TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS NOÇÕES DE INTERNET

Por:   •  15/8/2015  •  Abstract  •  2.726 Palavras (11 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 11

TEMA – 01 – NOÇÕES DE INTERNET

MOTIVAÇÃO

Seja bem-vindo ao curso Noções de Internet, Técnicas de Estudo e Redação Acadêmica.

No Guia do aluno - Acolhida Institucional, você poderá perceber que a possibilidade de fazer um curso superior a distância hoje é uma realidade. No cenário brasileiro, são muitas as instituições que oferecem este tipo de formação. Você fez uma excelente escolha optando pelo Claretiano - Centro Universitário, que é uma instituição idônea e diferenciada, como comprovam os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC). Dessa forma, antes de iniciar as unidades de estudos, sugerimos que leia o Guia do Aluno não só para conhecer melhor nossa Instituição, mas também para se informar sobre a metodologia, a certificação e a carga horária do CursoNoções de internet, técnicas de estudo e redação acadêmica.

Nesta primeira parte, denominada Unidade 1 - Cultura digital, Organização do Tempo, Hábito de Leitura e Dissertação, você vai aprender algumas noções básicas relacionadas à internet, à organização e, especialmente, à dissertação. Antes, porém, de tratar da dissertação, abordaremos dois temas importantes para o êxito de qualquer aprendizado, que são a organização do tempo e o hábito da leitura.

Sem uma cuidadosa organização do tempo e do espaço de estudo, aliada a uma boa dose de autodisciplina, facilmente caímos na dispersão e na improdutividade. Não queremos que isso aconteça com você!

IMPORTANTE
Você, como estudante virtual, é o sujeito do próprio processo de aprendizagem, ou seja, você deve decidir-se por si mesmo. Embora fique a seu critério optar pela forma de leitura que mais lhe aprouver, sugerimos, por uma questão didático-pedagógica, que você faça primeiro a 
leitura linear e sequencial e, num segundo momento, aleitura hipertextual, aberta e para além do texto. 
a. Leitura linear e sequencial: já faz parte de nosso hábito de ler; ela facilita manter o foco no que é relevante para um dado momento. Você seguirá o padrão tradicional de leitura, começando do primeiro parágrafo até o último e acompanhando o desenvolvimento do raciocínio e a progressão das ideias, analisando e tirando suas conclusões. 
b. Leitura hipertextual: pressupõe uma nova maneira de ler, não mais linear ou sequencial. Pressupõe a conectividade do leitor na rede da internet e sua possibilidade de escolher que direção seguir em sua leitura. O ”surfista” digital traça a sua própria rota de navegação pulando de um site a outro, acessando textos, imagens, vídeos etc. Se não for bem orientada e direcionada a sites confiáveis, pode levar à dispersão e à exaustão.

Antes de prosseguir, sugerimos que acompanhe a seguinte história:

[pic 1]

CONCENTRANDO-SE NA PRIMEIRA ETAPA

Como João, o primeiro passo já foi dado, você avisou seus amigos que dedicará parte do seu tempo aos estudos!

É necessário reservar um tempo para se preparar para esse momento. Sugerimos que você dedique pelo menos 5 horas de seu tempo para estudar o conteúdo apresentado. Com certeza, após este estudo, sua capacidade de pensar e de refletir estará muito mais aguçada e você vai se sentir muito mais seguro e confiante. Aproveite, pois, a oportunidade de investir no seu futuro!

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Um dos tópicos que vamos discutir aqui é sobre o que é Sociedade da Informação e o que é Sociedade do Conhecimento. Por isso, convidamos você a ler, com bastante atenção, as citações de alguns autores apresentadas a seguir, a fim de formar uma visão mais crítica sobre alguns conceitos que certamente começarão a fazer parte de seu universo mental enquanto aprendiz virtual.

Dica
Destaque as palavras-chave e, depois, anote o que o texto quis dizer. Faça um comentário ou uma síntese de cada citação. Por fim, escolha um dos temas e tente fazer, a seu modo, uma dissertação. Essa experiência servirá de teste, no qual, certamente, várias dúvidas surgirão. É por essa razão que apresentamos a você o Tema 3 - Linguagem, texto e dissertação. Por meio dele, tentaremos esclarecer todas as suas possíveis dúvidas com relação à elaboração de um texto dissertativo.

Lembre-se de que você está agora se aproximando com mais consciência deste maravilhoso mundo virtual, no qual você, por via das circunstâncias, já está inserido. Essa visão rápida e panorâmica de alguns conceitos-chave poderá ser o ponto de partida para um maior e posterior aprofundamento.

Portanto, avise aos amigos que vai estudar e retire-se para um lugar mais reservado e tranquilo. Desligue o seu celular e desconecte o Skype, o Facebook, o MSN etc. Concentre-se e mantenha o foco em seu estudo, lembrando-se de que a concentração, a determinação, a autodisciplina e a leitura atenta e reflexiva são a chave para assimilar novos conteúdos e adquirir novos conhecimentos.

Inicialmente, você poderá se sentir um pouco "descompensado", com a sensação de que está perdendo o seu tempo, de que "não dará conta" ou de que, quanto mais se esforça por aprender, menos sabe. Você, na verdade, está numa situação de "desequilíbrio cognitivo". Isso é ruim? Não, isso é bom, porque significa que está buscando um novo equilíbrio cognitivo, uma nova maneira de interagir com a realidade, ou seja, você está "aprendendo" e se apropriando de novos conhecimentos.

É importante, então, que você não desanime, pois todas essas "inquietações" fazem parte da construção do conhecimento. Você está "ressignificando" as informações, interagindo com os conteúdos, produzindo conhecimento e modificando suas percepções do mundo e das pessoas.

O verdadeiro sábio é aquele que sabe que nada sabe; por isso, sempre está buscando saber mais, conhecer mais, aprender mais. Está sempre em busca de um equilíbrio cognitivo, pois, quando pensa que sabe, descobre que nada sabe  como afirmava o filósofo grego Sócrates: "Sei que nada sei!".

Nossa mente constitui um sistema de trocas e interações extremamente complexo e dinâmico. Desde que nascemos, trocamos sentimentos, vivências, ideias, opiniões, saberes e conhecimento. Piaget chama esse processo de "desequilibração e equilibração cognitivas". Quando você diz a alguém: "Estou pensando em fazer um curso superior on-line e queria trocar uma ideia com você!", isso significa que você precisa de argumentos convincentes que possam justificar a sua decisão, ou seja, você busca um equilíbrio cognitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)   pdf (281 Kb)   docx (87.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com