TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Trabalho Escolar: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.836 Palavras (12 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 12

A definição de Gestão de pessoas é “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho” (FISHER E FLEURY, 1998).

No filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos” observamos que o trabalho realizado pelos funcionários era essencialmente mecânico e alienante. Os funcionários deveriam operar as máquinas sem parar, independente se os mesmo sentiam fome, dores, cansaço ou qualquer outro tipo de reação que o trabalho incessante causa. O que importava era o lucro da empresa e na visão da época, este lucro poderia ser obtido com a máxima exploração da mão de obra. A prioridade era recuperar a economia abalada pela crise combatendo seu principal problema social: o desemprego.

Já o processo de Gestão Moderno de Pessoas tem uma perspectiva diferente: a produtividade não é alcançada pelo trabalho “sem descanso”. Descrição e análise de cargos, planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, são elementos que contribuem para o bom desempenho de qualquer equipe profissional.

Neste novo processo de gestão o conhecimento e o potencial humano são as grandes vantagens para a empresa manter-se no mercado. As organizações que estão praticando ou se adequando a Gestão de Pessoas, onde todos os colaboradores (fornecedores, clientes, funcionários) são tratados como parceiros têm mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos.

Na moderna Gestão de Pessoas, os colaboradores constituem o mais importante recurso das organizações. O desenvolver dessa nova gestão é representado pela íntima interdependência das empresas e dos colaboradores. O relacionamento entre eles, antes considerado competitivo, hoje é baseado na coolaboração.

Ela é caracterizada pela participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento do bem mais valioso de uma empresa, o empregado, que nada mais é do que as pessoas que a compõe. O que não acontecia na antiga gestão de pessoas, onde seus limites de trabalho não eram respeitados, criando uma relação no mínimo contraditória entre empresa e funcionário.

ETAPA 2

A empresa escolhida para este trabalho foi Arcos Dourados, empresa que opera a marca do McDonald's. O McDonald’s é uma das maiores empresas de serviço rápido de alimentação do mundo. Presente em 119 países através de operações próprias ou franquias, a marca atende diariamente cerca de 65 milhões de clientes, que fazem suas refeições em mais de 33 mil restaurantes.

No ano de 2007, após uma mudança estratégica da companhia, a licença exclusiva para operar a marca McDonald’s na América Latina foi concedida a Arcos Dourados, uma empresa de capital 100% latino-americano, que assim se tornou a maior franquia da marca em todo o mundo e a maior operadora de restaurantes da América Latina. Essa mudança trouxe novos desafios e mais investimentos para expansão da rede. A Arcos Dourados fechou 2011 como uma das 5 maiores empregadoras da América Latina, com mais de 86 mil funcionários diretos, e operando mais de 4 mil pontos de vendas, em 20 países.

Também em 2011 a Arcos Dourados atingiu o maior faturamento anual obtido pela marca McDonald’s desde que foi aberto o primeiro restaurante latino-americano em Porto Rico, há 42 anos. As vendas líquidas superaram os US$ 3,65 bilhões, atendendo a mais de 4 milhões de clientes por dia. Com esse resultado, a Arcos Dourados consolidou-se, como uma das 100 maiores empresas privadas da América Latina já em seu primeiro ano de operação.

O Brasil é um mercado estratégico para a empresa, já que representa quase 50% de suas vendas. A Arcos Dourados Brasil obteve em 2011 um faturamento de R$ 1,9 bilhões com mais de 1.400 pontos de vendas distribuídos por 24 estados. Ocupa o posto de um dos maiores empregadores também no Brasil, com mais de 50 mil funcionários, que atendem diariamente a mais de 1,6 milhão de clientes.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas realizado por conta dos 30 anos de operação da marca McDonald’s no Brasil, aponta que esse contingente corresponde a quase 4% do total de funcionários com carteira assinada de todo o setor de alimentação do Brasil. O mesmo estudo ressalta que os empregos da Arcos Dourados são totalmente formais, diferentemente do universo do setor brasileiro de alimentação, no qual 54% dos empregos não têm registro em carteira.

Cerca de 90% de seu quadro de funcionários é formado por jovens (mais de 35 mil), sendo a empresa a maior empregadora de jovens do Brasil. E a maioria deles vive sua primeira experiência profissional na empresa. Dessa forma, a Arcos é apontada como local de formação profissional, no qual os jovens são expostos a atividades educativas, à qualificação técnica, ao senso de comprometimento com o negócio e a valores como trabalho em equipe e responsabilidade social.

Nossa entrevistada foi Cláudia Pereira, assistente administrativa da regional que cuida dos restaurantes de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.Processo de seleção da empresa tem os seguintes requisitos:

• Nível de escolaridade: cursando o 2º grau ou curso superior (de preferência escolas próximas ao restaurante);

• Alistamento militar para homens: não poderá estar completando 18 anos neste ano, pois estará sujeito ao cumprimento do serviço militar;

• Idade: entre 16 e 22 anos, maiores de 18 anos, para trabalhar no período noturno e entre 14 e 16 anos na condição de Jovem aprendiz;

• Distância da residência: 2 conduções por dia (ida e volta);

• INSS: o candidato não deverá estar afastado pelo INSS.

Registro: poderá estar registrado em outro emprego, desde que a jornada de trabalho seja compatível com a jornada no McDonald´s e desde que a soma de ambas não ultrapasse 8 horas diárias.

Existe um sistema na empresa chamado SHRMS (STORE-HUMAN-RESOURCES-MANAGEMENTE-SYSTEM) onde os dados dos candidatos selecionados são lançados, no sistema o candidato pode estar como: ativo, recusado ou não enviado, o selecionador deve se atentar a esses status, pois todos deverão aparecer como “ativos”, caso contrário os documentos enviados para PWC não foram aceitos e deverão ser analisados novamente.

Na organização existe um calendário de admissão, que são chamados de janela de contratação, cada “leva” de funcionários tem sua janela certa para a entrada nos restaurantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com