TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prática Pedagógica E O lúdico Na Educação Infantil

Exames: A Prática Pedagógica E O lúdico Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  4.028 Palavras (17 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 17

ARTIGO CIENTÍFICO

Vol.01, Nº. 01, Ano 2014.

Maria Amélia Mota Morais

Anhanguera Educacional

Curso de Pedagogia

Mariaameliamota2@gmail.com

Maria Rogerlane Ribeiro Araujo

Anhanguera Educacional

Curso de Pedagogia

mariarogerlane@hotmail.com

A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

O presente artigo relata a importância do lúdico na prática pedagógica, aponta a contribuição dos jogos e das brincadeiras na formação das habilidades humanas. Têm como objetivo relatar como os jogos e brincadeiras se manifestam como uma estratégia presente nas ações educacionais das turmas de educação infantil. A brincadeira é uma ação intrínseca a vida infantil, por isso pode ser um instrumento eficiente para ser utilizado no processo educacional de que a criança, seguindo a realidade escolar estudada busca-se identificar a utilização do lúdico aliado a atividades pedagógicas pode transformar o aprender numa ação prazerosa que produz resultados positivos. É importante a utilização do lúdico no processo pedagógico, pois assim a criança aprende de forma significativa tematizado. As metodologias utilizadas para responder a esses objetivos foram à revisão bibliográfica e pesquisa de campo na qual se pôde observar que realmente há benefícios da aplicação do lúdico no processo da Educação Infantil, e que as crianças têm mais interesse em aprender quando estão em momentos divertidos e prazerosos na educação.

Palavras-Chave: Educação Infantil; Lúdico; Criança.

ABSTRACT

The article describes the importance of playfulness in pedagogical practice, pointing the contribution of games and play in the formation of human abilities. Their objective reporting as games and jokes manifest as a present in educational activities of groups of preschool strategy. Play is an intrinsic child life action, so it can be an efficient tool to be used in the educational process of the child, following the school studied reality we seek to identify the use of playfulness combined with educational activities can transform learning in pleasurable action that produces positive results . It is important to use the lucid in the pedagogical process, as well as the child learns themed significantly. The methodologies used to meet these objectives were the literature review and field research in which it could be observed that there are actually benefits from the application of playfulness in the process of early childhood education , and that children are more interested in learning when they are funny moments and pleasurable in education .

Keywords: Early Childhood Education; Playful; Child.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é demonstrar o importante papel que o lúdico exerce dentro da prática pedagógica, porque estimula na criança o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da socialização e auxilia a criança a se expressar e comunicar com o mundo a sua volta. Também as contribuições do lúdico na formação das habilidades humanas mostrando as dificuldades que os educadores ainda enfrentam em trabalhar a ludicidade dentro da sala envolvendo jogos e brincadeiras, no processo de ensino e aprendizagem.

Sendo assim, este artigo é sobre A Prática Pedagógica e o Lúdico na Educação Infantil. E para o desenvolvimento deste trabalho foram levantado os seguintes problemas: Qual a importânciada brincadeira na infância para a aprendizagem? Como o professor pode recuperar o lúdico em suas aulas? Com os objetivos de responder o que é o lúdico na educação infantil e explicar qual é o papel do lúdico na educação infantilfoi o que levou ao motivo desses questionamentos é aprofundar o conhecimento nesse tema que deve ser levado em conta por todos os profissionais da educação para que seus alunos possam aprender de formas mais significativa.

O brincar é uma atividade natural e prazerosa na vida da criança, por ser espontânea ela consegue abranger todas as idades independentes da classe social, da etnia ou da condição econômica. O lúdico faz parte da educação do ser humano, é através das brincadeiras que as crianças aprendem a cultura dos mais velhos, se inserem nos grupos e conhecem o mundo que está ao seu redor.

O lúdico favorece a descoberta e auxilia a criança na concentração, na observação e na percepção. A ludicidade dentro da prática pedagógica é uma forma complexa cheia de estratégias de intervenções pedagógicas que possibilitam ao professor oferecer oportunidades únicas aos alunos, trazendo novidades, quebrando a rotina, criando expectativas e possibilitando novas experiências.

