TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Quimica

Ensaios: ATPS De Quimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  694 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

SÚMARIO

1. Introdução do Alumínio 03

2. Principais Características Físico-químicas do Alumínio 04

3. Propriedades Extensivas e Intensivas do Alumínio 05

4. Referências Bibliográficas 06

São Bernardo do Campo – Set. 2013

ETAPA 1

INTRODUÇÃO DO ALUMINIO

Estudando sobre o alumínio, foi possível adentrar em seu universo e interagir muito com suas propriedades e meios de utilização em produções de longas e baixas escalas.

Inicialmente, o processo de obtenção do alumínio não é tão simples como imaginamos sorrateiramente.

O alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, entretanto ele não é encontrado diretamente no estado metálico, sua obtenção depende do processo da mineração da bauxita. A Bauxita, matéria-prima do alumínio tem entre 35% a 55% de óxido de alumínio é a mais importante para a sua produção, Usa-se a Mineração para iniciação do processo de separação total. Na mineração extrai-se a Alumina, após, temos a Refinaria, que é onde a alumina passa por uma purificação. Após uma Filtração, é dissolvida em solda cáustica, de onde é obtido o pó; O processo posterior é a Redução, que é a ultima etapa, onde é permitida a obtenção do Alumínio através de eletrólise, onde a passagem de corrente elétrica na célula promove a redução da alumina.

Em relação a propriedades intensivas e extensivas: As propriedades intensivas são propriedades que não dependem da extensão do sistema, diferentemente das propriedades extensivas, que dependem da extensão.

O alumínio é o metal mais ferroso mais consumido no mundo, suas principais propriedades como a resistência à corrosão, a altíssima condutibilidade térmica e elétrica, leveza, ductilidade, maleabilidade, etc. E principalmente sua infinita reciclagem, faz com que a produção de utilitários domésticos, produtos para a construção civil, indústrias automotivas, Aeronáuticas, Transportes, entre outras, Seja comercializado com um custo viável.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DO ALUMÍNIO

Propriedades Físicas e Químicas: O alumínio (Al) que é um elemento químico metálico, com característica leve, dúctil, maleável, sem cheiro e de cor branca prateada, faz parte da classificação periódica dos metais, pertence ao grupo 3A, é representado pelo número atômico 13, sua massa atômica 26,98, e encontra-se nos compostos químicos na forma Al3+. Quando elevado á temperatura de cerca de 180ºC, ele reage com água e produz hidróxido de alumínio Al (OH)3 e hidrogênio H2, e com outros óxidos metálicos produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio Al2O3. Esse metal tem uma característica importante que é a resistência à corrosão, quando exposto ao oxigênio a água e a outras substancias oxidantes, forma- se uma película fina, contínua, resistente e protetora, de óxido de alumínio. Essa película é dissolvida por soluções alcalinas e alguns ácidos, por exemplo, o ácido sulfúrico. Suas aplicações são baseadas nas propriedades, com alta condutividade elétrica e térmica e a baixa densidade, além disso, é 100% reciclável e permite a economia de energia. O alumínio pode levar a ignição e causar explosões, quando misturado com halogênios dissolvido de carbono e cloreto de metilo. No seu estado puro tem uma resistência limitada, o que criou a necessidade de formação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com