TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP VI De Calculo Numérico

Ensaios: AP VI De Calculo Numérico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 9

Arranjo físico de instalações em lojas de varejo de telefonia celular (Layout)

Luciana Fares (lucianafares@yahoo.com.br)

Pós-Graduação em Administração de Empresas – 2008

Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU

Resumo: Este resumo visa à identificação e define as necessidades de um Sistema de Arranjo Físico de Instalações (Layout) em centros de trabalho. Deste estudo, foram analisados os arranjos físicos por produto e por processo, arranjo físico de posição fixa, modelo carga/distância, arranjo físico por computador. A exemplo disso foi feita uma abordagem de Layout em uma loja de varejo para exemplificar na prática essa ferramenta que impulsiona o mercado consumidor. O planejamento de arranjo físico (Layout) é uma ferramenta que possibilita agir com objetividade na tomada de decisões sobre como serão disponibilizados os centros de trabalho, de modo a facilitar o processo de produção, tornando-o rápido, eficaz e seguro. Com a concorrência acirrada e a unificação dos mercados, as empresas convivem com uma demanda por produtos e serviços com maior qualidade e para atender a essas exigências, a flexibilidade e a adaptabilidade frente às mudanças é essencial.

Palavras-chave: Arranjo físico; Layout; Produção; Modelo; Loja.

1. Introdução

O Plant Layout tem como filosofia a eficiência industrial e empresarial. O planejamento de um arranjo físico de instalações torna o processo de tomada de decisões mais prático sob a forma de como são dispostos os centros de trabalho. Podemos elencar como centro de trabalho: um departamento, equipamentos, grupo de pessoas, máquinas, estações de trabalhos, uma sala ou onde houver um agrupamento, etc.

O Just-In-Time engloba o projeto inteiro e sua capacidade deve estar focada para a otimização da fabricação, o custo, a qualidade e a demanda, minimizando o uso de recursos humanos e materiais, a fim de se obter uma melhoria crescente na produção, inclusive com mudanças de Layout. Dentre as mais importantes decisões, estão: racionalizar o fluxo de pessoas e materiais para facilitar e aumentar a produção dentro da instalação, algumas mudanças de Layout podem originar custos consideráveis e inviabilizar projetos, causar interrupções no trabalho e ainda tornar irreversíveis certas mudanças físicas. “O ideal é que mudanças de Layout não sejam freqüentes, mas muitos fatores podem influenciar numa mudança, como por exemplo: repetição de acidentes de trabalho, mudança no volume da demanda, mudança de

2

produto ou serviço prestado, operações ineficientes, necessidade de distribuir eficientemente mais produtos no mercado a seus consumidores”. Moreira (2001).

Estamos num momento em que o varejo da telefonia celular é alvo da atenção e da circulação de cada vez mais clientes, que desejam acesso à tecnologia. Atualmente são mais de 134 milhões de terminais móveis (telefones celulares) ativos na nossa sociedade, sendo que a quantidade de telefones celulares em relação à de telefones fixos segue a proporção de dois para um.

Por serem esses números tão expressivos, a organização do layout das lojas e das operadoras de telefonia móvel se faz extremamente necessário. Assim, o objetivo desse estudo é colocar em evidência a organização espacial e funcional de uma loja de varejo do seguimento de telefonia móvel.

Isso porque, percebe-se a necessidade de oferecer agilidade na execução dos procedimentos para uma maior produtividade e menor consumo de tempo dos clientes, dando-lhes assim mais conforto.

2. Tipos básicos de arranjo físico

Segundo Martins e Laugeni (1998) no layout em linha as máquinas são colocadas de acordo com a seqüência de operações e são executadas de acordo com a seqüência estabelecida sem caminhos alternativos. O material percorre um caminho previamente determinado dentro do processo.

Na sistematização, são agrupados os arranjos físicos em três tipos puros dos quais podem eventualmente, se observar tipos híbridos.

Os tipos puros têm suas próprias características quanto aos custos que demandam matérias envolvidas no processo, movimentação de clientes, estoques de materiais e seu manuseio. (Moreira 2001).

1) Arranjo físico por produto (produção contínua)

2) Arranjo físico por processo (produção intermitente)

3) Arranjo físico de posição física (produção de projetos)

3

2.1. Arranjo Físico por Produto

O arranjo físico por produto é usado quando é necessária uma seqüência linear de operações para a fabricação do produto, ou a prestação do serviço.

Neste modelo, cada centro de trabalho é responsável por uma parte específica do produto ou serviço, tornando o fluxo de pessoas ou de materiais equilibrado por meio de vários centros para a obtenção de uma determinada taxa de produção ou de prestação de serviço.

1) É indicado a produtos altamente padronizados, sem grande diversificação, com alta escala de fabricação e continuamente;

2) O fluxo de produção é previsível o que permite o manuseio e transporte automáticos;

3) Sistema que permite o ajuste à diversas escalas de produção, porém, o indicado é se manter em uma linha de produção alta, visto que os investimento financeiros são grandes, devido ao extenso número de equipamentos específicos e feitos para atingir altos volumes.

4) Altos custos fixos são originados por processo de produção para baixos custos unitários tanto de mão-de-obra, quanto de materiais.

FIGURA 1.1 - Arranjo Físico por Produto (sistemas contínuos) - operação em série.

Fonte: Moreira (2003).

As vantagens do arranjo físico por produto são: baixo custo da unidade do produto devido ao grande número de produção, baixo custo de treinamento, manuseios simples, alta produtividade, estoques com baixo volume.

As desvantagens são: trabalho repetitivo, desmotivador, sistema rígido, o que torna o projeto ou processo inflexível às mudanças e altos custos associados à baixa demanda, taylorismo.

CT3

CT2

CT1

CT4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com