A infância é a idade em que as crianças brincam, e que tem a oportunidade de conhecer o mundo a sua volta. Assim, por meio das brincadeiras a criança satisfaz, na maioria das vezes, seus interesses particulares, além de ser um meio privilegiado de inserção na realidade.

Para isso o lúdico é uma das maneiras eficazes de envolver a criança nas atividades, pois a brincadeira é algo que pertence a criança, é sua forma de agir e descobrir. Essa pesquisa mostra que é importante inserir atividades lúdicas no processo pedagógico infantil, e que todos os educadores e profissionais da educação deveriam ter essa visão e aplicá-las em sala de aula, pois as crianças aprendem o que lhes dá alegria, e o que faze sentido para elas.

A importância do lúdico na pratica pedagógica, aponta contribuições dos jogos e brincadeiras na formação de habilidades humanas.Com a conscientização da grande importância que o lúdico temna Educação Infantil, sendo utilizado comum eficiente instrumento para o processo educacional.

A prática pedagógica na Educação infantil observa parâmetros de qualidade definidos pelo MEC, como recomenda a LDB n° 9.394/96 quando definiu esse tipo de educação básica. Considera - se que as crianças desde que nascem são “cidadãos de direitos; individuos únicos singulares; seres sociais e históricos; seres competentes, produtores de cultura; individuos humanos parte da natureza animal, vegetal e mineral" (BRASIL, 2006b, p.18 apud Silv, etall, 2011,p. 62)

A necessidade da brincadeira na infância e o seu valor na aprendizagem nem sempre são reconhecidos pelos professores. Com isso Pesquisar e observar em campo como introduzir o lúdico de forma natural e relevante na vida da criança. Essa pesquisa mostra que é importante inserir atividades lúdicas no processo pedagógico infantil, e que todos os educadores e profissionais da educação deveriam ter essa visão e aplicá-las em sala de aula, pois as crianças aprendem o que lhes dá alegria, e o que faze sentido para elas.

O lúdico favorece a descoberta e auxilia a criança na concentração, na observação e na percepção, com isso as crianças interagem nas diferentes áreas do aprender: a matemática, a linguagem, o movimento, a arte, a socialização, o ritmo, a natureza e a sociedade, desenvolvem também a identidade e a autonomia.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A especificidade da pedagogia nessa modalidade de ensino tem como princípios o cuidar e o educar. As instituições que trabalham com educação infantil devem organizar a vida escolar considerando todos os elementos que influenciam no processo de ensino aprendizagem. A pratica pedagógica deve ser organizada para tornar as aprendizagens significativas estimulando experiências para possibilitar os processos de amadurecimento das crianças; são integrantes da proposta pedagógica da escola.

Os objetivos, os conteúdos da aprendizagem os métodos didáticos, a organização do tempo e do espaço, a riqueza e a diversidade de materiais e atividades e a avaliação continua, processual e coletiva parâmetros nacionais de qualidade para a Educação infantil (BRASIL, 2006b, p.32, apud Silva, etall, 2011,p 63).

De acordo com Kishimoto (1998), dentro da prática pedagógica é uma forma complexa cheia de estratégias de intervenções pedagógicas que possibilitam ao professor oferecer oportunidades únicas aos alunos, trazendo novidades, quebrando a rotina criando expectativas e possibilitando novas experiências, inovando a prática pedagógica, transformando também em prática lúdica.

[...] enquanto a escola tem como sujeito o aluno, e como objeto fundamental o ensino nas diferentes áreas através da aula; a creche e a pré - escola tem como objeto as relações educativas travadas num espaço de convívio coletivo que tem como sujeito à criança de O até 6 anos de idade. (ROCHA,1999,p.6O apud Silva, et aIl,201,p.62).

É importante que a rotina na educação infantil seja realizada diariamente de forma a oferecer segurança à criança, desta maneira servirá como motivação, oportunidade de desenvolvimento de urna identidade da turma.

Os eixos que norteiam a ação pedagógica possibilitam à criança articular suas experiências através dos movimentos corporais da música das artes visuais da linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e raciocínio lógico - matemático. (BRASIL, 1998).

