TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Gestão de Equipes

Por:   •  2/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  1.606 Palavras (7 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

matriz de Atividade INDIVIDUAL

        

Estudante: Danyene Guimarães Alvarenga

Disciplina: Liderança e Gestão de Equipes

Turma: Liderança e Gestão de Equipes-1023-26

1. Introdução

        Para desenvolvimento da atividade foi escolhido o filme Coach Carter: treino para a vida. O filme se passa no ano de 1999, quando o treinador Ken Carter aceita se tornar técnico do time de basquete de sua antiga escola em Richmond, na Califórnia.

Com muita disciplina, respeito e regras duras, o time sob comando de Carter, que inicialmente apresentava muita resistência, vai se tornando imbatível. Mas quando o comportamento da equipe fica abaixo do esperado e o desempenho dos jogadores nas salas de aula começa a ficar muito fraco, Carter fecha o ginásio e interrompe o campeonato. Sua atitude é criticada pelos jogadores, pelo colégio e pela comunidade, mas Carter está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto nas quadras.

        Neste trabalho será analisado o perfil de liderança do treinador Ken Carter e a forma como ele lidera seu time de basquete, identificando comportamentos e atitudes que contribuíram para uma efetiva liderança.

2. Desenvolvimento

Em um mundo globalizado frente a contínuas mudanças no cenário mundial e com o mercado em constante evolução, o papel da liderança nas organizações vem sendo bastante discutido nos últimos anos e tem se destacado cada dia mais dentro das organizações (BORLOT; MARQUES, 2022).

Liderar é a capacidade de influenciar intencionalmente um grupo de pessoas visando o alcance de metas (ROBBINS, 2015). Bons líderes são aqueles que conseguem lidar com conflitos disciplinares, que auxiliam seus subordinados no exercício de suas funções, que motivam e buscam desenvolver os talentos de seus liderados (BORLOT; MARQUES, 2022).

Existem diferentes perfis de líderes e diferentes estilos de liderança que podem ser adotados, uma vez que cada indivíduo tem seu modo particular de agir, de pensar e de lidar com os problemas. Porém, é fundamental que todo líder conheça sua equipe para que assim ele possa adotar um modelo de liderança que seja efetivo para alcance do objetivo final.

  1. Apresentação do líder e as principais pessoas ou grupo que ele influencia e impacta com seu comportamento

        Pode-se dizer que Ken Carter influenciou todos aqueles que presenciaram sua trajetória como treinador na escola em Richmond, desde familiares dos jogadores, funcionários da escola e alunos. Mas é notável o seu grande impacto de liderança e influência nos adolescentes pertencentes ao time de basquete em que era técnico.

  1. Identificação do perfil pessoal do líder, com a descrição dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem ou não para a efetiva liderança

        Ken Carter se apresenta como um líder hierárquico, focado em seus objetivos, disciplinado, respeitoso e muito educado. Por diversas vezes confronta seus jogadores, exigindo bons resultados tanto no meio esportivo quanto no meio acadêmico, com o objetivo de incentivar seus alunos a buscarem um futuro melhor. Sempre muito bem vestido, com uma boa postura e uma expressão facial serena, não deixa de demonstrar seriedade pelo que faz.

Além disso, Carter trata todos seus alunos de forma igualitária, inclusive seu filho, que também faz parte da equipe, e faz questão de comemorar as conquistas do time, enfatizando que o mérito é sempre de todos. Por ter vivenciado a realidade difícil da maioria dos jovens da escola, Carter também se mostra empático e muito acolhedor, como é possível observar na cena em que o jogador Timo Cruz, após presenciar a morte de seu primo, procura o treinador em busca de uma chance de recomeço.

        

  1. Identificação dos estilos ou modelos de liderança e descrição dos aspectos identificados

O estilo de liderança adotado por Carter é, em sua maior parte, do tipo coercitivo, estilo marcado pelo controle e comando, o famoso “eu mando e você obedece”. Carter é um líder autoritário, que dita as regras a seus subordinados e estes devem acatá-las sem fazer qualquer tipo de argumentação e/ou contribuição.

A elaboração de um contrato, a exigência da utilização de vestimentas formais nos jogos e a obrigatoriedade de um bom rendimento escolar são alguns dos aspectos observados do modelo de liderança coercitiva utilizada por Carter. Além disso, Carter também utiliza da estratégia de punição para motivar sua equipe a alcançar bons resultados, como é possível observar nas cenas em que os jogadores chegam atrasados aos treinos e devem efetuar exercícios extras como forma de “pagamento” pelo não cumprimento do horário.

        É possível perceber que, no decorrer do filme, o estilo de liderança coercitiva de Carter vai desaparecendo aos poucos, dando lugar ao estilo de liderança mais confiante e inspirador, onde os jogadores já confiam na visão do treinador e passam a seguí-la por vontade própria.


  1. Apreciação dos aspectos positivos do perfil de atuação do líder e sugestões de melhoria

        O estilo de liderança coercitiva funciona bem em situações de crise, pois auxilia, ainda que no início, na solução de um problema ou na retomada de algo que está saindo fora do planejado, cenário este apresentado pelo filme, onde um grupo de jovens irresponsáveis e sem uma visão de futuro se encontravam no último ano escolar, sem rendimento nas aulas e nem nos treinos.

        

        Utilizando, majoritariamente, este modelo de liderança, o técnico Carter conseguiu alterar a visão e comportamento dos jovens de Richmond, fazendo-os entender que a disciplina, o esforço, o trabalho em equipe e, principalmente, a perseverança são o caminho do sucesso tanto nas quadras quanto na vida.

        Um ponto importante observado no filme é em relação à atitude dos próprios funcionários da escola frente ao desempenho de seus alunos. Nota-se que a diretoria, de forma geral, acomodada com o histórico ruim dos jovens, não toma nenhuma iniciativa a fim de incentivá-los nos estudos e o esporte é visto como a única salvação para os meninos. Sendo assim, fica como sugestão de melhoria a escola estabelecer formas de incentivar mais seus alunos aos estudos e, adicionalmente, oferecer um apoio psicológico para os jovens mais desamparados, uma vez que a escola se localiza em uma região violenta, com altos índices de marginalização e tráfico de drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (804.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com