TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE AMBIENTAL

Projeto de pesquisa: ANÁLISE AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.777 Palavras (12 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 12

A Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu cadastrada no CNPJ/MF sob o numero 15372962/0001-49, inscrição Municipal numero 397735, estabelecida à rua Itália, numero 209, na cidade de Atibaia no estado de São Paulo, CEP 12942-720, foi fundada em 18 de junho de 2007, pelo prof. Hércio Teófilo, faixa preta de Judô e Jiu–Jitsu da equipe Lótus Club, com o nome fantasia Go Fhight.

Formado em educação física o prof. Hércio ministrava aulas de Judô e Jiu-Jitsu em academias de Atibaia e região.

Sentindo a necessidade de unir todos os alunos em um só centro de treinamento, uma vez que equipe crescia dia a dia, surgiu à ideia então de montar sua própria academia.

Com muita força e dedicação surgiu a Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu, uma academia completa com uma área de luta de 110 metros quadrados e musculação.

MISSÃO

A academia Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu tem por missão prestar serviços de qualidade para a prática de condicionamento físico dos seus clientes, visando o acompanhamento técnico necessário para que cada indivíduo possa promover uma melhora de sua condição física, bem como na sua qualidade de vida.

VISÃO

Buscar a melhor rentabilidade e o diferencial no mercado de academias de musculação da região, através de um crescimento sustentado na:

- Adoção de relações de transparência e ética com clientes e parceiros;

- Adoção e estimulo de uma cultura permanente de inovação;

- Recrutamento, manutenção e formação contínua dos recursos humanos;

- Investimento programado e manutenções contínuas dos equipamentos, visando sempre atender a necessidade para a atividade física dos clientes;

VALORES

Primar pela adoção de relações de transparência e ética com os clientes, tanto internos como externos, a fim de promover uma troca constante de informações no objetivo de trazer o bem estar de todos os frequentadores do espaço da academia.

A Empresa referenciada, Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu (Go Fight), estruturalmente a empresa dispõe de recepção, lanchonete, uma sala para treinos coletivos de Jiu Jitsu, Cárdico Boxe e Muai Thai, no piso superior existe uma sala para treinamentos dedicada a aulas personalizadas e exclusivas, uma sala equipada para aulas de Pilates, Vestiários Masculinos e

Femininos, equipados com chuveiros bancos, macas para massagem, quadra de tênis coberta e uma área livre para ginastica funcional, estacionamento, existe ainda uma equipe altamente qualificada para recepcionar os alunos e visitantes, professores para as diversas disciplinas, sendo os professores campeões sul americanos e mundiais em suas categorias e modalidades

proporcionando assim um treinamento de alto nível tanto para os praticantes que apenas querem conhecer a modalidade e se aperfeiçoar como para aqueles que buscam um novel profissional para competição.

O aumento da concorrência levou à perda de clientes, o que está provocando queda acentuada no faturamento da empresa.

A atual situação em que a Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu se encontra fez com que o grupo se interessasse em produzir uma detalhada análise de mercado e estudo de tendências e oportunidades para o seu negócio.

Após o estudo realizado, o grupo decidiu incluir atividades específicas para a terceira idade, como natação e hidroginástica, massagens fisioterápicas, dietas balanceadas, terapias em grupo, além de atividades de lazer, como dança e cursos alternados de acordo com o interesse dos associados e participação em competições desportivas, dispondo de uma equipe completa de profissionais especializados.

Com a diversificação do negócio, o grupo pretende neutralizar a ação da concorrência, aumentar o seu faturamento, oferecer algo inédito na região, ser referência em centro de saúde e lazer para idosos, ter o melhor atendimento especializado e garantir a constante satisfação do cliente.

ANALISE DO AMBIENTE

A preocupação com os resultados levou a analise do ambiente da empresa.

A Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu atende a todas as idades, fica situado num bairro de classe média, na cidade de Atibaia. O Centro, que funciona há 7 anos numa bela área dispõe de aproximadamente 500 metros quadrados, com 3 salas para treinamento, um ambiente para treinamento funcional, recepção e vestiários.

