TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Letramento E Alfabetização

Trabalho Universitário: ATPS Letramento E Alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Pedagogia

Atividade Avaliativa - ATPS

Letramento e Alfabetização

Profa.Kate de Oliveira Kumada

GIOVANA RODRIGUES MADONIA PIMENTA RA:7376580849

NATÁLIA LOURENÇON OLIVEIRA RA:7530567731

CAROLINE ZUCCHI ALMEIDA SANTOS RA:7924689913

EDIMIRIAM DE SOUZA ASSIS RA: 7581597969

LEILAMAR MELO DOS SANTOS RA: 7535609950

JUNDIAÍ / SP

2014

GIOVANA RODRIGUES MADONIA PIMENTA RA:7376580849

NATÁLIA LOURENÇON OLIVEIRA RA:7530567731

CAROLINE ZUCCHI ALMEIDA SANTOS RA:7924689913

EDIMIRIAM DE SOUZA ASSIS RA:7581597969

LEILAMAR MELO DOS SANTOS RA:7535609950

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD Kate Oliveira Kumada

Professor tutor presencial Raquel Clarice Souto Oliveira

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Letramento e Alfabetização para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Jundiaí /SP

2014

1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho, apresentaremos vários tipos de textos que abordam a temática Letramento para os alunos em processo de alfabetização inicial através da elaboração de uma coletânea de textos. Além da coletânea, apresentaremos também, propostas de atividades referentes ás práticas que envolvem a temática Letramento.

Assim, esperamos que o leitor compreenda a real importância do processo de alfabetização da criança, compreendendo assim as diferentes metodologias e práticas que podem ser utilizadas nessa etapa do processo de ensino-aprendizagem da criança.

2. DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

Pressupostos que envolvem os conceitos de letramento e alfabetização

Neste trabalho, foi possível compreender melhor os pressupostos que envolvem os conceitos letramento e alfabetização. Ao compartilharmos com o grupo, algumas de nossas experiências sobre essa faze na vida das crianças, o que se destacou foram as coincidências como: todas foram alfabetizadas durante a educação infantil, com 5 anos, e todas trazemos boas recordações como os jogos de encaixe com letras que os professores costumavam dar, kits com as letras do alfabeto completo para que formassem palavras a vontade, letras grandes num papel para que pudéssemos pintar, os professores sempre muito carinhosos, interessados e dispostos a ajudar cada um dá sua maneira, transmitindo confiança para que pudéssemos aprender.

Cada uma de nós, completou a frase: “Estar alfabetizado é ...”

É compreender o mundo e poder esperar isso do mundo também, através de uma boa leitura e uma boa escrita, pode-se ir longe sem sair de casa. (Edimiriam)

É poder interpretar e se expressar com liberdade. (Natália)

É não ter fronteiras. (Carolina)

Estar alfabetizado é ter a chance de conhecer o mundo, a cada dia conhecer algo novo e ter diferentes possibilidades na vida. (Giovana)

É compreender o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever com autonomia, textos de circulação social. (Leilamar)

Afinal, estar alfabetizado, vai muito além do simples ato de ler e escrever. Estar alfabetizado é saber ler e escrever, é “brincar” com as letras, formar palavras, frases, textos, transmitir ideias, e sentimentos. E além de tudo, exige habilidade de coordenação motora fina. “Ninguém escreve se não escrever”. (Paulo Freire,1993, p.267)

Com a junção do significado de algumas palavras, tais como: decodificar; ler; escrever; autonomamente; aprendizagem e conhecimento; temos as seguintes definições: ao entendermos os símbolos, os mesmos usamos para nos comunicarmos, ao ler, nós interpretamos um conjunto de informações presentes (em livros, revistas, etc.), uma interpretação pessoal, ao escrever estamos agindo por si só, a aprendizagem é o ato ou efeito de aprender e conhecimento é ter ideias, ou noção de alguma coisa.

ETAPA 2

Compreensão sobre a concepção de texto e a relevância dos usos da linguagem escrita e oral

Abaixo, apresentamos as principais características de alguns gêneros textuais:

Conto: narrativa curta, espaço e tempo são reduzidos, apresenta poucos personagens.

