TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização da Vida Universitária

Por:   •  4/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 2

                                                   Síntese Acadêmica

Docente: Prof°. Dr. Nildo Barros

Discente: Heytor Hugo dos Santos Silva

Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico

Tema: Organização da vida Acadêmica

Referência Bibliográfica: SEVERINO, Antônio Joaquim. Trabalho acadêmico: Orientações gerais para o estudo na universidade. In: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013. p. (34)- (43).

No presente capítulo delimitado como “Orientações gerais para o estudo na universidade”, o autor dispõe seu discurso de forma que orienta o acadêmico, em qualquer que seja o curso de graduação escolhido, a sistematizar seu método de aprendizado por meio de ferramentas pedagógicas que propiciam ao estudante um melhor aproveitamento do conhecimento adquirido no decurso da sua vida acadêmica.

Nessa perspectiva, um melhor aprendizado, ou por assim dizer, uma melhor forma de se obter maior fixação e entendimento dos conteúdos, pode ser obtida por meio da organização e sistematização do estudante universitário. Destarte, é fundamental que cada discente disponha de tempo de qualidade para retomar os ensinamentos propostos pelos professores em suas aulas expositivas, com o fito de revisar determinados conceitos e, também, aprofundar-se no tema proposto em sala de aula, com o objetivo de expandir seu raciocínio crítico acerca de determinado tema, como também sanar possíveis dúvidas. Para tal, faz-se necessário que mantenha-se disciplina para que seja esse método considerado eficaz e pertinente para o estudante.

Para mais, o autor aponta como fundamental para o desenvolvimento de uma rotina de estudos eficaz a utilização de instrumentos acadêmicos que somem ao aprendizado. Frisa-se, portanto, que a utilização de bibliografias complementares, revistas universitárias e a leitura de textos propedêuticos são fundamentais para um maior entendimento do aluno acerca da sua área de atuação, sendo assim, são indispensáveis para uma formação acadêmica fundamentada no rigor do conhecimento cientifico.

É endossado, para além disso, que o aluno construa seus conhecimentos acadêmicos de maneira interdisciplinar, procurando ater-se não somente a sua área de conhecimento, mas buscando associar suas pesquisas e estudos em outros âmbitos que possam ser explorados, contribuindo, assim, para a continuidade do avanço das ciências de maneira conjunta.

Por fim, é de suma importância que o conhecimento adquirido na participação em aulas expositivas, eventos e simpósios sejam documentados e organizados sistematicamente para serem usados, mais cedo ou mais tarde, como material de apoio para o estudante. Dessa forma, construindo um acervo de materiais auxiliares, o estudante universitário pode revisar a qualquer momento as informações obtidas durante o decorrer de sua formação, facilitando, também, a busca por informações que haverão de serem pertinentes para uso individual, ou para contribuir em possíveis projetos e pesquisas que haverá de participar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com