Nos últimos meses, foi notada uma significativa redução no faturamento do centro, acredita-se que a ocorrência desse fato se deve ao aumento dos concorrentes.

Nos último ano, Alguns centros esportivos foram abertos próximos Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu, com estruturas mais modernas, novos tipo de atividades, concorrência acirrada de preços, o que resulta na perda de clientes.

Diante dos problemas, o grupo após orientação recebida realizou um Plano de Marketing para a empresa, que até então só havia utilizado panfletos como ação de marketing para divulgação.

O grupo concluiu que além da propaganda impressa, outras ferramentas seriam necessárias para conquistas os clientes.

De acordo com o plano de marketing, foi feita a analise dos principais fatores que influenciam diretamente o negócio, chegando as seguintes conclusões:

FATORES ECONOMICOS

A partir de pesquisas em jornais, revistas e no IBGE, verificou-se que as pessoas estão mais otimistas em relação à economia e que os gastos com lazer, saúde e bem-estar devem crescer significativamente nos próximos anos. Os consumidores, porém, estão mais sensíveis a preço, e por isso, estão exigindo uma maior valorização do seu dinheiro, o que e traduz em um desejo por produtos e serviços que contenham cada vez mais beneficio.

FATORES SOCIO-CULTURAIS

A pesquisa indicou que os consumidores estão com tempo escasso, mas mais preocupados com a saúde e o lazer. Um segmento crescente é o de idoso. Em grande número na região e com um bom poder aquisitivo, eles buscam tratamento preventivo. Segundo o Censo, a importância dos idosos para o País não se resume à sua crescente participação no total da população. Boa parte dele hoje é chefe de família e nessas famílias a renda media é superior àquelas chefiadas por adultos não idosos. O envelhecimento da população brasileira é reflexo do aumento da expectativa de vida, devido ao avanço no campo da saúde, pratica esportiva e à redução da taxa de natalidade.

De acordo com o Censo, os idosos:

• com mais de 80 anos triplicarão daqui a 25 anos;

• se tornarão um dos pivôs da organização das sociedades e dos mercados;

• terão mais autonomia, sobretudo em relação aos filhos;

• exigirão assistência especializada;

• com grande potencial de consumo, exigirão ser tratado como clientes, e não como doentes;

• farão questão do convívio com outras faixas etárias;

• não abrirão mão do direito de se sentirem atraentes e sedutores.

Atualmente, o publico da Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu é variado, entre eles, 10% são crianças, 20% adolescente, 67% adultos e 3% idosos.

Frequentemente, A Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu recebe idosos à procura de treinamento especializado, ministrados por profissionais qualificados, aliada à fisioterapia.

Apesar dessa demanda, o segmento ainda era muito pouco explorado na região. Após pesquisa com os idosos moradores próximos a Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu, verificou-se uma carência por esse tipo de serviço.

FATORES POLITICOS, LEGAIS E TECNOLÓGICOS

Foi observado que as condições legais, políticas e tecnológicas tinham pouco impacto sobre o seu tipo de negócio.

CONCORRÊNCIA

Aumento da concorrência e agressividade nas promoções utilizadas. Esses aspectos foram visualizados a partir de conversas informais com clientes e da queda do faturamento.

FATORES INTERNOS

A Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu possui infraestrutura adequada, pessoal qualificado com nível superior, pessoal de limpeza, dois computadores, impressora, fax, artigos esportivos e de banho, material de escritório. O banco de dados de clientes é incompleto e desatualizado.

ANÁLISE DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS, FORÇAS E FRAQUEZAS

Analisando os fatores externos e internos do Centro Esportivo, transcrevemos abaixo nossas

conclusões, levando em conta as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas:

FATORES EXTERNOS

OPORTUNIDADES AMEAÇAS

Aumento do número de idosos;

Demanda por serviços de alta qualidade;

Aumento dos gastos em saúde.

