TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE TEORICO - METODOLOGICA DO SERVIÇO SOCIAL

Casos: ANÁLISE TEORICO - METODOLOGICA DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

ÉPOCA RETRATADA NO FILME POSSUIAM GRANDES QUANTIDADES DE EMPREGADOS, PORTANTO A FINALIDADE DAS INDUSTRIAS ERA DE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE ENFOCANDO APENAS A REALIZAÇÃO DAS TAREFAS DE FORMA RÁPIDA E EFICIENTE, SEM SE PREOCUPAR COM AS LIMITAÇÕES FÍSICAS E PISICOLÓGICAS DO SER HUMANO. PODE-SE AFIRMAR, QUE O SISTEMA CAPITALISTA TRAZ A IDÉIA DA INDUSTRIALIZAÇÃO, ONDE OS TRABALHADORES SERVIAM A BURGUESIA QUE POSSUIAM OS MEIOS DE PRODUÇÃO E AUMENTANDO A LUCRATIVIDADE DA CLASSE CAPITALISTA. O FILME NOS APRESENTA A MAQUINA QUE SUBISTITUI O HOMEM , O EMPOBRECIMENTO DA CLASSE TRABALHADORA, A PRECARIZAÇÃO DA SAÚDE, DA MORADIA E O CRIME. ELE NOS APRESENTA A DESIGUALDADE A INJUSTIÇA SOCIAL: COMO A CLASSE MAIS POBRE QUE SE ASUJEITAVA A FURTAR QUALQUER TIPO DE BENS PARA SOBREVIVER, COMO O EXEMPLO DA JOVEM QUE DISTRIBUIA FRUTAS PARA AS CRIANÇAS SE ALIMENTAREM.

A PARTIR DOS ESTUDOS DO MÓDULO, COM AS QUESTÕES REFERENTES AO SURGIMENTO DO CAPITALISMO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE A DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO E OS CONFLITOS ENTRE OS BURGUESES E OS PROLETÁRIOS, CLASSES SOCIAIS DE INTERESSES ANTAGÔNICOS, JUNTAMENTE COM AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DA ÉPOCA, PROVOCARAM UMA VALORIZAÇÃO DO CAPITAL E UM EMPOBRECIMENTO DAS CONDIÇÕES DE VIDA DO TRABALHADOR NO QUE SE REFERE A : MORADIA, ALIMENTAÇÃO,

4

SAÚDE, EDUCAÇÃO, ETC.

EMBORA PRECIONADOS A ASSUMIR OS CUSTOS DE SEU SISTEMA TENTAM LIVRAR-SE DA CARGA, AUMENTANDO AS CONDIÇÕES DE VIDA SUB-HUMANAS DOS TRABALHADORES.

O SERVIÇO SOCIAL SURGIRA COMO UM DEPARTAMENTO DE AÇÃO SOCIAL, PARA MINIMIZAR AS SEQUELAS DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA. ELE AGE COMO RESULTADO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA.VALORIZANDO O PROCESSO HISTÓRICO E DE REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS.

A EMERGÊNCIA E INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS SOCIAL, SOBRE INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA EUROPEIA, COM O CRESCIMENTO DO PROLÉTARIO, RFECÉM MIGRADOS, E COM AS NOVAS NECESSIDADES DE REPRODUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO, ASSIM ENVOLTO NESTA CONJUNTURA, ONDE O CRESCIMENTO DAS FORÇAS DE PRODUÇÃO, ATRELADO ÀS RELAÇÕES SOCIAIS, PROVOCAM NOVOS CONFLITOS, NOVOS ANSEIOS E NOVOS PROFISSIONAIS CADA VEZ MAIS QUALIFICADOS, DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DE RACIONALIDADE E EXCELÊNCIA PRÓPRIAS DA SOCIEDADE CAPITALISTA. AI QUE SURGE A FIGURA DO ASSISTENTE SOCIAL ENQUANTIO PROFISSIONAL INSERIDO NA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO.

FOI GRAÇA A SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÃO DE CARIDADE QUE SE ENTROU EM CENA OS PRIMEIROS RESPONSÁVEIS FORMAIS PELA PRÁTICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, ¨OS ASSISTENTES SOCIAIS¨. E O SERVIÇO SOCIAL FOI SE ESPANDINDO E AINDA NA DÉCADA DE 1880, O ESTADO PASSOU A INCLUIR NAS EQUIPES PROFISSIONAIS DE SUAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE O ASSISTENTE SOCIAL.

RICHMOND CONSIDERAVA QUE TERMOS COMO: AÇÃO SOCIAL, ASSISTÊNCIA SOCIAL, CARIDADE, BEM-ESTAR SOCIAL, FILANTROPIA E BENEFICÊNCIA, USADOS POR OUTRAS VISITADORAS SOCIAIS, NÃO DEFINIAM CLARAMENTE SUA PROPOSTA, POIS, NA PERSPECTIVA DO TRABALHO SOCIAL, ESTE PROFISSIONAL QUE ATUA EM PROL DO TRABALHADOR E DA SUA FAMÍLIA ERA TAMBÉM, ANTES DE TUDO, UM TRABALHADOR.

É PRECISO NA SEARA DO SERVIÇO SOCIAL ESTAR ATENTO À BASE SOCIAL

5

DO MODELO FUNCIONAL, QUE AFIRMA SER OBIGAÇÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com