TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - O Direito Empresarial

Por:   •  28/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.374 Palavras (22 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 22

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

ATPS “Aspectos Legais da Empresa o novo direito empresarial”

Atividade Avaliativa – ATPS

Direito Empresarial

[pic 1]

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD:

Tutor Presencial

Professora Tutora a Distância:

[pic 2][pic 3]

Introdução

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a existência do principio da função social do trabalho fazendo sua conceituação e demonstrando sua importância  para o desenvolvimento mais justo .

O trabalho tem por objetivo discutir a possibilidade de se enquadrar o principio e capacidade contributiva como fonte de direitos fundamentais do contribuinte.

As modificações históricas do conceito tornam difícil de limitá-los ainda nos dias de hoje já que a própria expressão ‘direitos fundamentais’ não é a única tendo sido apenas uma das utilizadas ao longo dos anos para expressar o que entendemos como direitos fundamentais.

As expressões mais utilizadas cumpre analizar: direitos naturais, direitos humanos, direitos individuais, direitos públicos subjetivos, direitos da personalidade situações funcionais.

A relevância do assunto é conteporâneo visto que o Estado tem delegado a iniciativa privada por meio de transações e preceitos legais, o atendimento às deficiências básicas e mínimas para assegurar a dignidade humana estabelecida como principio pela Constituição Federal.

Por outro lado será traçado um paronama do efetivo interesse da empresa em assumir certos encargos e obrigações sociais que possibilitem a conquista do mercado quer seja pelo lucro ou pelo capital, visto que na essência nosso sistema econômico tende logicamente a exercer atividades de produção e desenvolvimento empresarial por ser o regime constitucional brasileiro exclusivamente capitalista protegido pelo principio fundamental da livre iniciativa.      

Os conceitos de Direito Comercial

ANAN JR., Pedro; MARION, José Carlos - 2012 (PLT 372)

Direito comercial é o ramo do direito que se encarrega das  regulamentação e das relações vinculadas às pessoas, aos actos, aos locais e aos contratos do comércio.Esse ramo cuida dos direito privado de conjunto de normas relativas aos comerciantes no exercício da sua profissão.

No geral podemos classificar que a aréa do direito regula o exercício da atividade comercial, podendo fazer distinção entre dois critérios dentro do direito comercial.

O critério objectivo  que diz respeito aos comércio em si mesmos, que em contrapartida, esse  critério relaciona-se com as pessoas que desempenha a função de comerciante.

O direito comercial podemos classificar que não é estático, uma vez que se adapta às necessidades mutáveis das empresas, dentro do  mercado e da sociedade em geral, respeitando cinco princípios básicos que são: direito profissional, individualista , consuetudinário , progressivo  e internacionalizado.

Por fim entendemos que o direito comercial visa estruturar  a  organização empresarial moderna e regular o estatuto jurídico do empresário, tendo um entendimento que a pessoa que realiza o aspecto dentro  do  comércio. Por outro lado, classifica o comércio como sendo   aqueles que são levados a cabo com a finalidade de obter lucro.

Conceitos do Direito Empresarial

 

  • Empresa 

O conceito de empresa, se trata de uma atividade  econômica  organizada para a produção ou  a circulação de bens ou de serviços.O  critério para caracterizar uma empresa usaremos o nível de complexidade da atividade exercida, caso venha houver necessidade de uma real gestão dos meio de produção , além da presença dos fatores risco e do objetivo de lucro dentro de uma empresa.

 

  • Estabelecimento

É o instrumento entre  o empresário para com  o exercício da atividade econômica, formado por um conjunto de bens corpóreos e incorpóreos utilizados pelo empresário dentro da gestão de  atividade da  empresa.

  • Marca

A marca é o sinal que indentifica o produto ao cliente, chamando a atenção e identificando o produto ou serviço prestado pelo empresário. Deve ser protegida no âmbito nacional como uma forma de preservar  o  produtos e  diferenciar dos serviços de diferentes empresários, com isso tem como prazo exclusivo a marca protegida do fornecedor mediante  um registro no INPI, que é de 10 anos e  com renovação ilimitada e esta marca recebe o  renome, mesmo quando não registradas e tem uma  proteção.

 

  • Empresário

O empresário é o que exerce uma empresa, de maneira técnica e organizada, pode ser um empresário individual como também atuar em um grupo de  sociedades  empresárial.

Podemos abordar brevemente o conceito de empresário individual de responsabilidade limitada,  também lembraremos que o empresário é aquele que dirige a atividade de empresa tendo a visão: do lucro e assumindo riscos, atuando como uma sociedade fictícia, criada por  pessoas físicas que passara a  ser efetivamente a pessoa jurídica de direito privado , as pessoas físicas serão sócias e não empresárias.

 

  • Empresário Individual

Nada mais é do que uma  pessoa  física e não  jurídica, mesmo  sendo comparados  para fins tributários. Nesse caso não há diferença para  o  patrimônio da empresa individual  do empresário, que causa uma consequência direta para que não venha ser criada  uma nova personalidade, simplificando  o empresário individual  se estiver devendo uma quantia essa será cobrada em seu patrimônio pessoal, ou  também  pode ser cobrado no capital da firma individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (268.8 Kb)   docx (415.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com