TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Luz e Pigmento

Por:   •  12/5/2015  •  Artigo  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Luz e Pigmento

[pic 3]

[pic 4]

  1. A Matéria e a Luz
  1. A Incidência
  2. A Refração
  3. A Reflexão
  4. A Absorção
  5. A Difusão
  1. A Adição da Luz
  1. RGB
  2. A Luz Natural
  3. A Luz Artificial
  4. A Temperatura da Cor
  1. As Cores Subtrativas da Luz
  1. CMY+K
  2. Tabelas Cromáticas
  3. Separação de Cor
  4. Noção de Quadricromia
  5. Noção de Trama

[pic 5]

No âmbito da disciplina de Comunicação Gráfica e Audiovisual, foi-me proposto realizar um trabalho sobre a Luz e Pigmento que está inserido no módulo 5.

No trabalho irei falar sobre a Matéria e a Luz que envolve a Incidência, a Refração, a Reflexão, a Absorção e a Difusão, também irei falar da Adição da luz que envolve RGA, a Luz de Natural, Luz Artificial e a Temperatura da Cor, e também das Cores Subtrativas da Luz que envolve a CMY+K, as Tabelas Cromáticas, a Separação de Cor, a Noção de Quadricromia e a Noção de Trama.

Os recursos que utilizei para realizar este trabalho foi a internet.


A Matéria e a Luz

A Incidência[pic 6]

Um raio de luz atinge uma superfície de um cristal, paralelo a uma secção principal (abrange o eixo óptico), que sofrerá o fenómeno da dupla refracção, seguindo-se com o aparecimento de dois raios de luz que são: ordinário (O) e extraordinário (E), que vibram em planos ortogonais entre si. De outro modo, se um raio de luz concentrado atingir a superfície de um cristal que vibra paralelamente ao eixo óptico. Este, trespassa o cristal sem algum desvio, porque a sua direcção de polarização é paralela a uma direcção excepcional da indicatriz.

A Refração

A Refração é quando um raio de luz passa de um meio para outro, a sua velocidade muda, sofrendo, em consequência, um desvio na sua direção de propagação. Esse fenómeno tem como nome de refração da luz.

A Reflexão

A reflexão consiste na mudança de direcção de propagação de energia. Também resume-se por retorno de energia incidente em relação a região, após entrar em contacto com uma superfície reflectora.

[pic 7]

A energia pode-se expor na forma de ondas que são transmitidas através de partículas. Dessa forma, a reflexão que pode se dar por carácter electromagnético.

Também é um dos fenómenos mais comuns envolvendo a propagação da luz. Ocorre quando a luz cai sobre a superfície de separação entre dois meios com propriedades distintas. O espelho reflecte a luz chegando até ele. Assim trata-se de uma reflexão regular dos raios luminosos. A reflexão é utilizada na construção e na utilização de espelhos.

Existe dois tipos de reflexão:

•        Reflexão Regular:

Ocorre numa superfície lisa e polida, por exemplo o espelho.

[pic 8]

•        Reflexão Difusa:

Ocorre numa superfície irregular. Nesta os raios difundem-se desordenadamente em todas as direcções.

[pic 9]

Leis da Reflexão da luz

Considerando um raio de luz incidindo sobre uma superfície, temos as seguintes definições:

•        î – ângulo de incidência formado pelo raio incidente e a normal.

•        r – ângulo de reflexão formado pelo raio refletido e a normal.

A partir dessas definições, temos as seguintes Leis para a reflexão:

•        O ângulo de incidência é sempre igual ao ângulo de reflexão (î = r).

•        O raio incidente, a normal à superfície e o raio refletido estão todos no mesmo plano.

A Absorção

A absorção da luz consiste na diminuição da energia de uma radiação, neste caso a luz, na sua passagem através da matéria. Em relação a absorção a frequência de luz incidente é próxima ou igual à frequência de vibração de electrões do material. Estes pegam energia da onda de luz e começa, a vibrar. A absorção acontece quando os electrões estão presos firmemente e passam as vibrações.

[pic 10]

Absorção da luz pelas cores

A absorção da luz do calor, varia conforme a cor do objecto iluminado. Logo, um objecto que for branco reflecte todas as cores. Ainda assim, depois de ser colorido de preto, ele derrete, pois, a cor preta absorve todas as cores incluídas na luz branca do sol.

A Difusão

A difusão da luz ocorre quando os raios luminosos paralelos caem sobre a superfície. Este sobre a reflexão prossegue irregularmente ao meio de origem, perdendo o paralelismo e espalhando-se em todas as direcções. As superfícies são ásperas, as suas irregularidades reflectem a luz em diversas direcções. Desta maneira, a luz reflectida designa-se por difusa. Também as superfícies polidas reflectem melhor a luz que as superfícies ásperas.

[pic 11]

A adição da luz

RGB

O RGB é o resumo do processo de cores aditivas, formadas por:

  • Vermelho (Red).
  • Verde (Green).
  • Azul (Blue).

A ocupação principal dos sistemas do RGB é a reprodução de cores em dispositivos electrónicos, como por exemplo, os monitores de televisões, os computadores, os "datashows" – o retroprojector, os scanners e as câmaras digitais.

Este modelo de cores RGB é baseado na teoria da visão colorida, sendo um modelo de cor aditivo no qual verde, azul claro, vermelho são reunidos de várias maneiras para produzir uma ampla série de cores. O seu nome vem das iniciais das três cores primárias. O objectivo deste modelo é para detecção, representação e exibição de imagens em sistemas electrónicos, sendo utilizado em convencionais de fotografia. Tem uma sólida teoria com base na percepção humana de cores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (553 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com