TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A superação do preconceito

Artigo: A superação do preconceito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 2

Tendo em vista que a Ética é um modo de atenção com a vida e que a indiferença é a banalização do mal, aponte sugestões de como ser profissionalmente ativo (considerando sua área de formação), fazendo proposições de atuação ética diante de situações como a discriminação de afrodescendentes, de pobres (moradores de rua), de dependentes químicos, de populações indígenas e de pessoas homoafetivas.

O preconceito, materializado em diferentes formas de discriminação, é uma realidade que infelizmente está inserida no mundo em que vivemos. Isso porque as diferenças no jeito de ser e viver têm significado uma arena fértil para a manifestação de múltiplas modalidades de opressão. Raça, etnia, gênero, orientação sexual e muitos outros itens compõem a agenda de questões que, historicamente, estão no alvo da intolerância, da não aceitação da diferença.

As questões que provocam preconceito precisam ser problematizadas e desmistificadas, porque o preconceito, enquanto algo que dizima o humano, destitui os indivíduos sociais de sua autonomia e liberdade. O preconceito abre espaço para expressões de discriminação e opressão.

Assim, homens e mulheres são alvos de preconceitos por não seguirem padrões dominantes de raça, etnia, religião, estética.

O preconceito é contrário a princípios fundamentais: liberdade, dignidade, respeito, democracia.

O empenho na abolição do preconceito deve ser defendido por todos os indivíduos e profissionais que visem a construção de uma sociedade emancipada e a consolidação de uma democracia plena. É importante que os segmentos socialmente discriminados lutem pelos seus direitos, bem como a conquista de leis que favoreçam a igualdade e a democracia.

Aprender a ser cidadão e cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não violência; aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida da comunidade e do país, é acima de tudo respeitar o outro e as diferenças existentes.

No meu ponto de vista, mais do que nunca a sociedade está num clamor ético. Temos que resgatar a ética para a vida, pois o que se deseja ou se busca, é viver melhor.

O dilema humano é: o que é ser livre e responsável? A liberdade e a responsabilidade constituem a base da ética.

A Constituição de 1988, é a norma fundamental do Direito Positivo Brasileiro, por normalizar a democracia e restabelecer o Estado Social e Democrático de Direito

e no Título II - Dos Direitos e Garantias Fundamentais em seu Capítulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, é versado em seu Artigo 5º os direitos fundamentais da pessoa humana, que é dignidade, liberdade e igualdade.

Só através da educação, começando pelas séries iniciais, com ampla participação de todos, poderemos objetivar a consagração de um novo tempo, onde haja liberdade qualitativa, igualdade de possibilidade, paz de consciência e vida digna para todos - sinônimos maiores dos direitos humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com