TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE Adm Financeira

Artigos Científicos: ATPS DE Adm Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  6.001 Palavras (25 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 25

1 – INTRODUÇÃO

A Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados a finanças de uma empresa ou organização, a viabilidade financeira das mesmas. Tendo como principal objetivo maximizar os lucro/rentabilidade para com seus proprietários e até mesmo para as organizações que não visam lucro a Administração financeira poderá ser utilizado para obtenção e correta aplicação de recursos financeiros em sua atividade. A Administração financeira estar ligada a Economia e a Contabilidade e pode ser vista como uma forma de Economia aplicada, que se estudam conceitos econômicos para se entender o ambiente financeiro e busca dados contábeis para as tomadas de decisões, pois enquanto a contabilidade preocupa-se na demonstração correta dos dados financeiros, o administrador financeiro enfoca a analise e a interpretação dessas informações, ou seja, um se refere ao tratamento de fundos e o outro à tomada de decisões. O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais aplicada na administração financeira, pois é através dela que temos o conhecimento das receitas, custos e despesas, entradas e saídas da moeda.

ETAPA I

2 – O QUE É ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

A Administração Financeira é uma das subdivisões que compõe a administração que trata dos assuntos relacionados as finanças da empresa, não importando com o porte ou seguimento da mesma. O objetivo é maximizar a riqueza e o valor da ação de uma empresa, observando assim as ocorrências de fatores econômicos e financeiros abrangentes que influenciam nos lucros da empresa.

Na Administração Financeira o controle de caixa constitui uma ferramenta fundamental para uma boa administração dos recursos financeiros da empresa. A previsão de caixa preparada pelo administrador financeiro terá influencia direta por vários departamentos da empresa, ou seja, depende de esforços conjunto de todos. Estabelecendo diretrizes para controle de custos, estabelecimento das vendas futuras e das metas de lucro, decisão sobre a melhor destinação aos recursos escassos e criação de estratégias alternativas para o caso de os planos existentes falharem.

O mercado atual é ainda mais eficiente porque os investidores estão mais bem informados o conhecimento de finanças não se restringir somente aos tesoureiros, controladores e planejadores financeiros, os administradores utilizam métodos melhores e estratégias mais eficazes para evidenciar o seu desempenho. Em qualquer empresa, se contadores, estatísticos e profissionais de marketing possuírem uma avaliação e um entendimento dos princípios de finanças, poderão participar mais efetivamente do processo decisório. Diferentes departamentos devem participar da finalização dos planos elaborados pela área financeira.

2.1 – GLOBALIZAÇÃO DA EMPRESA

O mercado global possibilita uma aceleração do crescimento de vendas com maiores margens de lucro. Dada a estrutura multinacional das corporações, o trabalho do administrador de ampliar a riqueza de uma empresa torna-se mais complexo e difícil. Embora os investimentos estrangeiros possam ser atraentes, os administradores não devem ignorar o novo conjunto de riscos associados à expansão numa escala global.

As empresas se expandem globalmente para ampliar lucros, aumentar o seu potencial de crescimento e ganhar com a troca de tecnologia. Há riscos, como as desvalorizações de moedas e das crises globais; porém, no fim das contas, as operações estrangeiras podem propiciar menores custos de produção e, às vezes, menores custos de empréstimos.

2.2 – RESPONSABILIDADE PÚBLICA DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Devemos harmonizar as necessidades sociais e ambientais visando obter lucro. Aderir a valores sociais talvez não seja a melhor forma de produzir ativos ou diminuir custos, mas melhora a imagem da empresa. Cuidar de interesses da minoria, criar oportunidades de treinamento, cuidar da segurança e bem estar de trabalhadores, pode produzir benefícios na forma de maior produtividade e manter as relações de produção e empresas mais harmoniosas, tendo em vista que precisamos dos recursos humanos ali empregados.

2.3 – AVALIAÇÃO ( TEMPO E RISCO)

Os administradores devem aprender a lidar com as técnicas estatísticas para estabelecer o prazo e prever, as mudanças nos fatores micro e macroeconômicos básicos. Os melhores administradores sabem utilizar todas as ferramentas disponíveis e como combinar todas as fontes de informações para realizarem os objetivos e as estratégias e investimentos mais eficazes para empresa. A incerteza e o risco são aspectos que devem ser considerados no processo de decisão sobre investimentos. É importante que os administradores financeiros adotem uma política de financiamento balanceada, de forma que os investidores tenham segurança de que estão sendo bem administrados. Tendo um nível de risco, é a taxa necessária de retorno que justifica a realização de um investimento. As decisões de investimentos envolvem comparação dos futuros retornos projetados, gerados pelos investimentos , com os riscos enfrentados por esse empreendimentos. Alem do mais, a empresa deve preocupar-se com a maneira pela qual produz fundos internos e externos. A utilização adequada desses fatores, porém, pode produzir um maior valor total para a empresa.

2.4 PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O Planejamento financeiro abrange também fatos ligados à qualidade de investimentos visando o retorno que terá com o mesmo, vinculado á produção, tendo como base sempre a qualidade produzida e ter sempre uma taxa de retorno bem maior do que a investida. Analisado esse fator, o administrador tomará a decisão se será viável continuar com o processo dessa produção ou dar um fim em caso de obter prejuízo.

2.5 INTERFERENCIA DO TEMPO SOBRE A MOEDA

Os administradores devem estar atentos aos fatores que diminuem o valor do dinheiro ao longo do tempo. As três razões mais importantes são: inflação, risco e preferência pela liquidez.

Pela inflação, pois se os preços aumentam, o valor do real diminui, então podemos resumir que no futuro o valor do real será menor que de hoje.

Pelo Risco ou incerteza acerca do futuro, também causa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com