TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Petrobras

Ensaios: A Petrobras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  4.823 Palavras (20 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 20

1 INTRODUÇÃO

Neste artigo veremos como a Petrobras e a Responsabilidade socioambiental faz as práticas gerenciais das empresas brasileiras e suas organizações, a partir da análise dos dados coletados, daí em diante teremos clara distinção entre os fatores e seus impactos nas organizações, e sobre a importância do gestor em saber atuar em um ambiente variado e cheio de mudanças e incertezas porque cada dia que passa as coisas vão se modificando e a humanidade sempre acompanhando estas modificações. A sociedade mudou e com ela mudou também a maneira de Administrar porque antigamente a razão de ser de uma empresa era somente a de gerar lucros, mas já nos dias de hoje na Administração contemporânea, este conceito tem sofrido transformações, as constantes cobranças da sociedade e dos mercados nacionais e principalmente internacionais, tem impulsionado as empresas a buscarem práticas de desenvolvimento sustentáveis. A proteção ambiental passa a ser também uma função da administração, interferindo no planejamento estratégico. As empresas proativas internalizam as práticas de responsabilidade socioambiental em suas políticas de gestão e a utilizam na comunicação com os diferentes públicos ligados a ela. Enquanto as empresas reativas utilizam a questão ambiental de acordo com as conveniências, transmitindo nos seus contatos com a sociedade, mensagens ou propagandas que nem sempre estão alinhadas com as práticas efetivas e com cultura da organização.

2 DESENVOLVIMENTO

A Petrobras é conhecida pela sua marca e por divulgar sua Política de Responsabilidade social e um dos seus objetivos é atingir o desafio de ser referencia internacional em Responsabilidade social na gestão dos negócios e ela contribui dentre outras coisas com a implementação do desenvolvimento sustentável e investe nas iniciativas que visam a proteção ambiental e a difusão da consciência ecológica.

A Petrobras passou a unir diretrizes em suas áreas de gestão integrada como por exemplo o investimento social sustentável e o compromisso da força de trabalho, porque antes as diretrizes encontravam-se em um estado de descentralização nas diferentes formas de políticas corporativas. Alem disso tudo a Petrobras no ano passado sofreu um vazamento na Baia de Todos os Santos, deixando rios, lagos, praias e mangues tudo contaminado, com isso cerca de 6,6 mil pescadores foram atingidos e apenas no primeiro dia cerca de 15 toneladas de peixes morreram, não há uma avaliação da quantidade de pesca perdida, mas a perspectiva de recuperação é de cinco anos e a Petrobras teve que responder um processo que no final eles contestaram dai o ministro Felix Fischer entendeu que a Petrobras não demonstrou a ocorrência de grave lesão á ordem e á economia publicas que pudesse levar a suspensão do cumprimento da sentença.

Responsabilidade Socioambiental

A Responsabilidade sócio-ambiental é a responsabilidade que uma empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além disso ela tem também suas obrigações legais e econômicas e ela tem como compromisso permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e de contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e tambem das famílias de seus empregados, da comunidade local e da sociedade como um todo. A Responsabilidade socioambiental é um conceito empregado por empresas e companhias que expressa o quão responsáveis são as mesmas para com as questões sociais e ambientais que envolvem a produção de sua mercadoria ou a realização de serviços, para com a sociedade e o meio ambiente, buscando reduzir ou evitar possíveis riscos e danos sem redução nos lucros. A Responsabilidade Socioambiental corresponde a um compromisso das empresas em atender à crescente conscientização da sociedade, principalmente nos mercados mais maduros e que diz respeito à necessidade de revisar os modos de produção e padrões de consumo vigentes de tal forma que o sucesso empresarial não seja alcançado a qualquer preço, mas ponderando-se os impactos sociais e ambientais conseqüentes da atuação administrativa da empresa.

Os problemas ambientais da atualidade

Os problemas ambientais vividos no mundo de hoje são conseqüência direta da intervenção do homem no planeta e nos ecossistemas, causando desequilíbrios ambientais no planeta, comprometendo a vida da humanidade e um dos principais problema vividos pela humanidade nos dias de hoje é o efeito estufa, trata-se de um fenômeno decorrente do aprisionamento da energia solar que deveria ser dissipada de volta para o espaço, mas que permanecem na atmosfera em função do aumento da concentração dos chamados gases estufa.

A água também é um dos muitos problemas ambientais que a nossa humanidade sofre como, por exemplo, o petróleo que é derramado nos mares prejudicando a fotossíntese, por interferir na chegada de luz ao fitoplâncton e é assim que sao afetadas as cadeias alimentares marinhas.

A chuva ácida é tambem uma das principais conseqüências da poluição do ar. Por causa das queimas de carvão ou dos derivados de petróleo que liberam resíduos gasosos, como óxidos de nitrogênio e de enxofre. Os poluentes do ar são carregados pelos ventos e viajam por milhares de quilômetros; assim, as chuvas ácidas podem cair a grandes distâncias das fontes poluidoras, prejudicando varios outros países.

O desmatamento leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem e cada dia mais cresce o aumento dos desmatamentos causados pelo homem. A ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir 30 milhões ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies a cada dia, por causa do desmatamento e esse numero é muito grande, devemos tentar diminuir este indice dai teremos um mundo quem sabe melhor de se viver.

A sociedade se organiza e cobra esforços mais eficazes dos líderes mundiais para alterar esse quadro de previsões sombrias. Aos poucos começam a se disseminar um novo modelo sustentável de desenvolvimento, portanto, faz-se necessário a execução de ações e políticas públicas e privadas, investimentos em pesquisa científica e tecnológica, e adoção de novas tecnologias não exaustoras do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com