TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Sistemica

Artigos Científicos: Abordagem Sistemica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/12/2013  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem sistémica

''Um sistema é um "todo organizado e unido, composto por duas ou mais partes interdependentes, componentes ou subsistemas, e delimitado por fronteiras identificáveis do seu macro-sistema ambiental". Esta definição abarca um conjunto amplo de realidades. O corpo humano é um sistema, tal como o Sistema Solar, um ecossistema ou uma organização. Foi este carácter pluridisciplinar que fascinou Ludwig von Bertalanffy quando estabeleceu a sua Teoria Geral dos Sistemas, chegando a afirmar que "na ciência moderna, a interacção dinâmica é o problema básico em todos os campos" . Trata-se da constatação de um facto que parece simples: vivemos num mundo de sistemas interdependentes. ''

A Abordagem Sistémica da Gestão (ou Teoria de Sistemas) surgiu, juntamente com a Abordagem Contingencial, na sequência da detecção de diversas limitações das escolas de gestão anteriores, nomeadamente as Escola Clássica e a Escola Comportamental.

O pressuposto que serviu de base à Abordagem Sistémica da Gestão foi o de que, numa organização, as pessoas, as tarefas e a gestão são interdependentes e são componentes de um sistema que é a própria organização; tal como num sistema orgânico, qualquer mudança numa das partes afecta obrigatoriamente as restantes.

É uma forma de olhar a organizaçao como um todo, as suas convicçoes com o

meio envolvente e as relaçoes entre as suas componentes e subsistemas.

Esses subsistemas sao um conjunto de partes interrelacionas, cujo funcionamento é norteado e unificado por um determinado proposito comum, sao compostos por inputs (pessoas, capitais, tecnologia e informaçao), processos de transformaçao e mecanismos de feedback.

Além de identificar a organização como um sistema, a Abordagem Sistémica foi ainda mais longe ao considerá-la como um sistema aberto a influências de e para o exterior. Daqui surge uma nova forma de pensamento para identificação dos problemas e suas causas e avaliação do impacto das diversas alternativas de solução.

Ao adoptar uma abordagem sistémica, a Teoria da Gestão tinha que começar por identificar os subsistemas principais que compõem o sistema empresarial. Cada organização tem um subsistema de objectivos e valores. Sendo a empresa um subsistema da sociedade onde se insere, é natural que uma boa parte dos seus valores sejam determinados pelo contexto em que se insere. Este subsistema inclui a cultura e os objectivos globais, de grupo ou individuais. Outro componente relevante é o subsistema técnico, que integra o conhecimento necessário ao desempenho do papel produtivo da empresa, bem como a tecnologia envolvida. O subsistema psicossocial compreende os factores que influenciam o comportamento individual, como a motivação, as dinâmicas de grupo, a liderança, a comunicação ou as relações interpessoais. Quanto ao subsistema de estrutura, este inclui os meios de divisão e coordenação da organização, estabelecendo as relações formais de autoridade, comunicação e trabalho. Por último, o subsistema de gestão envolve os outros quatro, estabelecendo os objectivos, planeando, desenhando a estrutura e implementando sistemas de controlo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com