TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APURAÇÃO DO CUSTO DAS VENDAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS

Casos: APURAÇÃO DO CUSTO DAS VENDAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 3

1 DESENVOLVIMENTO

1.1 APURAÇÃO DO CUSTO DAS VENDAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS

Nas empresas Comerciais, os custos são de fácil identificação, e conseqüentemente, de fácil alocação, devido ao pequeno número de variáveis, identificadas como custos diretos e indiretos, onde os custos diretos são representados pelo Custo das Mercadorias Vendidas (CMV), e os custos indiretos pelos demais custos.

A apuração do custo das mercadorias vendidas está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período.

O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação:

CMV = EI + C – EF

Onde:

CMV = Custo das Mercadorias Vendidas

EI = Estoque Inicial

C = Compras

EF = Estoque Final (inventário final)

Para podermos descrever o comportamento de custos requer a medida de execução da atividade no comércio. Sabemos que a execução da atividade é medida por direcionadores de atividade. Portanto, para entender o comportamento dos custos no comércio, precisamos primeiro determinar as atividades subjacentes e os direcionadores associados que medem a capacidade e a execução da atividade comercial.

Já nas empresas Indústrias os custos de produção são:

1) Materiais e Componentes Diretos - MD;

2) Mão de obra Direta - MOD e

3) Custos Indiretos de Fabricação - CIF.

O Custo Primário compreende aqueles custos que são conhecidos e apurados com exatidão: Materiais e Componentes Diretos - MD e Mão de Obra Direta (MOD). – índices de consumo de materiais e componentes e a aplicação dos quantitativos de homem/hora ao produto ou serviço, respectivamente.

Os custos de produção, quanto a sua forma de apropriação ao bem ou serviço produzido, podem ser diretos e indiretos.

Custos Diretos – compreende gastos com produção, que possam ser identificados diretamente com o bem ou serviço a ser produzido e que, ainda, seja passível ter o seu consumo medido ou apurado com exatidão. São formados por apenas dois elementos de custo:

1) Materiais Diretos – as matérias primas e componentes que podem ser identificadas diretamente com a manufatura ou fabrico do bem ou serviço.

2) Mão de Obra Direta – entende-se por todo o trabalho que possa ser identificado especificamente como pertencente à elaboração de um determinado bem ou serviço – exemplo: salários de operários que trabalham na transformação do material.

Custos Indiretos – CIF – compreendem gastos industriais de fabricação que não podem ser imputados ou relacionados diretamente a produto específico, por serem gastos comuns a vários outros. Consiste, portanto num grupo de gastos, relacionados com o processo de produção, cuja atribuição ao bem ou serviço é de difícil alocação.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com