Muitos concorrentes na região (associações e academias);

Concorrência: Preços menores e lançamento de novas atividades pela concorrência

FATORES INTERNOS

FORÇAS FRAQUEZAS

Facilidade de acesso;

Boa localização e visibilidade;

Estrutura bem conservada;

Imagem de empresa sólida (7 anos de mercado).

O estacionamento para clientes é insuficiente;

Banco de dados incompleto e desatualizado;

Recursos financeiros limitados.

DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

Após a análise de cenários, selecionamos os atletas não profissionais como sendo o público-alvo. Na pesquisa com moradores da região, segmentou-se de acordo com os dados abaixo:

Mercado-alvo do Centro

GEOGRÁFICOS (países, regiões, cidades, bairros)

Atletas não profissionais localizados nas proximidades do Centro Esportivo a um raio de até 10 Km.

DEMOGRÁFICOS (sexo, idade, renda, educação)

Pessoas acima de 20 anos, pertencentes à classe média alta e classe alta.

PSICOGRÁFICOS (estilos de vida, atitudes)

Pessoas preocupadas com a saúde, que gostam de atenção e lazer.

COMPORTAMENTAIS(ocasiões de compra, hábitos de consumo, benefícios procurados, taxas de uso)

Os benefícios procurados são prevenção e melhoria de problemas de saúde e socialização. Costumam ler jornal, assistir TV.

A identificação do público-alvo permitiu que fosse capaz de decidir como iremos posicionar em relação aos seus concorrentes e atender as expectativas de seus clientes.

DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO

Após pesquisa realizada, decidimos orientar o negócio para atletas não profissionais, incluindo a terceira idade, implantando no Centro Esportivo, um Centro de Saúde para Idosos: sendo esse o seu posicionamento, ou seja, a imagem que passará para o mercado. Na região onde está, não existe nenhum centro especializado nesse segmento e os estudos realizados indicam um mercado potencial. Decidimos por manter as atividades esportivas já oferecidas para os atuais clientes, inserindo as atividades especializadas para a terceira idade.

Para trabalhar seus pontos fracos diante da concorrência e revertê-los, foi feita visita aos principais concorrentes e analise dos pontos fortes e fracos mais importantes.

Segue resultado da visita:

INFORMAÇÕES

LUCENA

ATUAÇÃO Bairro

PÚBLICO-ALVO

Faixas etárias de classe media alta e alta

48% Adolescentes;

10% Crianças;

40% Adultos;

2% Idosos.

PONTOS FORTES

Ótima localização;

Forte atuação há mais de 9 anos (tradição);

Marca forte;

Boa diversidade de atividades.

Bom atendimento;

PONTOS FRACOS

Não há estacionamento.

Preço;

WOD GYM

ATUAÇÃO Bairro

PÚBLICO-ALVO

Todas as faixas etárias de todas as classes

30% adolescentes;

7% crianças;

60% adultos;

3% idosos.

PONTOS FORTES

Boa Localização;

Forte atuação há mais de 17 anos (tradição);

Marca forte;

Método próprio de treinamento.

PONTOS FRACOS

Pouca diversidade de modalidades

Não há estacionamento.

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS para a Associação Hércio Teofilo de Jiu Jitsu para melhor e aplicar o plano de marketing:

Promoções para matrículas efetuadas a longo prazo;

Verificamos novamente a analise do ambiente, e comparamos a analise da concorrência, o que capacitou à definição de pontos que os clientes potenciais consideravam mais importantes.

Estabelecemos uma pontuação para a analise comparativa que possibilitou a identificação vantagens e desvantagens perante a concorrência.