Fabula: gênero narrativo popular, sua finalidade é discursiva, relatar aspectos inerentes a conduta humana, existência de personagens, finaliza-se com ensinamento moral levando a uma reflexão.

História em quadrinhos: características semelhantes a narração, como personagens, espaço e tempo, sobretudo pelo enredo se caracterizar por uma sequência de ações, o que difere é que o diálogo é retratado de forma direta, representado em forma de balões, as imagens representam papel de destaque.

Lenda: narrativa, o objetivo é explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, uma mistura de fatos reais e imaginários, historias e fantasias.

Poesia: gênero literário, caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa, é a manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras.

Segue abaixo, modelos de atividades que utilizam textos reais, significativos do cotidiano infantil (musicas, parlendas, poesias, contos), e alfabetização que utilizam silabação (textos cartilhados).

ETAPA 3

Relevância da leitura para o processo de alfabetização e letramento e percepção sobre a relação entre qualidade do texto e a atenção das crianças durante a leitura

O trabalho com textos na alfabetização constitui uma metodologia adequada para enfocar esses dois aspectos da aprendizagem da língua escrita, a Alfabetização e o Letramento, pois que o desafio de tornar o aluno alfabetizado e letrado decorre da contextualização dos usos da escrita nas diferentes situações do cotidiano.

Portanto, a alfabetização na perspectiva do letramento deve evidenciar a importância do trabalho com os diversos gêneros textuais, com base nos diferentes suportes de leitura, tendo em vista proporcionar ao aluno a percepção das múltiplas formas de utilização da escrita para diferentes finalidades, a partir das situações de letramento presentes no cotidiano do aluno, uma vez que os textos apresentam situações comunicativas diferenciadas, possibilitando ao aluno compreender que a estrutura e a organização do texto estão relacionadas à função discursiva que exercem nas práticas cotidianas da realidade circundante, ou seja, uma carta, uma receita culinária, uma bula, um anúncio de jornal, um bilhete, um folheto informativo, dentre outros suportes textuais.

Atividade que envolva leitura e escrita de textos de memória:

Apresentar a parlenda em cartaz, ler com os alunos todos os dias colocando o dedo sobre cada palavra do texto.

Estimular o aluno a fazer a leitura colocando o dedinho sobre cada palavra do texto.

GALINHA CHOCA

COMEU MINHOCA

SAIU PULANDO

FEITO PIPOCA

ATIVIDADE:

ETAPA 4

A relevância de o adulto ler para a criança, de a criança viver num mundo de leitura, além de propiciar sua conscientização sobre a importância do trabalho com diferentes gêneros textuais

A importância de o adulto ler para a criança se dá a partir do momento em que o primeiro contato da criança com textos é feito em geral, oralmente. É pela voz do adulto que a criança escuta a história que lhe está sendo apresentada. É através de uma história que a criança descobre outros lugares, outros jeitos de agir e pensar e assim começa a se tornar uma criança criativa, começa a adquirir conhecimentos e se tornar crítica, capaz de pensar, agir, questionar, etc.

Abaixo, apresentamos uma atividade a ser desenvolvida com as crianças,após trabalhar a história da Dona Baratinha:

3. CONCLUSÃO

Ao término deste trabalho, concluímos que a alfabetização é um processo contínuo de aprendizagem. Concluímos também que alfabetização é quando há a decodificação dos códigos, é o que leva a aquisição do alfabeto. Já o letramento são os símbolos, ou seja, é todo conhecimento adquirido sem frequentar a escola. Pudemos concluir também, que o processo de alfabetização requer muita atenção, dedicação e capacidade do educador para selecionar as atividades a determinado grupo de alunos.Verificamos e definimos os gêneros textuais, tais quais o conto, a fábula, a história em quadrinhos, a lenda e a poesia.

Enfim, a alfabetização é um processo de ensino-aprendizagem que abre várias portas para o conhecimento, assim, sendo indispensável que a criança passe por esse processo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento.3.ed. São Paulo: Contexto, 2009.

http://textosdaprofessoramariasimoes.blogspot.com.br/2010/04/importancia-da-crianca-ouvir-historias.html Acesso em 25/10/2014

http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/30/artigo219556-1.asp Acesso em 25/10/2014

...

Baixar como  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »