TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Por:   •  1/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.608 Palavras (15 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

[pic 2]

Elaborado por: José Paulo Szimanski

Disciplina: Transformação Digital

Turma: ONL021GJ-ENFLISPO3T4-Matrícula: 275159/2021


ATIVIDADE INDIVIDUAL

        

Matriz de análise

Disciplina: Transformação Digital

Módulo: 0721-1_2-MBA_TDIGMBAEAD-24_12072021_2

Aluno: José Paulo Szimanski

Turma: T4

Tarefa: Atividade Individual

INTRODUÇÃO

Apresente as suas considerações iniciais sobre a empresa escolhida.

       O Banco Inter é o primeiro banco digital do país, um banco múltiplo de varejo, presente em 99% do território nacional, oferece a seus clientes todos os benefícios de uma conta corrente, sem a cobrança de tarifas, tudo gratuito via App e web.  

       O banco possui clientes pessoa física e pessoa jurídica que usufruem de uma conta corrente 100% digital, com alguns diferenciais perante seus principais concorrentes, onde não pagam a tarifa de manutenção da conta, anuidade do cartão de crédito, transferências para outros bancos e saques 24 horas, e demais serviços prestados respeitam uma tabela de acordo com cada uma delas.

       Em um cenário econômico de muita concorrência, avanços tecnológicos, e clientes cada vez mais exigentes, se fez necessário a aceleração do processo de transformação digital no mercado financeiro. As fintechs saíram na frente deste movimento, criaram soluções para satisfazer todas as necessidades de seus clientes, otimizando custos, produtividade e melhorando sua eficiência.

       Hoje já vemos grandes players se movimentando para acompanhar esta tendencia, pois perceberam uma perda de marketing share importante em seus negócios que vem impactando em suas margens e resultados.

       O Banco Inter lançou em 2015 a conta digital, considerado como um marco em sua história sendo o primeiro banco 100% digital do país e alcançando em 2016 80 mil clientes digitais um crescimento de quase 600% referente ao ano anterior.

       E esta transformação digital trouxe algumas inovações com grandes impactos no segmento bancário financeiro, entre elas as que mais impactaram foi: abertura da conta corrente sem sair de casa, efetivação de negócio financeiros e contratação de produtos sem o contato presencial e todas as funcionalidades e serviços pelo app e Web.

       Sendo assim para a realização deste trabalho escolhi a empresa Banco Inter como caso de sucesso de Transformação Digital e seu processo de evolução.

NOME DA ORGANIZAÇÃO

Apresente a organização escolhida e informe se é brasileira ou estrangeira.

       O Banco Inter S/A é uma empresa nacional, fundada em Belo Horizonte/MG em 1994 pela família Menin, proprietário do grupo MRV Engenharia, seu nome de origem era Banco Intermedium. Em 2002 deixou de fazer parte do grupo econômico da MRV Engenharia e em 2012 iniciou a formação do grupo Inter com a Inter Seguros. No ano de 2008 foi autorizada a operar como Banco múltiplo pelo Banco Central do Brasil e credenciada pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

       Em 2014 iniciou seu processo de transformação digital com inovações que revolucionaram o mercado financeiro, uma conta corrente 100% digital.

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Informe área de atuação, tempo de existência, resumo do processo de transformação digital e a sua forma de implementação.

       O Banco Inter S/A, é uma instituição financeira de capital aberto, presente em 99% dos municípios brasileiros, no mercado há 27 anos, conta com mais de 2.800 colaboradores, lançou em 2015 a conta digital Intermedium e se tornou o primeiro banco digital do país, passando todos seus serviços por meio online, aumentando a escalabilidade e agilidade em todos os processos.

       Sair do convencional era algo desejado pela alta liderança da instituição e a digitalização do processo bancário proporcionou uma experiencia única para seus clientes. Um projeto de grande revolução em direção ao digital contribuiu para a entrega dos objetivos pretendidos pela Cia. Além da conta digital, o armazenamento em nuvem e a criação de um super App contribuíram para esta transformação.        É um banco 100% digital com uma plataforma online completa que oferece várias soluções para seus clientes, tanto pessoa física como jurídica. Que vai desde a conta corrente gratuita e sem tarifas, como um portifólio amplo com diversos produtos.

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS AOS PROCESSOS INTERNOS

Informe se a organização escolhida é uma nova empresa e indique as tecnologias-chave utilizadas para a transformação digital.