CONCEITO

Excelente=5

Ótimo=4

Bom=3

Regular=2

Ruim=1

VANTAGENS COMPETITIVAS

Academia Lucena

ESPECIALIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE 3

EQUIPE DE FISIOTERAPEUTAS 3

NUTRICIONISTA NO LOCAL 2

ACOMPANHAMENTO MÉDICO 2

ESTACIONAMENTO 0

BOM ATENDIMENTO 4

DIVERSIDADE DE ATIVIDADES 5

TOTAL 16

VANTAGENS COMPETITIVAS

WOD GYM

ESPECIALIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE 4

EQUIPE DE FISIOTERAPEUTAS 1

NUTRICIONISTA NO LOCAL 0

ACOMPANHAMENTO MÉDICO 1

ESTACIONAMENTO 0

BOM ATENDIMENTO 3

DIVERSIDADE DE ATIVIDADES 1

TOTAL 10

Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu(condição atual)

ESPECIALIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE 1

EQUIPE DE FISIOTERAPEUTAS 1

NUTRICIONISTA NO LOCAL 2

ACOMPANHAMENTO MÉDICO 1

ESTACIONAMENTO 3

BOM ATENDIMENTO 3

DIVERSIDADE DE ATIVIDADES 3

TOTAL 14

Comparativo entre a Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu e as instituições pesquisadas:

A partir da analise, constatamos que:

Necessidade de melhorar o atendimento, para encantar os seus novos clientes;

A equipe de profissionais deverá ser especializada para um grande diferencial;

Com relação ao estacionamento, podemos criar um convênio com o estacionamento próximo, com serviço de valet, para solucionar esta questão.

DEFINIÇÃO DA MARCA

Sabendo que a Associação irá precisar de uma marca para o seu novo posicionamento, a Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu criaria uma marca exclusiva para o centro de saúde especializado na terceira idade.

Através de websites pudemos conseguir orientação para desenvolver o nome e o slogan do centro de saúde:

Nome: Go Fight with Health

Escolhido, pois está de acordo com o posicionamento escolhido, indicando uma nova percepção de estilo de vida para a terceira idade, além da sensação de continuidade.

Slogan: Praticando atividades para vida com Saúde.

Apesar de ser um pouco extenso, escolhemos um slogan explicativo, uma vez que o novo posicionamento não é ainda conhecido.

DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS E METAS

Objetivos e metas estabelecidos para o primeiro ano de atuação:

Período: ANO CORRENTE

OBJETIVOS

Atender as necessidades dos associados, sendo referência em entretenimento.

Fornecer o melhor atendimento especializado;

Garantir a satisfação do cliente;

Ter uma campanha de divulgação eficaz e reconhecida pelo setor.

METAS

Ampliar em 30% o numero de associados

Obter aumento de 40% do faturamento projetado para o primeiro semestre comparado com o primeiro semestre do ultimo ano;

Aumentar a conscientização dos clientes sobre o negócio em 50% nos seis primeiros meses.

DEFINIÇÃO DAS ETRATEGIAS DE MARKETING

O COMPOSTO DE MARKETING

PRODUTO

Com relação ao produto, as estratégias adotadas serão:

Produto A estratégia deve se concentrar na fase de introdução dos serviços que já dispõe para um novo mercado. Por isso, a estratégia de marketing deve focar na parte de divulgação para garantir o conhecimento desse serviço aos clientes potenciais. As atividades da Associação Hércio Teófilo de Jiu Jitsu seriam centradas em atividades esportivas, massagens fisioterápicas, terapias em grupo, além de atividades de condicionamento físico, e cursos alternados de acordo com o interesse dos clientes e participação em competições desportivas.

Decidiu-se oferecer testes para avaliar a capacidade dos idosos em manter sua condição funcional, e assim traçar o perfil dos clientes atendidos no programa.

PREÇO

Com relação ao preço, as estratégias adotadas serão:

Preço A partir das análises realizadas, é sabido que a maioria dos clientes pertence à classe média.

Apesar disso, existe a necessidade de ser competitiva e incluir alguns benefícios extras no preço, para tentar atrair maior interesse de seus clientes. Decidimos, assim, oferecer:

Descontos na indicação de amigos e parentes;

Pacotes personalizados de acordo com as necessidades dos clientes;

Descontos para pagamentos semestral ou anual;

Avaliações gratuitas da condição física por tempo determinado.

