TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Seguranca do trabalho

Por:   •  4/5/2016  •  Ensaio  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

A estratégia das 5 forças de Porter são conceitos com enorme poder de influência em decisões estratégicas, análise de mercado, análise de riscos, decisões futuras das grandes e pequenas organizações.

[pic 1]

  1. Rivalidade entre os concorrentes:        

Trata-se das atividades exercidas pelas empresas concorrentes diretas. Nesta etapa da elaboração de uma estratégia, tem dê-se analisar fatores como o número de concorrentes, a diversidade dos mesmos e o meio de publicidade utilizados. Portanto, tratando-se de fatores que são de extrema importância para atuação no mercado, esta força se caracteriza como a mais significativa dentre as 5 forças de Porter.

  1. Ameaças de novos entrantes:

A ameaça de novos entrantes depende das barreiras de entradas existentes e do tipo de reação que as empresas já atuantes no mercado terão diante deste fato. Pode-se dizer que estas barreiras são os fatores que dificultam a entrada de novas empresas concorrentes em determinado setor. Entre as principais barreiras estão: capital necessário e a dificuldade de acesso aos canais de distribuição

- Economia de escala:

É aquela que organiza o processo de produção, onde são utilizados todos os recursos produtivos envolvidos no processo visando baixo custo de produção e implementação de bens e serviços.

- Capital necessário:

Trata-se do capital de giro possuído por uma empresa estreante comparado com uma líder no mercado ou comparado com uma já estabelecida no mercado.

- Canais de distribuição:

Uma possível dificuldade que empresas estreantes podem enfrentar, é o fato dos canais de distribuição do mercado ser limitado, deste modo, possuem menores chances de aumentar e ganhar seu espaço no mercado.

  1. Poder de barganha dos clientes:

É o poder de decisão que os clientes possuem quanto ao preço e a qualidade dos produtos. Este fator dá ao cliente o poder de baratear o preço do produto e demandar uma qualidade de produção maior do que a existente.

  1. Poder de barganha do fornecedor:

Este fator é semelhante com o poder de barganha do cliente, entretanto com o poder de decisão voltado para o fornecedor de insumos e serviços. Caso o setor tiver poucos fornecedores, o poder de barganha aumenta, principalmente, pelo monopólio ou pelo fornecimento exclusivo.

  1. Ameaças de produtos substitutos:

São bens e serviços produzidos por empresas de pequeno porte, diferentes dos produtos produzidos por sua empresa, entretanto, possuem finalidades semelhantes, ou atendem as mesmas necessidades. Este produtos necessitam de uma atenção elevada, pois podem se tornar obsoleto e para que isso não ocorra é necessário investimento em pesquisas e tecnologias.

Aplicação dos conceitos do modelo das cinco forças de Porter

 

        

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (89.2 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com