Para Carneiro e Dodge (2007) o lúdico faz parte da educação do ser humano, é através das brincadeiras que as crianças aprendem a cultura dos mais velhos, se inserem nos grupos e conhecem o mundo que está ao seu redor. O lúdico favorece a descoberta e auxilia a criança na concentração, na observação e na percepção.

De acordo com o PCN (Parâmetros Curricular Nacional) precisamos entender a forma de pensamento das crianças para podermos proporcionar a elas momentos lúdicos necessários as brincadeiras. A necessidade da brincadeira na infância e o seu valor na aprendizagem nem sempre são reconhecidas pelos professores. Uma criança que brinca imita o mundo adulto, planeja suas atividades exercita e enriquece sua linguagem, tudo isso com prazer e sem necessidade da presença do adulto.

A prática pedagógica na Educação infantil observa parâmetros de qualidade definidos pelo MEC, como recomenda a LDB n° 9.394/96 quando definiu esse tipo de educação básica. Considera - se que as crianças desde que nascem são “cidadãos de direitos; indivíduos únicos singulares; seres sociais e históricos; seres competentes, produtores de cultura; indivíduos humanos parte da natureza animal, vegetal e mineral" (BRASIL, 2006b, p.18 apud Silv, etall, 2011,p. 62).

De acordo Silva (2011) com base na legislação brasileira as propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança centro do planejamento curricular é sujeito histórico e de direitos, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, a criança constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende observa, experimenta, narra questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo.

Com base nos estudos de Bassedas (1999) o fato de a criança representar desenvolve as capacidades cognitivas porque requer um desenterramento da situação e dos objetos concretos, fazendo com que à criança saiba formar conceitos de comprido, redondo ou conceito de animal que inclui cachorros, gatos, enfim várias categorias.

A função lúdica criativa é uma atividade importante no processo de aprendizagem e no desenvolvimento das crianças; é importante que o tempo que a criança passe na escola, elas tenham essa ludicidade para se desenvolverem. (BASSEDAS 1999).

O bom desenvolvimento das práticas pedagógicas na Educação Infantil, as brincadeiras e as atividades são de extrema importância para a criança pequena, ao brincar a criança pode imitar aquilo que já conhece para construir e apropriar- se de novas aprendizagens.

Cabe ao educador criar oportunidades para que a criança no processo de elaborar sentidos, aproprie-se de elementos significativos de sua cultura não como verdades absolutas mas como elaborações dinâmicas e provisórias trabalhando os saberes da prática que as crianças vão construindo novos conhecimentos. (BRASIL, 1998).

Quanto mais o adulto vivenciar sua ludicidade, maior será a chance deste profissional trabalhar com a criança de forma prazerosa. O adulto profissional deve trabalhar brincadeiras deixando a criança livre para aprender brincando. Basta o professor colocar sua criatividade e disposição em prática.

A utilização do lúdico na Educação Infantil faz com que a criança enriqueça sua identidade por experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas no seu cotidiano. (BRASIL, 1998).

No faz de conta às crianças manifestam várias condutas. Algumas querem brincar; outras vezes não querem. Não brincar, pode ser a intenção da criança. (JAULIN, 1979).

2.1. Conceito de Lúdico

Forma de desenvolver a criatividade, e os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros.

O termo originou- se do latim luderes, lude significado garcejo e indica os jogos infantins. Por muito tempo a educação das crianças era feita por adultos de suas famílias, e pelos grupos em que elas estavam, e assim aprendiam o que era necessário para que pudessem crescer e participar da vida social em que viviam.

O ser humano tem em sua essência, uma inclinação para o lúdico, ou seja, aquilo que é divertido, engraçado e recreativo. Brincar, na vida do ser humano em especial na vida da criança: é um ato natural.

Na verdade esta é uma atividade que se faz presente mesmo no reino animal, o que defire complexidade do nível do racional, pois o jogo animal depende de sua estrutura e de seus instintos, e já o ser humano brinca enquanto cria, inventa, fabrica seus brinquedos e estabelece regras para brincar.

