TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO

Dissertações: A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 10

JHONESSA ADRIANA KÖNIG

A VITÓRIA DA (DES) ORGANIZAÇÃO

Trabalho de Bloco Curricular básico de Fundamentos de Marketing apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Analise do ambiente e sistema de informação de marketing, Marketing estratégico e Pesquisa de Marketing.

Orientadores: Gisleine Fregonse; Henry Nonaka; Fabio Rogerio Regioli e Thais Accioly Bacarro.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade aprofundar meus conhecimentos teóricos nas disciplinas do semestre. Para tanto estarei analisando a reportagem “A vitória da (des) organizaçção”.

As questões propostas servirão de base para o desenvolvimento do trabalho, sendo de fundamental importância a busca por materiais extras, para enriquecer os conceitos e opiniões aqui desenvolvidas.

Partindo do mesmo raciocínio do parágrafo anterior, estarei me basendo em material online, através da biblioteca digital e outros materiais, pesquisando a opinião de vários autores.

A reportagem: “A vitória da (des) organizaçção” traz uma reflexão sobre o sucesso as escolas de samba, seu cotidiano e suas buscas por um bom desempenho na manifestação cultural que leva às ruas.

A análise será feita através da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense, campeã do Carnaval carioca deste ano e vitoriosa nos últimos três anos, tornando-se assim objeto de estudo acadêmico.

Pode-se afirmar que, apesar de não seguir uma organização a rigor, estaremos analisando as funções administrativas: PODC (planejar, organizar, dirigir e controlar), para chegarmos a uma conclusão a respeito do bom desempenho e sucesso da escola acima citada.

DESENVOLVIMENTO

Questão 1 - Levando em consideração o texto lido e seus conhecimentos adquiridos sobre as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar responda as seguintes questões:

a) Faça uma breve definição conceitual sobre cada uma das funções (planejar, organizar, dirigir e controlar). Utilize como auxílio o livro da disciplina e a biblioteca digital.

PLANEJAR: Sempre que pensarmos em desenvolver um trabalho, abrir uma firma ou qualquer atividade a ser desenvolvida, precisamos estar ciente de que as funções do processo administrativo: PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar) vão definir os rumos e o sucesso dos nossos objetivos. “Estamos diariamente planejando nossas atividades, planejamos a nossa família, o número de filhos, a carreira, o pagamento de contas, as férias, o trabalho, enfim, planejamos em todos os aspectos” (PEARSON, 2013, p. 117). Planejar é extremamente importante para qualquer atividade, pois possibilita perceber a realidade, definir metas e objetivos, avaliar os caminhos, definir estratégias e ações. “O planejamento é considerado a principal atividade das quatro funções administrativas, pois, sem o planejamento não há como organizar, dirigir e controlar”. (PEARSON, 2013, p. 117).

ORGANIZAR: Após vencida a etapa do planejamento, a organização é outra função administrativa que deve receber a devida atenção, pois é ela que vai definir as atividades, designar as pessoas que irão executá-las e verificar os recursos necessários, ou seja reunir recursos físicos e humanos para a realização dos objetivos e das metas definidas no planejamento. “Na etapa de planejamento devemos definir os objetivos, e na organização vamos criar condições para que esses objetivos sejam alcançados por meio da criação de estruturas, divisão do trabalho, distribuição dos recursos e coordenação das atividades.” (PEARSON, 2013, p. 148)

DIRIGIR: A direção ou liderança é a terceira função administrativa que deve colocada em prática. É a direção que orienta os trabalhos para um objetivo comum, “comunicando, liderando, motivando e instruindo as pessoas sobre como desempenhar as atividades” (PEARSON, 2013, p. 149). O relacionamento entre os membros organizacionais e a organização é que vai definir a motivação, a comunicação e a liderança, alcançando assim os objetivos comuns, chegando ao sucesso almejado. Cabe também à liderança oferecer boas condições de trabalho e um ambiente propício entre os membros organizacionais e resolver eventuais problemas que possam surgir.

CONTROLAR: O controle é quem define e mantém o sistema, direcionando-o ao seu objetivo. Essa última função administrativa faz com que tudo aconteça conforme o planejado. O planejamento e o controle são duas funções que definem o sucesso final, pois enquanto um estabelece os objetivos organizacionais, o segundo confere o seu desenvolvimento. Sendo assim, planejamos e depois conferimos o desempenho. O controle estabelece padrões, observa o desempenho, compara o desempenho com o padrão estabelecido e ação corretiva. O controle estabelece o objetivo que se quer atingir, observando o desempenho alcançado, comparando-o com o padrão estabelecido. Por fim, usa-se uma ação corretiva, alterando o que for necessário.

b) Cite exemplos retirados do texto que se relacionam com cada uma dessas funções.

Planejar: “Já as questões estratégicas são parte as responsabilidade do presidente e da carnavalesca, Rosa. É ela quem pensa no resultado final, no conjunto da obra.”

Organizar: “Vale salientar ainda que os esboços são distribuídos igualmente para todos os responsáveis pelos setores. Assim, eles podem dividir entre todos o exercício de criatividade iniciado pela carnavalesca.”

Dirigir: “Na Imperatriz, predomina o estilo democrático de liderança. Há, de início, uma relação e aprendizado entre os subordinados e os chefes de setores. Quem sabe mais passa seus conhecimentos para aquele que está aprendendo. Depois dessa etapa, o chefe passa atuar como um facilitador. É importante lembrar que não há indicativos de status ou espaços físicos privilegiados que permitem diferenciar os chefes de seus subordinados.”

Controlar: “Rosa está sempre circulando. Assim pode verificar o andamento dos trabalhos, planejar modificações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com