TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resenha A Mata Atlantica

Por:   •  7/2/2024  •  Resenha  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 2

A Mata Atlântica é uma floresta tropical que originalmente cobria uma extensa área ao longo da costa leste do Brasil, estendendo-se pelos estados do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. No entanto, atualmente, a Mata Atlântica está severamente fragmentada e é considerada um dos biomas mais ameaçados do mundo. Aqui estão algumas das principais características da fauna e flora da Mata Atlântica:

Fauna:

1. Diversidade: Apesar de ser um bioma relativamente pequeno em comparação à Amazônia, a Mata Atlântica abriga uma grande diversidade de espécies animais. Estima-se que existam cerca de 20.000 espécies de animais na região, incluindo mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

2. Espécies endêmicas: A Mata Atlântica é conhecida por abrigar uma alta proporção de espécies endêmicas, ou seja, encontradas apenas nessa região específica. Exemplos de espécies endêmicas incluem o mico-leão-dourado, o sauá, o muriqui e o papagaio-de-cara-roxa.

3. Aves coloridas: A Mata Atlântica é especialmente famosa por suas aves coloridas e exuberantes, como o tucano, o beija-flor e a saíra-sete-cores.

4. Anfíbios e répteis: A região abriga uma variedade de anfíbios e répteis, incluindo diversas espécies de sapos, pererecas, lagartos e cobras.

Flora:

1. Biodiversidade: A flora da Mata Atlântica é extremamente diversa, com uma grande variedade de espécies de plantas. Estima-se que existam mais de 20.000 espécies de plantas na região, muitas delas endêmicas.

2. Vegetação exuberante: A Mata Atlântica é caracterizada por sua vegetação exuberante, com árvores altas e densas, samambaias, bromélias e trepadeiras.

3. Espécies ameaçadas: A Mata Atlântica abriga várias espécies de plantas ameaçadas de extinção, como a palmeira-juçara e a araucária.

4. Mata de encosta e restingas: Além da floresta tropical propriamente dita, a Mata Atlântica também inclui outros tipos de vegetação, como a mata de encosta, encontrada em áreas montanhosas, e as restingas, presentes em áreas costeiras.

Assim como a Amazônia, a Mata Atlântica enfrenta sérios desafios relacionados à desflorestação, urbanização e degradação ambiental. A preservação e restauração desse bioma são essenciais para proteger sua biodiversidade única e garantir a sobrevivência das espécies que dependem dele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com