       Embora fundada em 1994, onde atuava como banco convencional com produtos limitados, como crédito imobiliário e empréstimo consignado e uma abrangência regional, atuava com estes produtos no modelo tradicional, com negociações presenciais e assinaturas de contratos em documentos físicos, somente em 2008 iniciou seu processo de transformação com a obtenção da licença para operar como banco múltiplo e expandiu seu portifólio de produtos bancários.

       O principal momento da transformação aconteceu em 2015 com o lançamento da conta digital 100% gratuita, e em 2016 o lançamento do seu APP e um cartão multiplo da Bandeira MasterCard. Neste mesmo ano o banco iniciou o processo de migração de seus serviços e aplicações para a nuvem da Amazon Web services (AWS) passando a ser o primeiro banco da américa latina a migrar para a computação em nuvem, em 2017 deixa o nome Intermedium e passa a ser Banco Inter.

       E suas estratégias não param por aí, em 2018 investiu em infraestrutura e tecnologia local e não escalável, sistema de core banking legado, automação isoladas e esteiras para a entrega de sistema e infraestrutura e início da estratégia de quebra de monolitos.

       Em 2019 finalizou seu processo de migração para a nuvem, migração do sistema de core banking, início da estratégia de automação e entrega de aplicações e infraestrutura via código, redimensionamento para adequar escala em termos de time, infraestrutura e ferramentas, e implementação de sistema de gerenciamento de serviços automatizados.

       E em 2020 investiu na automação de serviços, camada de sistemas em microsserviços multiclusterizados, times rápidos e autônomos, consolidação da cultura DevSecOps, alta performance e qualidade nas entregas de projetos de tecnologia e forte confiabilidade e segurança para as operações de TI.

Novas tecnologias impulsionaram e fortaleceram todo o processo de inovação:

  • DevSecOps – integração, entrega e automação de projetos para aplicações;
  • Infraestrutura como código (IAC) – Infraestrutura baseado em código com alto poder de reprodutibilidade, padronização e simplicidade.
  • Microsserviços e Geteways de APIs – orquestração e processamento de aplicações e serviços, tecnologia e infraestrutura em nuvem.
  • Automação do Backoffice – tecnologia de automação como RPA (Robotic proccess automation) robôs executando tarefas operacionais.
  • Automação de Processos e Serviços – Automação do core bancário e do processo sistêmico relacionado a 5 avenidas. Dando mais eficiência, qualidade e segurança, garantindo a capacidade tecnológica para uma quantidade maior de clientes e operações.
  • Big Data – Trabalhar com quantidade significativa de dados em uma plataforma de grande escala passa a ser um grande desafio.

       Outro processo importante de transformação foi a parceria com a DocuSign onde o banco passou a ter oferta e contratação de crédito por meio da solução de assinatura eletrônica a eSgnature, trazendo ganhos importantes em eficiência e produtividade.

       Foi pioneiro no lançamento de um sistema de pagamentos chamado Interpag que funciona da seguinte maneira: substitui a transferência com o número de conta, para o uso de um QR Code sem precisar de um cartão ou maquininha.

       Em 2021 o Banco Inter anunciou um acordo para aquisição da participação societária na IM Designs, solidificando sua base tecnológica, e passou a desenvolver tecnologias e ferramentas imersivas em 3D para a criação de projetos de visualização em diversos ambientes tanto internos como externos.

BENEFÍCIOS E VANTAGENS

Informe os benefícios e as vantagens identificados no novo modelo de negócio. Caso seja uma nova empresa, apresente as vantagens em relação à indústria em que atua.

       Inúmeros benefícios e vantagens foram percebidos desde o início do seu processo de transformação, e nos últimos anos com investimento em novas tecnologias e em sua plataforma digital APP e Bankline, e foco total nas necessidades de seus clientes, impulsionaram seu resultado, trazendo mais eficiência e agilidade nos processos.

       Podemos trazer inúmeras vantagens de inovação promovida pela área de produtos da Cia, no processo de transformação digital, entre elas estão: “a melhoria na qualidade do APP, na reprodutividade do reuso do código, na usabilidade, na experiencia do cliente, trazendo mais confiabilidade, mais segurança nas operações, mais rastreabilidade de erros, mais eficiência operacional, mais segurança, processos mais padronizados, mais velocidade, mais monitoramento, disponibilidade de operações 24 horas por dia 7 dias por semana, mais produtividade, mais experiência dos colaboradores, mais mitigação de erros, mais qualidade nas execuções, mais inteligência de dados, mais satisfação do cliente, mais autonomia e mais entregas”.