PRAÇA

Com relação a praça, pudemos listar as seguintes ações relacionadas a esse elemento:

Praça • Localização não privilegiada;

Infraestrutura com lanchonete, vestiário, sala de descanso;

Sinalização interna e externa;

Parcerias: seleção de clínica fisioterápica, agência de turismo especializada em viagens para a terceira idade e loja de artigos esportivos para instalação no local.

PROMOÇÃO

Estratégias promocionais, para o Centro:

Promoção • Mailing para região;

Eventos entre outras academias da região;

Competições internas e externas

Políticas de fidelização: envio de cartões de aniversário, promoções em datas comemorativas, eventos;

Veiculação em outdoor, jornal e rádio;

Marketing cooperado: parceria com a loja de artigos esportivos e clínica fisioterápica para confecção de uniformes dos funcionários.

PESSOAS

Com intuito de aprimorar o atendimento, as seguintes ações foram adotadas:

Pessoas 1. Treinamento e comunicação

O novo público requer atendimento qualificado, paciente e cordial. A sugestão é o desenvolvimento de alguns treinamentos sobre o atendimento a clientes para os funcionários e demais profissionais, bem como reuniões para o estabelecimento de valores compartilhados entre todos os membros.

Além de treinamentos introdutórios para orientar novos e atuais funcionários sobre o seu projeto de crescimento e sobre a empresa e suas atividades.

2. Avaliação e remuneração

Com relação à avaliação, decidiu-se aplicar o controle baseado no comportamento, pois garantiria maiores vantagens para seu negócio, a partir da satisfação dos seus clientes; por isso, definiu alguns aspectos de avaliação como cordialidade, pontualidade, organização, aparência. A remuneração seria fixa, mas os funcionários receberiam bonificações a partir dos resultados obtidos nas avaliações e caso a empresa conseguisse alcançar as metas estipuladas.

3. Outras

Além disso, decidiu criar o código de ética dos funcionários juntamente com os direitos e deveres dos mesmos, para atender os padrões de comportamento esperados.

IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE MARKETING

PLANO DE AÇÃO

Foi criado um plano de ação, a partir das estratégias definidas anteriormente por ordem de prioridade e orçamento.

AVALIAÇÃO E CONTROLE

Foram definidos os seguintes padrões de desempenho:

• Avaliação mensal do desempenho da equipe;

• Pesquisa do nível de satisfação de clientes (pesquisa trimestral);

• Controle estimado dos custos;

• Variação do número de matrículas realizadas, antes durante e depois das promoções criadas;

• Faturamento projetado x realizado.

CONCLUSÃO

Se as medidas sugeridas, forem seguidas passo a passo conforme o plano de marketing aqui

apresentado, o grupo conclui que as chances de sucesso e melhoria de resultados econômicos tendem a melhorar conforme estimativas projetadas neste documento.

BIBLIOGRAFIA

KOTLER, Philip. Marketing Essencial: Conceitos, Estratégias e Casos. 2. ed. São Paulo: Pearson

- Prentice Hall, 2005. PLT 198.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: As

forças que estão definindo o novo Marketing centrado no ser humano.

MASTELLA, Adriano Silveira; MILAN, Fabio Nishimura. Estratégia de Marketing no

Segmento de Produtos Hortifrutícolas Processados: Análise de uma empresa do setor.

FERREIRA, Francis Haime Giacomelli. Segmentação de Mercado

Como Elaborar um Plano de Marketing - Rede SEBRAE de Atendimento.

CZINKOTA, Michael R. Marketing: as melhores práticas/ R. M. Czinkota... [et al.]; tradução Carlos Alberto Silveira Netto Soares e Nivaldo Montingelli Jr. Porto Alegre: Bookman, 2001. 559p. il.

Kotler, Philip (2000), ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING, Pearson Education do Brasil, São Paulo

...

Baixar como  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »