TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Pesquisas Acadêmicas: ATPS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

2. ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL

De acordo com alguns especialistas negociar salário atualmente é um processo delicado e que exige do profissional preparo, objetividade, e firmeza no que se esta pleiteando como remuneração ou aumento.

É preciso ser sincero e dizer o quanto a questão salarial é importante, mas enfatizar também questões como a oportunidade de estar trabalhando na empresa.

Quando se pretende pleitear um aumento salarial é necessário estar preparado (a) para receber uma resposta negativa, caso contrário não terá argumentos para negociar a remuneração pretendida. É necessário fazer uma pesquisa de mercado, levando em conta as necessidades, bem como argumentar sobre preparação e capacitação para o cargo, dedicação para com a empresa e estar munido com dados que comprovem o desempenho pessoal no trabalho e os resultados que proporciona para a empresa. Durante a preparação para a negociação é preciso levantar informações importantes e definir quais usará na conversa e como. Um ponto positivo a favor também é levar em consideração a situação financeira da empresa.

Apresentar projetos a serem realizados nos próximos meses, demonstrar entusiasmo e potencial para chegar aos resultados desejados também são fatores de fundamental importância. Nesta hora é interessante a apresentação de um novo currículo mostrando as qualificações adquiridas nos últimos anos. Conversar sobre novas habilidades apreendidas, cursos realizados e o desejo de usar todo esse potencial em favor da organização são argumentos de suma importância para o processo de negociação. Às vezes tentar negociar não um aumento de salário, mas o investimento da empresa em você através de cursos de pós-graduação também pode ser uma boa opção, assim você demonstra interesse no desenvolvimento da carreira, realiza cursos financiados por ela e no futuro será remunerado por isso.

A preparação de um plano de ação claro, sempre o ajudará na negociação, pois poderá lhe servir para provar ao chefe por A+B que sua proposta no momento é a mais elaborada e planejada, portanto, a melhor entre as tantas que ele possa sugerir. Nessa etapa é fundamental pensar sobre as possíveis reações do chefe, para poder elaborar as contrapropostas.

Não haja precipitadamente, controle a ansiedade, sempre haverá tempo para analisar a proposta e responder adequadamente.

As principais armas a se utilizar são a informação e o conhecimento. Quem tem mais acesso a informação, consequentemente terá mais poder, e daí utilizar-se disso. Para tanto é necessário analisar seu desempenho e registrar os pontos positivos em um diário para se ter informações valiosas durante a arte de negociar.

Não use argumentos de âmbito pessoal, tais como amizade com o chefe, dificuldades financeiras, cobranças da família e outros problemas que não competem ao seu chefe, afinal seus problemas não podem ser transferidos a ele. Nunca toque no assunto com seu chefe na frente de colegas, pois este assunto é particular e só interessa a você. Procure marcar uma reunião apara tratar do assunto exclusivamente com ele.

Usando corretamente as informações e conhecimentos que você possui já estará preparado (a) para o caso de receber uma resposta negativa, afinal de contas uma resposta negativa também faz parte de uma negociação.

Uma reação sensata nessa situação é reanalisar o cenário e traçar uma nova estratégia de negociação se possível, porém cabe ressaltar que devemos analisar como estar o ânimo da outra parte, afinal de contas estamos negociando aumento de salário e não uma possível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com