       Toda essa transformação foi pensando no modelo de negócio da cia, buscando a melhor experiencia com o cliente e jornada de produtos, mas o marco foi conta digital que veio para substituir o modelo tradicional de abertura de contas, onde no processo anterior o cliente precisava ir à agência, levar todos os documentos exigidos e aguardar alguns dias para finalizar a análise e o processo. Após a aprovação da conta, era preciso aguardar mais alguns dias para ativar a conta, receber o cartão de movimentação, e após receber esse cartão era preciso ir à agência para efetuar o desbloqueio e alteração da senha, esse processo demora em torno de 20 dias. Com a conta digital lançada em 2015 todo esse processo passou a ser automatizado, desburocratizando todas as etapas e democratizando o acesso ao sistema bancário do Brasil, trazendo agilidade em todas as etapas.

       E esse modelo de conta digital trouxe inúmeros benefícios para a população onde transações como (transferências, pagamentos, recomendações de investimentos e até adquirir empréstimos) pode ser feito de qualquer lugar, tornando as operações mais flexíveis e ao mesmo tempo muito seguras.

       E esse processo de transformação trouxe mais benefícios, o APP da instituição criado em 2016 sofreu melhorias e em 2019 foi criado o Super APP. Dentro dele possui a conta digital gratuita, uma plataforma de investimentos, seguros, cashback com compras em shopping com os melhores lojistas do brasil, crédito com diversas linhas e modalidades disponíveis, PIX (um modelo de transação online criado pelo Banco central que permite fazer transferências entre clientes de diferentes instituições 24 horas por dia e 7 dias por semana), Shell Box (abastecimento), Inter Travel (passagens aéreas), Inter Cel (telefonia) e Gift card, soluções completas para todos os momentos de seus clientes.

       Em 2021 já com mais de 8.5 milhões de clientes passa a ser uma plataforma completa para simplificar a vida das pessoas.  

CULTURA ORGANIZACIONAL

Informe, de modo sucinto, os aspectos relacionados à inovação e às práticas ágeis de gestão.

       O processo de transformação digital do Banco Inter vai além da evolução tecnológica, trazendo uma nova forma de pensar, planejar e agir. Com um ambiente aberto a novas ideias, participação colaborativa e acolhimento, foi definido uma estrutura de interação aberta e acessível entre os diversos níveis hierárquicos da cia, colaboradores e liderança.

       O ambiente agradável da cia atrai e retem talentos denominados #SangueLaranja sendo protagonistas das evoluções constantes. Onde existe uma estrutura aberta e acessível para aproximar os diferentes níveis da Cia, equipes e gestão.

       E para manter um ambiente interativo e de crescimento contínuo foi atuado nos seguintes processos estruturados:

  • “Onboarding – É o cuidado inicial com os novos colaboradores, programa Buddy, proporcionando treinamentos e interação de forma a facilitar a adaptação a cultura da Cia.
  • Comunicação Interna – É feito comunicação do negócio, clima e cultura de forma estruturada, para chegar ao alcance de todos os níveis hierárquicos.
  • Acompanhamento do Profissional – Time de negócios que atua em sinergia com a cultura organizacional.
  • Carreira – Os profissionais da Cia passam a ser protagonistas de suas carreiras onde podem se desenvolver para especialidade ou gestão.
  • Desenvolvimento de liderança – Os líderes são os responsáveis por desenvolver e atuar na gestão de pessoas e da manutenção da cultura nas áreas”.

       Outro processo relevante na Cia é o clima organizacional, que mostra e traz os diagnósticos dos fatores que motivam, fortalecendo a cultura e aprimorando o processo de gestão.

       Devido ao grande crescimento no quadro de funcionários e com a necessidade de capacitar e desenvolver os colaboradores, foi criado a Universidade Corporativa lançando a Inter Academy, que conta com mais de 60 conteúdos educacionais, todos cursos online, onde o colaborador pode personalizar sua própria trilha para se desenvolver, todas com conteúdo de hard e soft skills.

       E para atrair novos talentos os processos de seleção são focados em análise de competências técnicas e comportamentais, onde é avaliado a experiencia anterior e a correlação da soft e hard skills, tendo como estratégia de atração de talentos, sete ações: “Calendário de atratividade (períodos abertos para o recrutamento), recrutamento interno, contratação e inclusão de profissionais com deficiência, inventário de competências, gestão de entrevistas por desligamento e tunover, gestão de entrevista no período de experiencia, indicadores de atração e seleção”

TRANSFORMAÇÕES NO CORPO GERENCIAL

Apresente alterações como novo perfil de pessoas, novo modelo de liderança, estratégias e ações modificadas. Caso se trate de uma nova organização, informe os modelos de liderança, as ações e as estratégias utilizadas.

