TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO - Um Diálogo Possivel

Dissertações: ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO - Um Diálogo Possivel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  701 Visualizações

Página 1 de 2

'' Seria uma atitude muito ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que permitisse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de forma critica. ''

( Paulo Freire )

Analisando o pensamento de Paulo Freire, vemos que um país em que a desigualdade social é gritante, percebe se que a educação no Brasil acontece dentro de um contexto político e capitalista, por causa desse contexto, somos obrigados a aceitar sem questionar e nem argumentar sobre tudo que nos é imposto, isso acontece por estarmos acostumados a receber tudo que o governo nos dá com muita gratidão, ou seja, nos tornamos inertes e manipuláveis diante do que vemos e ouvimos de nossos governantes. Assim passamos agir e pensar como a classe dominante quer. Muitos de nós desconhecemos a importância da filosofia e seus objetivos. Talvez por ela não ser uma ciência exata, ela é ignorada e marginalizada.

Esse estudo sobre os fundamentos filosóficos nos faz questionar sobre o sentido da educação; os fundamentos envolvidos em todo o processo educativo, nos permitindo analisar os problemas educacionais, procurando soluções para questões de conflito presentes na atividade do educador e a relação entre teoria e prática.

A filosofia da educação pode colaborar significativamente no processo de ensino aprendizagem dentro das escolas, desde que implantada efetivamente, fazendo com que tenhamos uma prática pedagógica mais contundente, enriquecedora, significativa e humana desde o inicio do processo de formação do educador, o qual deve ter um pensamento crítico, questionador e reflexivo quanto ao seu verdadeiro papel como mediador de saberes no processo educativo.

A relação entre Filosofia e Pedagogia é muito estreita. Ela só ocorre quando a filosofia fundamenta, discute, explica e compreende o contexto pedagógico.

'' A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da historia e de seu papel. Recusa-se acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo ''( Paulo Freire )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com