TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROFISSÃO CONTABIL

Pesquisas Acadêmicas: A PROFISSÃO CONTABIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  3.997 Palavras (16 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 16

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EDNILSON SILVA

A PROFISSÃO CONTÁBIL

CARUARU

2009

EDNILSON SILVA

A PROFISSÃO CONTÁBIL

Trabalho apresentado ao Curso CIÊNCIAS CONTÁBEIS da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Orientador: PROFª MÔNICA MARIA SILVA

CARUARU

2009

RESUMO

Concluí-se que o novo milênio requisita profissionais cada vez mais gabaritados para competir no meio profissional, constatando a riqueza da teoria sobre as organizações de aprendizagem, num momento de mudanças. Por mais que não queiram ver as pessoas e o mercado de trabalho está mudando, e isso exige uma nova postura profissional.

No caso particular do profissional contábil, este deverá agregar ao seu currículo valores como: possuir espírito investigativo, consciência crítica e sensibilidade ética, investir em educação continuada, ter responsabilidade no contexto social e ambiental, conhecer a cultura de outros países, possuir imaginação, criatividade, iniciativa de liderança, ser conhecedor profundo da sua arte, a contabilidade, resultado de debates e estudos constantes, se comunicar em mais de um idioma, ter habilidades na tecnologia da informação e domínio total da informática, possuir habilidades interpessoais para colaboração e trabalho em equipe, enfim construtor do século XXI.

INTRODUÇÃO

Em foco, o Contabilista. Profissional que atravessa décadas e se mantém no mercado de trabalho. A profissão se amplia, pois novas expectativas e áreas de atuação surgem, exigindo dos cursos de formação e aperfeiçoamento abertura para espaços até então considerados não condizentes ou distantes da Contabilidade. Aponta-se aqui, a Contabilidade Ambiental, a Controladoria, a Contabilidade Hospitalar, a Contabilidade Imobiliária e outras.

Diante disso, exige-se do Contabilista uma nova configuração profissional com características e atitudes diferenciadas do Contador do século passado. Dentre estas destacamos: o constante aperfeiçoamento e conhecimento das novas técnicas que estão sendo implantadas, através da busca de conhecimentos pessoais. Para isso necessita desenvolver habilidades, entre elas comunicação, responsabilidade, complexidade, agilidade para que se obtenham decisões com rapidez.

Esta nova figura profissional vem gestando-se gradativamente, portanto, a importância de estudos e pesquisas em torno deste tema para ampliar as compreensões, gerar reflexões e até, uma mudança de olhar de sociedade em relação ao profissional contábil. Nesta perspectiva, surgem as seguintes questões:

A Contabilidade vem passando por uma fase de evolução no campo administrativo e econômico saindo do estagio primitivo de guarda-livros como eram conhecidos os contadores do passado direcionando-se para uma nova fase que exige dos profissionais uma nova postura para atingirem o objetivo, demonstrar os conhecimentos dos empreendimentos comerciais, acompanhar e orientar suas atividades. Para isso surge uma nova figura d profissional contábil que precisa desenvolver novas habilidades, para estar preparado para assumir a responsabilidade de transmitir as informações corretas.

DESENVOLVIMENTO

A crescente complexidade dos negócios, surgidas com a necessidade de um entendimento mais abrangente dos diversos aspectos relacionados às atividades de uma organização pelos usuários diretamente interessados na situação econômico-financeira das entidades, vem contribuindo para a importante responsabilidade do profissional contábil, que deverão estar munidos das suas principais habilidades: esforço, ética, seriedade e confiança, pois, o profissional contábil assume uma função que oferece à sociedade vários benefícios, incluindo menores riscos ao investir e a melhor destinação dos recursos.

No Brasil, até a década de 60, este profissional era chamado de "guarda-livros", todavia com o milagre econômico na década de 70, essa expressão desapareceu e observou-se um excelente e valorizado mercado de trabalho para os contabilistas.

Com a globalização veio um novo perfil do profissional contábil, que vai em busca de metas mais gratificantes, o qual deverá ser mais flexível, estudioso e preparado para conhecer as minúcias de sua profissão não apenas a nível nacional, mas também internacional.

Assim, a globalização e a evolução tecnológica abriram o mercado internacional, com isso, o profissional precisa preparar-se para atuar nesse novo mercado, que é muito mais competitivo.

O mercado de trabalho cria oportunidades de fundamental importância para o contador, como fornecedor das veracidades das informações contábeis e financeiras de uma empresa, esse profissional se torna importante comunicador das informações indispensáveis para a tomada de decisões.

O que toda história tem mostrado é que a contabilidade torna-se importante à medida que há desenvolvimento econômico. A profissão é muito valorizada nos países de primeiro mundo. O desenvolvimento contábil acompanha de perto o desenvolvimento econômico. Na década de 20, o mundo contábil voltou sua atenção para os Estados Unidos, onde originou a Escola Contábil Norte-americana, ainda no século passado, surgiram as gigantescas Corporations, aliando o desenvolvimento do mercado de capitais e ao campo fértil para o avanço das teorias e práticas contábeis norte-americanas.

Todos os profissionais da contabilidade devem procurar mudanças nos seus desempenhos através da educação, buscando permanentemente novos saberes para desempenhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com