TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Trabalho acadêmico: A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.468 Palavras (14 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 14

ÉTICA

1. INTRODUÇÃO

Administrar é um trabalho repleto de desafios e situações problemáticas, onde o Administrador precisa estar capacitado para atender às necessidades do mercado. Mais que isso, ele precisa ter os seus valores fundamentados na ética para exercer a sua função na empresa, seja pública, privada ou do terceiro setor, de forma íntegra, transparente e responsável.

Nas organizações, a grande competitividade coloca as pessoas em batalhas sem fim, disputando fatias do mercado em que atuam, e em busca de uma posição de destaque, dentro das empresas e fora delas. Na busca desenfreada pelo reconhecimento, manutenção do "status", prestígio, lucratividade e poder, muitas das vezes, a ética é deixada de lado. É a guerra da sobrevivência patrocinada pelo mercado.

Nesse cenário mercadológico conciliar interesse pessoal, com objetivos comuns, por vezes exige do administrador um comportamento, sobretudo, ético, de respeito ao próximo, respeito à concorrência, ao cliente, às leis, etc. Aí está o grande desafio do administrador.

A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das atividades da empresa e das relações de trabalho entre os funcionários.

Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:

• Maior nível de produção na empresa;

• Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável;

• Aumento no índice de confiança entre os funcionários.

Exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho:

• Educação e respeito entre os funcionários;

• Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho;

• Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas na empresa;

• Respeito à hierarquia dentro da empresa;

• Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho;

• Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro da empresa como, por exemplo, manter o bom humor;

• Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho;

• Respeito às regras e normas da empresa.

No entanto, há ética na Administração? O que é administrar? Qual o objetivo da Administração? Há ética nas organizações? Há ética, no ensino da Administração? Em que momento, somos, ou deixamos de ser éticos, na sociedade moderna? Há ética, na globalização?

Em um teste rápido sobre “Ética no Trabalho”, nosso grupo pode observar que as empresas em que trabalhamos estão no caminho certo, pois após discutirmos os resultados obtidos de cada integrante, vimos que o compromisso ético para com os colaboradores, fornecedores, funcionários e clientes, está sendo respeitado e cumprido por essas empresas.

A maioria das profissões tem o seu código de ética e condutas morais estabelecido. Na Administração os preceitos e normas éticas estão presentes no “Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA)”, documento que norteia a conduta moral e profissional da categoria especificando seus direitos e deveres, proibições, orientação de honorários, deveres especiais em relação aos colegas e deveres especiais à preservação da classe, além dos valores fundamentais de ética profissional nas relações de negócio, nas relações de trabalho, nas relações pessoais, nas relações cooperativas e relações institucionais.

Este trabalho traz a resenha crítica do filme “Amor sem escalas”, onde destaca-se os hábitos e costumes de Ryan Binghan (George Clooney), um profissional cuja função é demitir pessoas em meio a uma crise mundial.

2. A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

Sabemos que toda sociedade é regida por normas de conduta, valores morais e regras que determinam e orientam como deve ser o comportamento dos indivíduos que estão inseridos na mesma, em todas as dimensões de sua existência, em casa, na rua, na igreja e no ambiente organizacional. Esse conjunto de princípios e fundamentos que regem nossa vida é denominado de Ética.

No ambiente de trabalho, geralmente não percebemos que as atitudes que nos levam a determinados tipos de condutas estão fundamentados em preceitos éticos. Tradicionalmente, é uma reflexão filosófica e científica que no decorrer da história, grandes pensadores buscaram explicar sobre as ações humanas, dentro dos diversos modos com que as pessoas se colocam no mundo, nas questões familiares, sociais, do Estado e de trabalho no qual também é estabelecida a ética dentro das profissões, determinando a conduta padrão que será exigida dentro da organização.

No campo da Administração, falar sobre ética se torna imprescindível nos dias de hoje, pois é uma área do conhecimento que foi criada por volta da Revolução Industrial, tendo a visão de que, para ser bom tinha que ser útil e o Utilitarismo é uma corrente filosófica que preenche muitos espaços na Administração, até os dias atuais, seguindo a ideia de que o administrador bom é aquele que dá resultados, sendo estes resultados de valor econômico. Com as constantes mudanças estratégicas que vem ocorrendo no mundo empresarial, como a questão da responsabilidade social e da sustentabilidade, o administrador de hoje precisa saber equacionar a eficácia que na maioria das vezes é trazer resultados financeiros às organizações com os valores éticos, para que suas decisões sejam politicamente corretas.

Essa questão se torna um grande desafio para o profissional administrador, que além de ter que resolver os problemas econômicos da Administração seguindo as normas éticas, ainda existe a livre concorrência com profissionais de outras áreas de atuação que exercem função de administrador nas organizações públicas e privadas, pois a Administração não tem práticas ou processos a serem desenvolvidos exclusivamente pelo profissional administrador, tornando essa área muito aberta a toda sociedade e consequentemente gerando uma desvalorização dessa categoria.

O filme Amor sem Escalas, de Jason

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com