TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

Artigos Científicos: ATPS - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  3.231 Palavras (13 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo proporcionar ao estudante uma visão superficial, mas eficaz sobre a sistemática de uma análise de investimentos em uma empresa de caráter hipotético com dados reais para que possam ser levados em relevantes considerações.

O real intuito deste trabalho é demonstrar que é possível fazer uma breve projeção de investimentos com base nas ferramentas criadas por estudiosos, e forçá-los a desenvolver a capacidade de discernimento para que possam tomar decisões futuras no mercado de trabalho como merecidos profissionais de respeito.

1 – DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO

1.1 – Tipos de Investimentos

Existem vários tipos de investimentos, porém são somente três mais importantes, quando considerado sua pela sua origem. São eles: Investimentos privados, investimentos públicos e investimentos mistos.

Investimentos privados: são aqueles que pessoas jurídicas ou físicas de direito privado proporcionam recursos com estimativa de lucro aos seus investidores.

Como exemplo temos as fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, ou seja, qualquer estabelecimento particular.

Este tipo de investimentos é responsável pela geração da maioria dos empregos e tributos que um país capitalista pode produzir.

Investimentos públicos: São aqueles onde o governo disponibiliza recursos para o bem da sociedade. Por exemplo: hospitais, escolas, saneamento básico, pavimentação de ruas, entre outros, sendo que os mesmos não visam lucros.

Investimentos mistos: São investimentos mantidos pelo governo (entidades públicas) juntamente com pessoas jurídicas e físicas de direito privado, portanto visando o bem estar da sociedade e o retorno monetário e estrutura-se na forma de capital misto.

Temos como exemplos de investimentos mistos: Petrobrás, Banco do Brasil, Caixa Econômica, etc.

1.2 – Descrição do investimento pretendido

Baseados em informações reais da situação do mercado brasileiro o ramo de investimento escolhido foi o Imobiliária, mais especificamente: locação e venda/compra de imóveis.

• Razão Social da Empresa: Imóbile Vendas e Locação de Imóveis LTDA;

• Nome Fantasia: Imóbile – Locações e Vendas;

• Ramo de atividade: Locação, compra e venda de imóveis;

• Produtos e serviços comercializados: Venda, compra e locação de casas, apartamentos, salões comerciais e outros;

• Tipo de Investimento: Investimento Privado, objetivando a geração de lucro a fim de aumentar o patrimônio líquido dos sócios da mesma.

1.3 – Características do Investimento

Com o crescimento das cidades, comprar, vender ou alugar um imóvel passou a ser uma tarefa difícil, envolvendo muita pesquisa a fim de se buscar maior rentabilidade.

As imobiliárias são empresas que se responsabilizam pelas intermediações de compra, venda e locação de imóveis - novos e usados - dos respectivos proprietários para possíveis interessados, mediante comissão.

É importante ser transparente e manter-se atualizado sobre os conhecimentos jurídicos relacionados à área, que é repleta de leis específicas e complexas.

O mercado imobiliário apresenta uma relação muito estreita com a economia do país, ou seja, economia saudável, mercado imobiliário saudável. Apesar dessas flutuações, o mercado ainda acredita estar convencido de que o comprador potencial está consciente de que o bem imóvel é, ainda, o melhor ativo para o qual ele deve investir.

Nas cidades grandes, um caminho é a segmentação, como por exemplo, trabalhar apenas com locação, ignorando o tentador mercado de compra e venda. Embora proporcione lucros menores, o mercado de locações é estável e fica quase imune às oscilações da economia. É possível também restringir a atuação da imobiliária a um ou alguns poucos bairros, o que confere à empresa maior conhecimento das características da região e, certamente, mais credibilidade junto ao cliente.

1.3.1 – Localização, estrutura básica e equipamentos

O local e o espaço físico para instalação da imobiliária devem oferecer infraestrutura adequadas e condições que propiciem o seu desenvolvimento.

A estrutura básica deve contar com uma área mínima de 40m², que será distribuída entre a recepção e a sala para atendimento dos clientes, e deve contar com pelo menos:

• 05 computadores

• Telefone e fax

• Móveis para escritório

• 03 veículos que serão utilizados para captação de imóveis e para levar os compradores/locatários até os lugares de interesse.

2 – ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

2.1 – Fluxo de Caixa Relevante

Para ser possível avaliar o projeto, é necessário primeiramente que se preveja o fluxo de caixa para ele. Por isso, deve ser feita uma analise de conceitos neste âmbito.

O Fluxo de Caixa Relevante é a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados nas projeções econômico-financeiras atuais da empresa, levando porém em consideração a memória de dados que respaldará essa mesma previsão.

O principal objetivo dessa previsão é fornecer informações para a tomada de decisões, tais como: prognosticar as necessidades de captação de recursos bem como prever os períodos em que haverá sobras ou necessidades de recursos; aplicar os excedentes de caixa nas alternativas mais rentáveis para a empresa sem comprometer a liquidez.

Resumidamente, podemos afirmar que FLUXO DE CAIXA é a demonstração visual das receitas e despesas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com