       As primeiras mudanças no modelo de gestão da Cia aconteceram em 2008 quando João Vitor Menin (membro da família Menin) assumiu o posto de Diretor, quando a Intermedium se tornou Banco.

       Com um projeto de grande revolução de engajar a alta diretoria executiva em direção ao digital, em 2015 Menin assumiu a presidência da instituição e deu seu primeiro passo digitalizando o processo bancário, criando a primeira conta digital.

Todo processo de inovação e transformação só foi possível graças a uma reestruturação da equipe. E com um único propósito de fazer acontecer, a Cia segregou as equipes saindo da estratégia de um único time fechado, para aplicabilidade em elementos diferentes.

       Segundo Guilherme Ximenes diretor de TI da Cia, o banco se baseia em três pilares para consolidar seus processos: “inteligência de dados, plataforma digital e gestão de relacionamento” que geram toda a ramificação de produtos e serviços oferecidos pela instituição. A partir daí foi criado três bases para iniciar o processo de transformação digital: “time e cultura, infraestrutura e tecnologia, e processos”

       Em Time e Cultura, o CEO promove a inovação coordenado por um grupo de colaboradores, os SQUADs com times de metodologia ágeis e de várias funções para a entrega da evolução.

Em infraestrutura e tecnologia, foi percebido o processo de expansão como necessário devido um grande aumento no consumo e em um processo acelerado e tratado como urgente, e a migração para a nuvem foi feito em minúcias e por etapas e por fim bem-sucedido.

       Já em processos, a automação em alto nível transformou as tarefas ficando mais repetíveis, mensuráveis e previsíveis, e através desta automação foi reduzido os riscos de toda a infraestrutura.

       E como estratégia de levantar recursos para aumentar os investimentos em tecnologia a Cia se tornou o primeiro banco digital do mundo a ter ações na bolsa de valores com a abertura de capital (IPO), conseguiu levantar cerca de R$ 800 milhões a ser aplicados em ambientes tecnológicos, infraestrutura e cartão de crédito.

TÉCNICAS E FERRAMENTAS

Informe as técnicas e ferramentas utilizadas no processo de implementação da transformação digital na organização.

       Analisando as informações públicas da empresa em todo seu processo de transformação, foi identificado algumas técnicas e ferramentas que promoveram a transformação da cultura organizacional e na transformação digital:

       O Design Thinking é um processo colaborativo, interativo, crítico e criativo que utiliza a sensibilidade, a empatia, a colaboração e a experimentação para complementar as necessidades das pessoas e tomadas de decisões e tem o ser humano no centro de todo o processo.

       Scrum e a abordagem rápida de que objetivam a entrega de produtos complexos, de forma incremental, com sessões e prazos mais curtos através de várias técnicas, nos quais pequenas melhorias são solicitadas, definidas e implementadas durante um período denominado sprint.

       Squads é o modelo organizacional que separa os funcionários em pequenos grupos multidisciplinares e objetivos específicos, que favorece o compartilhamento de conhecimentos e a fluidez das metodologias ágeis.

       Inovação disruptiva objetiva desenvolver produtos, serviços e tecnologias mais simples em soluções inovadoras, podendo ser percebida pelos consumidores por ser, conveniente e acessível, podendo entregar mais valor e se diferenciando da concorrência.

       Omnchannel que é a comunicação em diversos canais, evolução do marketplaces, com modelos de entregas mais flexíveis, que tem a estratégia de criar experiencia unificada aos clientes em todas as plataformas da empresa.

       Charbot promove o atendimento em fluxo estruturado aos clientes por meio de inteligência artificial, que é uma assistente virtual que ajuda no atendimento a clientes. No Banco inter foi batizada de Babi e esta presente na central de ajuda no site do banco para ajudar os correntistas.

       Cloud Computing ou computação em nuvem é a entrega da computação como um serviço e não um produto, tecnologia que usa a conectividade em grande escala da internet para hospedar os mais variáveis recursos, programas e informações. É um novo paradigma computacional em constante evolução.

       I-safe uma feramenta que veio para trazer mais segurança, um sistema de token prático e muito seguro para autenticar as transações na conta digital.

CONCLUSÃO

Finalize o seu texto destacando os principais pontos da sua reflexão sobre o caso escolhido.

       Em tempos de grande evolução na tecnologia, as pessoas se distanciando e ao mesmo tempo aumentando o consumo, empresas se adequando ao novo normal e buscando a evolução continua. A inovação se faz necessária, devido ao mercado cada vez mais competitivo, margens apertadas e clientes cada vez mais exigentes.

