TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS De Ética

Ensaios: ATPS De Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 7

1 CONSEITO DE ÉTICA

A palavra ética tem sua origem do grego Ethikós, cujo significado quer dizer “modo de ser”. Sua base de estudo refere-se aos valores morais do comportamento humano, suas ações e atitudes em sociedade, com fins de encontrar a consciência e moral.

A ética preocupa-se com os princípios da vida de acordo com os conhecimentos filosóficos, no estudo dos comportamentos aceitos, sem deixar de considerar os aspectos culturais e pessoais, na reflexão dos motivos pelo justo e harmônico e as formas para que se possa o obter, além de ser de suma importância nas profissões. Ao contrário da moral, onde se pressa um conjunto de normas e comportamentos com propósito de garantir vidas de senso comum, com justiça e harmonia se fazendo validar nas relações humanas. (JAPIASSÚ, 1996)

A moral impõe os meios de ações para resoluções de situações comuns do homem com o externo, seja ela sociedade ou ambiente, e à ética transmite reflexões de conduta e comportamento de maneira individual, ou seja, interliga o ser com seus valores morais e suas virtudes éticas. (MATOS, 2007)

1.1 A ÉTICA ARISTOTÉLICA

Na teoria de Aristóteles, a ética tinha como principal função conduzir o ser humano ao âmbito total da felicidade. Sendo aflorado os valores morais e éticos no convívio e integração no meio social.

Aristóteles tinha como crença que o excesso, o exagero, abundância fosse à causa motivacional para perca dos valores e causas de conflitos. Com base nisto, a virtude passa a ser seu foco e intermédio para afastar e amparar a conduta humana. Desta forma, a ética passa a ser conhecida como o estudo do comportamento humano, e profetiza a garantia da felicidade ao homem, por meio de virtudes éticas e morais, onde a razão estabelece o equilíbrio do ser individual, em grupo, com a sociedade e o ambiente. (FERREIRA, 2008)

"A virtude é uma disposição adquirida voluntariamente, consistindo, em relação a nós, em uma medida, definida pela razão conforme a conduta de um homem que age refletidamente. Ela consiste na medida justa entre dois extremos, um pelo excesso, outro pela falta". (ARISTÓTELES, VI)

1.2 A ÉTICA NA SOCIEDADE BRASILEIRA ATUAL

A sociedade brasileira está atualmente em uma gigantesca crise moral e ética. Grandiosas modificações culturais, crenças e comportamentos da sociedade em si, são os responsáveis por essas modificações.

Situações como corrupções na política, que vai desde um simples secretário até o presidente da nação, são exemplos vergonhosos da falta de ética e moral e a importância dos seus valores. Os cidadãos seguem o mau exemplo do governo e cometem atos indignos, como vender seu voto, pagar propinas para conseguir benefícios próprios, ou um simples gesto como furar uma fila. Em virtude destes atos, nosso país passa ser rotulado como corrupto, pois sua nação e órgãos governamentais não respeitam e seguem os princípios morais e éticos.

O país vem passando por uma distorção de valores, onde alguns cidadãos colocam a culpa de seus atos e ações na sociedade, alegando suas atitudes vergonhosas na falta de recursos, de estudos, de aceitação na sociedade, quando na realidade o que lhes faltam são virtudes, consciência moral e ética para inverter a criminalidade, a crise social e financeira.

Entretanto, é importante ressaltar que não se pode generalizar, pois dentro desta mesma sociedade com queda virtuosa de valores, existem pessoas íntegras que priorizam os valores éticos e morais, e fazem desta sua razão para agir e decidir, envergonhando-se dos atos e ações imorais e antiéticos. (NICKELE, 2012)

1.3 O MEIO PROFISSIONAL E EMPRESARIAL

A ética profissional e empresarial, atualmente é de suma importância no relacionamento e base de conduta para ambos os lados envolvidos, pois integra e transparece os valores morais e éticos necessários para uma conscientização e compromisso da organização e do profissional.

Cada profissional tem regido seu código de ética, para ter subsidio do que é justo, dever e obrigação, além de um suporte para poder analisar, decidir e proceder na organização com intuito de harmonizar a convivência social e individual.

O código de ética profissional, além de ser um meio de auxilio ao profissional, serve para regularizar e conduzir o cumprimento das normas regidas pelo órgão responsável, podendo este ser fiscalizado e penalizado caso o profissional não esteja respeitando tais regras.

II - O exercício da profissão de Administrador implica em compromisso moral com o indivíduo, cliente, empregador, organização e com a sociedade, impondo deveres e responsabilidades indelegáveis. III - O Código de Ética Profissional do Administrador (CEPA) é o guia orientador e estimulador de novos comportamentos e está fundamentado em um conceito de ética direcionado para o desenvolvimento, servindo simultaneamente de estímulo e parâmetro para que o Administrador amplie sua capacidade de pensar, visualize seu papel e torne sua ação mais eficaz diante da sociedade. (CÓDIGO DE ETICA DO ADMINISTRADOR)

A ética empresarial, pode se dizer ser o valor ético regido na organização e utilizado como o comportamento desta, juntamente com os princípios dos valores morais e éticos de seus colaboradores, em prol de zelar uma reputação e atingir resultados positivos. (MOREIRA, 1999)

2 AMOR SEM ESCALAS

2.1 SINOPSE

Amor Sem Escalas é um filme que se passa nos “ares”, em aeroportos, e hotéis, em virtude do personagem principal, Ryan.

Ryan Bingham (George Clooney) é um homem que adora sua profissão, viajar o mundo todo para demitir pessoas em massa, as quais não conhecem, para gestores que não tem tal coragem e temem as reações dos envolvidos.

Em conseqüência de tantas viagens acaba por ter o “céu” como lar, e a sua casa como um simples local para entrega da correspondência. É um homem frio e calculista, que planeja cada detalhe para beneficio próprio. É muito habilidoso e consegue separar suas emoções sem nenhuma dificuldade; Compromisso e fidelidade são palavras que somente atuam em dois seguimentos de sua vida: Trabalho e companhias aéreas. Tem um propósito de vida, ganhar um cartão especial, acumulando milhas, e ser o sétimo a obter esse beneficio.

Quando a personagem Natalie Keener (Anna Kendrick) surge ao filme, uma recém formada, contratada pela empresa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com