TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEGURANÇA DO TRABALHO

Por:   •  13/10/2015  •  Seminário  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

BRASÍLIA 2015

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 Perícia Médica        4

2.2 Avaliação de Desempenho        5

2.3 Laudo Técnico das Condições de Trabalho        7

2.4 Toxicologia e Segurança        11

3 EXEMPLO DE APOIO AO TEXTO        13

3.1 Figura exemplo EPI para Toxicologia e Segurança        13

4 CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho proposto, serão discutidos determinados assuntos relacionados ao texto descrito, as questões a ser descritas ao decorrer do trabalho como à atitude do perito e a prevenção a ser tomada mediante a tal situação da Perícia Trabalhista, Avaliação de Desempenho, Laudo Técnico das Condições de Trabalho, condições de risco e perigo no ambiente de trabalho a ser realizados e como ser implantar evitando que eles ocorram, é por fim Toxicologia e Segurança na área de segurança civil.


  1. DESENVOLVIMENTO

Apresentado as questões propostas e de acordo com a legislação vigente, as atividades desenvolvidas por estes trabalhadores nas empresas e que aumentam o índice de acidentes será avaliada. Desta forma será feito o levantamento das questões a serem realizadas pelos Auditores do Trabalho evitando a morte de inúmeros trabalhadores nestas Pequenas Centrais Hidrelétricas, com isso, e após avaliado os riscos os Auditores decidiram embargar e interditar tais obras no decorrer das situações que veremos durante este desenvolvimento a aplicação da legislação e os motivos principais e baseados nas NR’s.

  1. PERÍCIA TRABALHISTA

A função do perito além de emitir pareceres técnicos relativos a ações judiciais ele e capaz de avaliar se há riscos ou não dentro de uma empresa ao fiscalizar, dentre outras determinações, portanto cabe sim ao mesmo embargar qualquer obra ou empresa que cause risco ao trabalhador, pois o maior prejudicado será sempre o trabalhador e sua família, podendo trazer danos financeiros a empresa e ao governo evitando assim estes transtornos futuros para todos envolvidos. Após isso efetuar relatório e autuar os responsáveis para que corrijam os erros e as medidas corretivas para que se possa dar continuidade ao trabalho.

Antes de qualquer ação a empresa deverá expor seu LTCAT – Laudos Técnicos da Condição de Trabalho e ao avaliar está juntamente com o PPRA NR 09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, PCMSO NR 06 – Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional e dentro da atividade especifica se necessário a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes este fará uma avaliação geral como está sendo conduzido o trabalho, efetuando a distribuição correta dos EPI’s conforme os tipos de riscos neutralizando ou reduzindo e dando treinamentos específicos e acompanhamento para uma avaliação geral, desta forma será clara a não interdição do estabelecimento seguindo as normas.

  1. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

A implantação de segurança e saúde no trabalho e a respectiva conformidade com as exigências estabelecidas pela legislação e pela regulamentação nacionais são, em todos os países, responsabilidade e dever do empregador. A aplicação de uma abordagem sistêmica à gestão de SST na organização (empresa) assegura que o nível de prevenção e de proteção seja continuadamente avaliado e sustentado através de melhorias adequadas e atempadas.

A maior parte das organizações (empresas) poderia beneficiar do conceito de SGSST se tivessem em conta um número de princípios importantes a quando da decisão de aplicar uma abordagem sistêmica à gestão do seu programa de SST. Os sistemas de gestão não são o remédio universal e as organizações deveriam analisar cuidadosamente as suas necessidades em face dos meios de que dispõem e adaptar, em conformidade, o respectivo SGSST. Tal pode eventualmente ser feito reduzindo-o ou tornando-o menos formal. A direção deve assegurar que o sistema seja construído para melhorar a eficácia das medidas de prevenção e de proteção e permaneça mais centrado na implementação desse objetivo do que em tornar-se um fim em si próprio.

 Deverá igualmente assegurar que as auditorias contribuam para o processo de melhoria contínua em vez de se tornarem mecanismos para melhorar unicamente os resultados da própria auditoria. Um dos interesses fundamentais do SGSST é a capacidade de medir a eficácia do sistema e da sua melhoria ao longo do tempo. A qualidade dessas medidas depende muito da qualidade do mecanismo de auditoria usado, interno ou externo, e da competência dos auditores. De um modo geral, auditoria é a monitorização de um processo por uma pessoa ou equipes competentes, que não estejam ligadas ao processo em questão. Deverá proceder-se a auditorias periódicas para determinar se o sistema de gestão de SST e os seus elementos estão bem implementados, se são adequados e eficazes na proteção da segurança e da saúde dos trabalhadores e na prevenção de acidentes de trabalho. Fornecem, igualmente, os meios para avaliar a eficácia do sistema ao longo do tempo.

Quando se planeiam melhorias, os resultados das auditorias deveriam ser sempre vistos em paralelo com outros dados sobre o desempenho do sistema. Qualquer sistema de avaliação de uma auditoria deveria providenciar referências para melhorias futuras em vez de realçar bons resultados obtidas no passado. As conclusões da auditoria deveriam determinar se o SGSST implementado é eficaz relativamente aos objetivos e à política de SST da organização e na promoção da ampla participação dos trabalhadores; na resposta aos resultados da avaliação da eficácia da SST e a auditorias prévias; em dar à organização a possibilidade de cumprir a legislação e a regulamentação nacionais relevantes e de atingir os objetivos fixados de melhoria contínua e de utilização de melhores práticas em SST. As auditorias requerem uma boa comunicação dentro de uma organização, de modo a que, quando a auditoria está a ser conduzida, as pessoas estejam prontas a fornecer a informação necessária sob a forma de documentos/registros, entrevistas ou acesso ao local. Verifica-se também a necessidade de bons métodos de comunicação quando os resultados da auditoria forem difundidos.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (353.5 Kb)   docx (150.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com