       O Banco Inter deu seu primeiro passo em 2015 com a primeira conta corrente digital do mercado financeiro brasileiro e sem cobrança de tarifas. Fato que balançou o mercado, revolucionou o relacionamento entre cliente e banco, trazendo praticidade, agilidade, desburocratizando os processos e incomodando inclusive os grandes players.

       E não somente a tecnologia faz parte deste processo como também a transformação cultural (cultura corporativa), e a transformação comportamental, fazendo os funcionários e gestores pensar e agir diferente.

       Com o passar dos anos a empresa investiu pesado em tecnologia para trazer mais segurança, praticidade, comodidade para levar a melhor experiencia para seu cliente.

       O armazenamento em nuvem, a criação de um super app, a abertura da cia no mercado de ações com seu APO e o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores fizeram parte desta jornada de sucesso.

       Hoje a instituição financeira é um dos principais Bancos Digitais do país, com mais de 11 milhões de clientes, mais de 2800 colaboradores e presente em 99% dos municípios brasileiros vem quebrando barreiras e se consolidando no mercado financeiro nacional.

       O Inter não é apenas um Banco, é uma plataforma completa que veio para simplificar a vida das pessoas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Almeida, Gustavo e Mahecha, Yamilie. Transformação Digital, Rio de Janeiro: Editora FGV, acesso em 04/08/2021

Banco Inter, 2021. Wikipedia, a enciclopédia livre,  https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_Inter; acesso em 04/08/2021

FinanceOnehttps, as 16 melhores fintechs brasileiras, 2021. https://financeone.com.br/melhores-fintechs-brasileiras/;  acesso em 04/08/2021

DocuSign, Qual é a importância da transformação digital em Bancos, 2021.   https://www.docusign.com.br/blog/qual-e-importancia-da-transformacao-digital-em-bancos; acesso em 04/08/2021

Banco Inter, Site Oficial, 2021.  https://www.bancointer.com.br/o-inter/; acesso em 04/08/2021

A incrível transformação do Banco Inter, Bruno Machado; 2020. https://medium.com/triadedigital/a-incr%C3%ADvel-transforma%C3%A7%C3%A3o-do-banco-inter-41e47c627570; acesso em 06/08/2021

Decision Report, Transformação digital do Banco Inter passa pela cloud computing, 2017. https://www.decisionreport.com.br/financas/transformacao-digital-do-banco-inter-passa-pela-cloud-computing/#.YQ20rz-SnIU; acesso em 06/08/2021

Simply blog, O setor bancário e a transformação digital, 2017. https://blog.simply.com.br/setor-bancario-transformacao-digital/; acesso em 06/08/2021

Startupi, Banco Inter Adquire 50% de desenvolvedora de tecnologia 3D, 2021. https://startupi.com.br/2021/04/banco-inter-adquire-50-de-desenvolvedora-de-tecnologia-3d/; acesso em 06/08/2021

Banco Inter, relato da Revolução sustentável, 2020. https://ri.bancointer.com.br/Download.aspx?Arquivo=oLVTSfHU+BwCllGdUykqeA==; acesso em 07/08/2021

TD, O que é Transformação digital, https://transformacaodigital.com/o-que-e-transformacao-digital/; acesso em 07/08/2021

AEVO, Transformação Digital, Tudo o que você precisa saber, Lilian Donato, 2020.  https://blog.aevo.com.br/transformacao-digital/; acesso em  07/08/2021

Correio Brasiliense, Modelo Digital e confiança impulsionam Banco Inter: Clientes crescem 1000%, 2018. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2018/05/08/internas_economia,679039/como-funciona-o-modelo-digital-do-banco-inter.shtml; acesso em 07/08/2021

Banco Inter, Chegou o super APP do Banco Inter, Blog Viver é Inter, 2019. https://blog.bancointer.com.br/chegou-o-super-app-do-inter; acesso em 08/08/2021

Banco Inter, Relatório anual 2020 Inter, 2020. ; relatorio-anual-2020-compilado-pt.pdf (bancointer.com.br) acesso em 08/08/2021

IT Forum, Cultura, infraestrutura, e processos são bases da transformação do Inter, Caio Carvalho, 2019. https://itforum.com.br/noticias/cultura-infraestrutura-e-processos-sao-bases-da-transformacao-do-inter/; acesso em 09/08/2021

Mobile time, Banco Inter adota Chatbot em seu Site, Isabel Butcher, 2018. https://www.mobiletime.com.br/noticias/20/12/2018/banco-inter-passa-a-usar-chatbot-em-seu-site/; acesso em 10/08/2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (253 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com