TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOIOS

Resenha: APOIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  Resenha  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

PILARES

Os pilares são elementos verticais das edificações, absorvendo na maioria das vezes as cargas das vigas e transmitindo-as às fundações. São fatores determinantes na formação das edificações de múltiplos pisos.

Os pilares constituem-se nos sistemas estruturais verticais e requerem continuidade para o transporte das cargas, necessitando da congruência dos pontos de agrupamento de carga para cada piso. A distribuição dos pontos coletores de carga deve ser determinada não apenas por considerações de eficiência estrutural, mas também pelas de utilização do pavimento. Portanto, os sistemas de absorção de cargas estão intimamente relacionados com a configuração e a organização do projeto arquitetônico.

Com a finalidade de proporcionar condições adequadas para uma planta flexível e boas possibilidades de reorganização posterior dos compartimentos individuais em cada planta, o projeto de sistemas estruturais verticais, isto é, o arranjo estrutural, tem como meta a maior redução possível dos pilares, tanto em seção como em número.

O projeto dos sistemas estruturais verticais pressupõe um conhecimento amplo, não só dos mecanismos de todos os sistemas estruturais, mas também, em razão da interdependência com a organização da planta e da integração com os equipamentos do edifício, um profundo desenvolvimento das correlações inerentes a quaisquer fatores determinantes de uma construção.

Os pilares podem apresentar as mais diversas formas, dependendo da criatividade do projetista, quadrangular, retangular, circular, em L.

Quanto ao material, utiliza-se me maior escala o pilar de concreto, aço e madeira, visto a característica de cada material.

Os pilares não se limitam a transmitir as cargas Às fundações, mas também têm a função de resistir à ação do vento que provoca esforços horizontais na edificação. Em função das cargas verticais, funcionam à compressão simples e/ou à flexo-compressão, devendo ainda, serem analisadas: a resistência à compressão do material, a seção da peça e a carga.

Os pilares sujeitos à compressão simples são aqueles em que a carga aplicada, de forma axial, coincide com o centro de massa da seção transversal do pilar.

Quando não houver coincidência entre os centro de massa (pilar e carga), diz-se que o pilar está sujeito à flexo-compressão, ocorrendo na maioria dos casos.

Um pilar sob à ação de uma carga de compressão, em vez de limitar-se a diminuir seu comprimento curva-se, flamba e ocasionalmente, com o aumento dos esforços, poderá quebrar.

http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2007-2/estruturas/Vigas-Pilares.htm

PILARES

Eles recebem as cargas das lajes e vigas. A localização não deve interferir na arquitetura e atender a melhor modulação de forma a atingir todos os pavimentos. "Caso não sejam construídos de forma correta, podem ocasionar trincas e até mesmo o desmoronamento parcial ou total da casa", alerta o profissional paulistano.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com