TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Segurança do Trabalho

Por:   •  10/11/2021  •  Resenha  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 2

Drielly, Deivid, Edmara, Giovanna, Yasmim e Thiago

[pic 1]

Porque a segurança no trabalho é importante? E quem é o profissional que cuida para que a segurança esteja presente em sua empresa?

Antes do período da revolução industrial a mão de obra (o ser humano) era quase descartável. Não existia preocupação com a prevenção, dessa forma, se um trabalhador morresse em trabalho simplesmente era contratado outro para o lugar.

Em 1802 um grande avanço foi percebido de fato, pois o parlamento da Inglaterra aprovou uma lei de saúde que estabelecia proteção para aprendizes e um limite máximo de 12 horas de trabalho por dia, proibindo o trabalho noturno. Já no Brasil a primeira lei relacionada à segurança foi criada em 1830 e regulava sobre a prestação de serviço, sendo direcionada a brasileiros e estrangeiros.

Mas afinal o que é a profissão de Técnico em Segurança do Trabalho? A profissão é regulamentada pela Lei número 7.410, de 27 de novembro de 1985 e a Lei n° 9235 de 09/04/86 regulamentou a categoria de Técnico de Segurança do Trabalho, que na década de 50 eram chamados de “Inspetores de Segurança”, tendo também passado por outras nomenclaturas como “supervisor de segurança do trabalho”.

Este profissional é o responsável pela análise e avaliação do ambiente de trabalho, prevenção de acidentes, incidentes e doenças ocupacionais, adoção de medidas que visem a prevenção, treinamento de funcionários, prestação de serviços, integração de equipes multiprofissionais e outros. Dessa forma, é necessário que a pessoa que almeja seguir esta profissão tenha em mente a necessidade de uma comunicação clara e o aperfeiçoamento de sua capacidade propositiva.

Por fim, fica perceptível que a segurança no trabalho deve ser valorizada e é algo que trará benefícios tanto para os resultados da empresa quanto para a qualidade de vida dos trabalhadores. Dessa forma, deve ser vista como um investimento e não como um custo adicional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (81.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com