O lúdico em situações educacionais proporciona um meio real de aprendizagem. No contexto escolar, isso auxilia compreender onde os alunos estão em sua aprendizagem e desenvolvimento e dá aos professores o ponto de partida para promover novas aprendizagens nos domínio cognitivo e afetivo.

O brincar para as crianças é algo que desenvolve sua aprendizagem, e para sabermos como é a criança, devemos saber como e com o que ela brinca.

2.3. A relação do Lúdico com a prática pedagógica na Educação Infantil

Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. A criança dede muito cedo se comunica por meio de gestos, sons e mais tarde representa este papel na brincadeira e isso faz com que ela desenvolva sua imaginação.

Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação.

O lúdico funciona como um cenário no qual as crianças tornam-se capazes não só de imitar a vida como também de transformá-la.

Em um enfoque sociológico, podemos dizer que as atividades lúdicas são responsáveis, em parte, pela transmissão da cultura de um povo, de uma geração para outra, tendo diferentes objetivos – ora são usadas para divertir, ora para socializar, também são usadas para ensinar ou ainda, promover a união de grupos (TEIXEIRA, 2012 p 14).

Os jogos, brinquedos e brincadeiras, também são importantes durante a educação infantil, pois as crianças tem a oportunidade de despertarem emoções, e se socializarem melhor com outras crianças.

As propostas curriculares da educação infantil devem garantir que as crianças tenham experiências variadas com as diversas linguagens, reconhecendo que o mundo no qual estão inseridas é amplamente marcado por imagens, sons, falas e escritas. Nesse processo, é preciso valorizar o lúdico, as brincadeiras e a cultura Infantil (BRASIL,1998).

Conforme as criançasse desenvolvem, a aprendizagem acontece, da mesma forma que elas aprenderam a andar e a falar, através da repetição. Isso quer dizer, que a criança sente necessidade de saber mais sobre o espaço que ela vive, assim elas vão descobrindo um novo mundo a sua volta.

Com o crescimento da sociedade, houve também uma mudança de valores e de papéis das pessoas em suas comunidades. Vivemos no tempo da tecnologia e da transformação, no qual as mudanças acontecem a cada minuto.

Nesse ritmo, as famílias e as escolas também sofreram mudanças, e o processo de brincar passou a ser mais restrito, pois as crianças não tem tanta oportunidade de se divertirem nas ruas com brincadeiras tradicionais. Assim elas perdem a chance de desenvolverem novas habilidades que estas brincadeiras trazem para o processo de formação da criança, e também deixam de se socializarem com outras crianças.

Nas brincadeiras de faz de conta, as crianças apresentam habilidades que não seriam manifestadas se fizessem outros tipos de brincadeiras ou ações. Com isso elas criam aprendizagem a partir dessas histórias inventadas. Nessa fase elas conseguem raciocinar mais com assuntos fantasiosos do que, com a própria realidade.

2.4. O professor da Educação Infantil e sua prática pedagógica

É importante o professor de Educação Infantil criar situações educativas para que dentro dos limites impostos pela vivência em coletividade cada criança possa ter respeitados os seus ritmos e preferências individuais, ouvir as falas das crianças compreendendo o que elas estão querendo comunicar, fortalece a sua autoconfiança.

Utilizando os jogos as crianças potencializam a construção do conhecimento, que é típico do lúdico, mas para as atividades pedagógicas, é necessário estímulos por parte dos educadores (KISHIMOTO, 1999).

Deve considerar o desejo natural de aprender das crianças, suas experiências, suas relações familiares e sociais, os valores e conteúdos culturais que precisam aprender.

Dessa forma, a prática pedagógica do professor é pautada na organização do tempo, do espaço, dos materiais, das necessidades da criança organizando situações onde o lúdico esteja sempre presente dentro da Educação Infantil, como brincadeiras, teatro e danças proporcionadas ás crianças.

A boa relação entre o professor e as crianças sustenta as aprendizagens feitas pelas crianças na escola é a relação afetiva que se cria entre elas e a professora que faz necessário todas as situações de interação que se estabelecem entre á criança e o adulto para motiva- lá a atuar a assumir novos caminhos; o professor precisa facilitar as ferramentas e conhecer a realidade da criança para ajudar na adaptação da mesma na Educação Infantil. (BASSEDAS 1999)

Utiliza-se do jogo educativo para fins pedagógicos para o processo de ensino aprendizagem para o desenvolvimento das crianças.

