TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica Pedagogica

Trabalho Escolar: A Pratica Pedagogica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  7.133 Palavras (29 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 29

Educação inclusiva: análise e intervenção em uma sala de recursos1

Inclusive education: analysis and intervention in a special classroom

Educación inclusiva: un análisis y intervención en un aula de recursos

Marileide Antunes de Oliveira; Lúcia Pereira Leite

Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil

Universidade Estadual Paulista, Bauru-SP, Brasil

Endereço para correspondência

RESUMO

Este artigo se fundamenta no Paradigma de Suportes que norteia a educação inclusiva, a qual prevê ajustes educacionais para que todos os alunos participem da escola comum. O estudo teve por objetivo analisar o funcionamento de uma sala de recursos e descrever a intervenção realizada com uma professora especialista. A coleta de dados consistiu das fases: (a) descrição da sala de recursos; (b) análise do plano de ensino da professora; (c) aplicação de entrevistas e discussões sobre teoria e prática na educação inclusiva com a professora especialista; (d) preenchimento do documento de adaptações curriculares individuais para os alunos. A análise contou com os procedimentos: caracterização da realidade investigada, análise das entrevistas e análise comparativa das adaptações curriculares. Como resultados, o estudo aponta a existência de divergências entre políticas educacionais e realidade escolar investigada. A intervenção permitiu que a professora refletisse sobre a sua atuação com base em novos procedimentos de ensino.

Palavras-chave: educação inclusiva, psicologia educacional, objetivos educacionais, currículo, educação especial.

ABSTRACT

This paper is based on the Support Paradigm, which establishes the principles to the inclusive education, which indicates educational adjustments participating in the regular school to all students. This study aimed to analyze a special classroom working arrangements and to describe an intervention implemented having a special classroom teacher as participant. Data collection comprised the following phases: (a) special classroom description; (b) analysis of the teacher's teaching plan; (c) application of survey and discussion comprising theory and practice on inclusive education; (d) curricular adaptation fulfilling. Data analysis comprised: special classroom characterization, survey analysis, comparative analysis of curricular adaptation. As results, the study shows divergences between public educational policies and school reality. The intervention provided the teacher with a reflection about her on-work performance based on new teaching procedures.

Keywords: inclusive education, educational psychology, educational objectives, curriculum, special education.

RESUMEN

Este artículo se fundamenta en el Paradigma de Soportesque nortea la educación inclusiva, que preve unos ajustes educacionales para los alumnos participan en la escuela común. Objectivó analizar el funcionamiento de un aula de recursos y describir la intervención realizada con una profesora especialista. La recolección de datos consistió de las fases: (a) descripción del aula de recursos; (b) análisis del plan de estudios de la profesora; (c) aplicación de entrevistas y discusión sobre teoría y práctica y enseñanza inclusiva; d) cumplimiento de adaptaciones curriculares. Para el análisis de los datos, fueron adoptados los procedimientos: la caracterización de la realidad investigada, el análisis de las entrevistas y comparación de las adaptaciones curriculares. Como resultados, el estudio apunta la existencia de divergencias entre políticas educacionales y la realidad escolar. La intervención permitió que la profesora reflexionara sobre su actuación bajo nuevos procedimientos de enseñanza.

Palabras clave: educación inclusiva, psicología educacional, objetivos educacionales, curriculum, educación especial.

A proposta de transformações amplas e profundas nos sistemas educacionais para a construção de um novo modelo de ensino teve como marco a assembleia realizada na Espanha, em junho de 1994, com representantes de 88 governos e 25 organizações internacionais, a partir da qual se passou a advogar uma "Educação para Todos" (Declaração de Salamanca, 1994).

Diante disso, tornou-se diretiva mundial a reorganização do sistema educacional para garantir a todo e qualquer aluno o acesso, o ingresso e a permanência nas mais diversas modalidades de escolarização existentes nas instituições de ensino (Claser, 2001). Assim como em diversos países, atualmente, diretrizes têm sido elaboradas no contexto brasileiro para respaldar a implementação da inclusão educacional.

Atualmente, políticas públicas têm se voltado para a promulgação de leis e resoluções que viabilizem a educação inclusiva, dentre as quais se destacam as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Ministério da Educação, 2001). Nesse documento, são explicitadas mudanças substanciais em componentes do processo escolar, tais como: currículo, organização da escola, metodologia de ensino, uso de estratégias diferenciadas, pressupostos teórico-filosóficos, atividades extracurriculares e atitudes educacionais, para reiterar o compromisso de garantir a todos os alunos o ensino em espaço comum (Oliveira, 2006).

Ao propor um novo enfoque para a Educação Especial, as Diretrizes Nacionais indicam a ampliação dos serviços ofertados, sugerindo que, no contexto da inclusão educacional, essa área deve assumir um novo papel. Em vez de se destinar apenas ao atendimento de alunos com deficiência, altas habilidades, síndromes e quadros psicológicos, o documento assume que a Educação Especial deve compor um conjunto de serviços e apoios com caráter dinâmico, temporário e relativo para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs), de acordo com Oliveira e Leite (2002).

Da mesma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.4 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com