O turismo é sem dúvida uma das atividades mais versáteis, permite uma gama de possibilidades e de flexibilidades, cabe a cada localidade saber explorar e adequar seus atrativos para que venham alavancar as potencialidades e alcançarem o desenvolvimento de uma forma significativa e ampla.

Conhecer as contribuições desencadeadas pelo turismo em Nova Veneza é uma oportunidade de entender e de se familiarizar com o festival, sua história, peculiaridades, características e sua relação com o desenvolvimento do município, além de nos permitir entender como o turismo modifica e interfere na sociedade e no local como um todo.

Essa pesquisa procura analisar as contribuições do festival italiano para que se possa compreender a importância que esse evento tem para a cidade de Nova Veneza e suas reais dimensões, implicações e impactos promovidos na estrutura local.,

2. PROBLEMA

• Qual o papel do Festival Italiano de Nova Veneza para o desenvolvimento da cidade?

3. JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA

O turismo está conquistando espaço definitivo junto a diversos setores modernos, representando uma questão econômica na sociedade contemporânea e trazendo consigo uma gama de possibilidades e impactos. Entender o que o turismo proporciona possibilita avaliarmos se é uma alternativa viável e compreender a real dimensão para o desenvolvimento local.

O Festival Italiano de Nova Veneza é uma atividade de grande expressão que atrai visitantes de várias localidades circunvizinhas, permitindo a entrada de recursos e investimentos que inferi diretamente na sociedade, na cultura e na economia local.

Conhecer o papel do Festival para o desenvolvimento da cidade permite compreender de forma teórica e pratica os aspectos econômicos, culturais e sociais aplicados a partir da “indústria do turismo”, e a real dimensão que ele causa no crescimento e divulgação de um município. Portanto é de vital importância que a sociedade contemporânea possa solucionar os problemas que se apresentam no processo de crescimento e desenvolvimento do turismo regional quando se quer aproveitá-lo como fonte de capital extra para uma cidade.

O gerenciamento responsável do turismo traz benefícios para um município, gerando alternativas conscientes e que envolvem toda a sociedade no processo de desenvolvimento da região.

4. OBJETIVOS DA PESQUISA

4.1. OBJETIVO GERAL

• Analisar a relação entre a cultura e o turismo na cidade de Nova Veneza

4.2. OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Conhecer os fatores culturais em Nova Veneza que levaram a mesma a ser um atrativo turístico

• Verificar a importância cultural que o Festival tem para a população local.

• Compreender como a cultura dinamiza o setor turístico

• Analisar de que forma o festival tem contribuído para o desenvolvimento da cidade

5. HIPÓTESE

• O Festival propicia a cidade reconhecimento e meios de subsistência capaz de melhorar a qualidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com