Considera-se que as crianças durante o período escolar, aprendem de modo intuitivo, de formas espontâneas, e pela socialização, o brinquedo desempenha um papel importante para o seu desenvolvimento.

O jogo contribui para o desenvolvimento de inteligências múltiplas das crianças e com isso, facilita todo o aprendizado. E quando o adulto estimula atividades lúdicas para que as crianças possam se desenvolver melhor, surge a dimensão educativa.

É importante o professor de Educação Infantil criar situações educativas para que dentro dos limites impostos pela vivência em coletividade cada criança possa ter respeitados os seus ritmos e preferências individuais, ouvir as falas das crianças compreendendo o que elas estão querendo comunicar, fortalece a sua autoconfiança.

3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A escolha da temática se deu em virtude de uma experiência vivenciada, no decorrer da realização do Estagio em uma Escola de Educação Infantil, onde pude constatar através da vivência, relatórios,participação nas atividades em sala e extra classe e plantões pedagógicos, que o lúdico trabalhado através de jogos e brincadeiras era inserido no processo de aprendizagem de maneira satisfatória.

Também foi utilizado a revisão bibliográfica, esse tipo de pesquisa e esses autores foram escolhidos para que possamos aprender mais sobre o tema, pelas pesquisas que eles já fizeram, e por serem autores que abordam sobre o lúdico de forma prática e completa. Assim a observação de campo e a revisão bibliográfica completam e esclarece esse assunto auxiliando uma a outra.

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A partir das observações na escola foi percebido que o lúdico inserido na prática pedagógica, aponta contribuições dos jogos e brincadeiras na formação de habilidades humanas. Com a conscientização da grande importância que o lúdico tem na Educação Infantil, sendo utilizado com um eficiente instrumento para o processo educacional.

A necessidade da brincadeira na infância e o seu valor na aprendizagem nem sempre são reconhecidos pelos professores.

Relatar e confirmar através deste, o quanto é satisfatório o auxilio do lúdico na Educação Infantil, exercendo um importante papel no desenvolvimento da criança.

Mostrar que o professor deve promover, sendo o mediador de conhecimento, situações de interação planejadas que possibilitem cuidar e educar a criança, reconhecendo a importância do lúdico dentro do contexto escolar.

Antes o as brincadeiras e jogos eram vistas apenas como recreação e uma forma de relaxamento perante as atividades físicas, e por um bom tempo as brincadeiras infantis eram vistas como não sério (KISHIMOTO, 1999). Nesse sentido os jogos e brincadeiras são vistos como instrumentos de ensino em todas as matérias do período escolar, e deve-se ministrar os conteúdos de forma lúdica, para que assim possa facilitar a aprendizagem dos alunos, e fazer com que sejam capazes de perceber as situações que lhes cercam e encontrar maneiras para interpreta-las da melhor forma possível.

Em cada contexto há uma explicação de jogos, denominar apenas uma definição não é uma tarefa fácil. Diante da sociedade o jogo assume uma imagem e o sentido que cada um lhe atribui, por isso que em cada lugar e cada época os jogos ganham denominações diferentes. Segundo Kishimoto (1999) Em tempos passados, o jogo era visto como inútil, como coisa não-séria. “Já nos tempos o Romantismo, o jogo aparece como algo sério e destinado a educar a criança.” (p 17)

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A importância desta pesquisa é para mostrar que o papel do professor na prática pedagógica é promover situações de interação planejadas que possibilitem cuidar e educar a criança reconhecendo a importância do lúdico dentro do contexto escolar.

O lúdico favorece a descoberta e auxilia a criança na concentração, na observação e na percepção, com isso as crianças interagem nas diferentes áreas do aprender: a matemática, a linguagem, o movimento, a arte, a socialização, o ritmo, a natureza e a sociedade, desenvolvem também a identidade e a autonomia.

