TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADAEDA

Trabalho Escolar: ADAEDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo deste informativo é divulgar os efeitos nocivos à saúde humana pela exposição a Radiação Cósmica pelos aeronavegantes. Pela complexidade do assunto, a intenção é iniciar a abordagem do tema, fiel ao compromisso do SNA de levar aos aeronautas informações fidedignas e úteis para o exercício da profissão, sem a intenção de ser alarmista sobre os efeitos da radiação sobre o organismo humano.

Embora existam mais 65 estudos epidemiológicos publicados na literatura científica no exterior, investigando o risco de câncer nas tripulações, o assunto ainda é bastante desconhecido da grande maioria dos tripulantes no Brasil e muitas vezes a radiação cósmica é confundida com a radiação ultravioleta. Quando falamos em ambiente hostil ao exercício da profissão de aeronauta a bordo das aeronaves comerciais a reação, pensamos nos efeitos da pressurização, da exposição aos raios ultravioleta UVA/B, na radiação eletromagnética, no stress das longas jornadas, micro vibração, acelerações e desacelerações constantes, qualidade do ar de cabine, etc.

Porém um dos efeitos mais nocivos do voo em altitude é a RADIAÇÃO CÓSMICA, que pode ter um efeito devastador no organismo humano, podendo inclusive promover um aumento da incidência de tumores. Assim, diante da relevância do tema, o SNA inicia com este boletim um importante marco no sentido de pesquisar em profundidade o assunto e divulgar suas implicações na saúde dos aeronautas. O primeiro ponto é diferenciar Radiação Cósmica da Radiação Ultravioleta UVA/B. A proteção em voo para a radiação cósmica é impraticável, no entanto para a radiação ultravioleta basta proteger-se dos raios solares.

IFALPA (The International Federation of Air Line Pilot’ Associations)

A IFALPA definiu na conferência de 2012 em Paris um novo posicionamento em relação à radiação cósmica, publicando o Medical Briefing Leaflet – COSMIC RADIATION que é uma importante referência para este trabalho. Adicionalmente, dados da ICAO (International Civil Aviation Organization) e ICRP (International Comission on Radiological Protection) e de outras importantes fontes são referenciados para esclarecer sobre o risco da exposição a RCR.

O que é Radiação Cósmica?

A radiação cósmica (CR) origina-se nas profundezas do espaço e é composta pela Background Cosmic Radiation ou Galactic Cosmic Radiation (GCR), de intensidade constante e pela Radiação Solar, cuja intensidade varia com a atividade solar. CR consiste de um espectro de partículas e radiação eletromagnética. Raios cósmicos podem ter muito mais energia do que as fontes geradas pelo homem. Uma vez a blindagem da radiação1 consiste na interação da radiação com a matéria, a proteção nos altos níveis da atmosfera é menor do que na superfície.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com