TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE CRITICA DO ARTIGO CIENTIFICO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO: FATORES DETERMINANTES E LIMITANTES

Casos: ANALISE CRITICA DO ARTIGO CIENTIFICO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO: FATORES DETERMINANTES E LIMITANTES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  2.213 Visualizações

Página 1 de 2

CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO:

FATORES DETERMINANTES E LIMITANTES

A fisiologia do exercício é um assunto novo no mundo da ciência, mas devido a sua grande importância tem-se desenvolvido com grande velocidade. O metabolismo energético tem recebido bastante atenção pelo fato de possibilitar a realização de uma avaliação completa dos diferentes tipos de exercício.

O consumo máximo de oxigênio é um índice para avaliar a capacidade do ser humano de realizar exercícios de media e longa duração. O valor máximo de oxigênio difere-se entre indivíduos sedentários e treinados, em media o VO2max é maior em indivíduos treinados em relação aos sedentários.

O VO2max é um valor expresso por l/ml (absoluto) ou por ml.kg- 1.min- 1 (relativo). Geralmente é colocado em valores expressos, pelo fato de a necessidade de energia corporal depender do tamanho corporal. Com isso, permite que os valores de VO2max sejam comparados em vários tipos de exercícios, mais intensos ou mais leves.

Os valores de VO2max podem variar de 20 a 85ml.kg- 1.min-1, quando analisamos indivíduos sadios heterogêneos. No caso de indivíduos homogêneos, as variações são bem menores, de 15 a 20%.

Vários fatores podem determinar os valores de VO2max tais como: Fator Genético (fatores genéticos e ambientais influenciam muito nesses valores), Idade e Sexo (no sexo masculino esses valores aumentam gradualmente em função da idade cronológica, no sexo feminino os valores também aumentam), Treinamento (os valores de VO2max podem variar de 4 a 93%, mas em indivíduos sedentários os valores ficam entre 15 a 20%).

Estudos transversos e longitudinais, mostram que o treinamento podem aumentar o VO2max de 4% a 93%. Há vários fatores que influenciam o efeito do treinamento sobre o VO2max: Genético, nível inicial de condicionamento e especificidade de treinando.

Outros estudos têm proposto que o sistema respiratório não limita o VO2max de indivíduos saudáveis exercitando-se ao nível do mar. Ao considerarmos os fatores que podem limitar o VO max, duas diferentes escolas de pensamento tem aparecido: uma que aceita a hipótese da existência da limitação central e uma outra que propõe a hipótese da limitação periférica. A oferta central de oxigênio depende do debito cardíaco máximo e do conteúdo máximo de oxigênio arterial: Qmax x CaO2max.

Vários autores têm sustentado que a principal limitação do VO2 max seria o sistema cardiovascular, ou seja, a teoria da limitação central.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com