Diante das pesquisas bibliográficas realizadas podemos perceber que o lúdico inserido na rotina escolar infantil é de suma importância, pois traz às crianças possibilidades de se desenvolverem fisicamente e intelectualmente, no qual elas irão levar por toda a vida.

E a observação de campo concretizou e confirmou a importãncia do lúdico na Educação Infantil.

As crianças podem e devem brincar, porém, tem que ser em horários adequados, e de formas dirigidas pelos educadores.

As escolas devem inserir atividades lúdicas em todo o período em que as crianças estão em sala de aula, para que elas possam ter mais vontade de aprender o que a escola oferece, e fazer desses momentos algo que lhe dão significados a cada instante.

Quando os professores valorizam essa forma de ensino, eles terão uma ferramenta importante para o seu trabalho no dia a dia, e os alunos terão novas vivencias no seu crescimento.

As atividades lúdicas facilitam o processo e também o progresso da personalidade das crianças de forma integral; com as atividades lúdicas espera seque a criança desenvolva a coordenação motora a atenção, movimentos, conhecimentos, participando do desenvolvimento da criatividade.

O professor de Educação Infantil deve estimular o lúdico visando equilíbrio, desenvolvimento integral tendo em mente a prática pedagógica e o lúdico inseridos no contexto da aprendizagem.

A ludicidade na prática pedagógica é um facilitador de ensino com objetivo de atender as necessidades de aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Para isso o professor deve implantar a cultura do lúdico em suas práticas pedagógicas estimulando a aprendizagem.

O papel do professor na prática pedagógica é promover situações de interação planejadas que possibilitem cuidar e educar a criança reconhecendo a importância do brincar dentro do contexto escolar.

As atividades lúdicas facilitam o processo e também o progresso da personalidade das crianças de forma integral; com as atividades lúdicas espera seque a criança desenvolva a coordenação motora a atenção, movimentos, conhecimentos, participando do desenvolvimento da criatividade.

O professor de Educação Infantil deve estimular o lúdico visando equilíbrio, desenvolvimento integral tendo em mente a prática pedagógica e o lúdico inseridos no contexto da aprendizagem.

6. AGRADECIMENTOS

Primeiramente à Deus, pois ele permitiu que tudo isso acontecesse, е não somente nesse tempo que passamos na faculdade, mas também ао longo de nossas vidas. Ele que em todos os momentos é o maior Mestre que alguém pode conhecer.

Ao Professor e Mestre Renato Ribeiro, que foi tão importante nesta caminhada acadêmica e principalmente pela paciência na orientação e desenvolvimento que tornou possível a conclusão deste.

A coordenadora do curso Professora Sandra que com seu esforço na constante luta para que tivéssemos acesso a uma formação acadêmica de qualidade.

E a todos que, direta ou indiretamente fizeram parte da nossa formação, о nosso muito obrigado.

REFERÊNCIAS

BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na Educação Infantil- Porto Alegre: Artmed, 1999.

FRIEDMANN, Adriana. Brincar: crescer e aprender - o resgate do jogo infantil. São Paulo: moderna, 1996.

KISHIMOTO, TIZUKO MORCHIDA. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.

MARANHÃO, DIVA. Ensinar Brincando: a aprendizagem pode ser uma grande brincadeira. Rio de Janeiro; WAK, 2003.

Ministério da Educação e do Desposto. Secretaria da Educação Fundamental BRASIL. Referencial curricular nacional da Educação Infantil. Volume 1,2 e 3. Brasília: MEC/ SEF,1998.

MIRANDA, Nicanor. Atividade Gemnica e Atividade Lúdica ln:... 200 jogos infantis Belo Horizonte, Itatiaia Limitada 1991.

PANIAGUA, Gema. Educação Infantil: Resposta educativa á diversidade – PortoAlegre: Artmed. 2007.

PIENTA, Ana Cristina Gelepa; METZ, Cristina Maristela; FERREIRA Nali Rosa Silva;

SILVA, Marinela Costa F>R. Práxis Docente: O sujeito as possibilidades e a educação curetaba. São Paulo: Editora FaeI,2011.

TEIXEIRA, Sirlândia. Jogos, Brinquedos, Brincadeiras e Brinquedoteca. 2 ed. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

...

Baixar como  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »