TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abril Despedaçado (resenha)

Artigo: Abril Despedaçado (resenha). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 3

O que é cultura e como ela se apresenta no filme?

Cultura, segundo Edward Tylor é todo complexo de conhecimentos, crenças, arte, leis, moral, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelos indivíduos. No filme Abril Despedaçado ela se apresenta como uma mistura de crença, moral e costume das famílias Ferreira e Breves que vivem em uma tradicional disputa de terras e defesa de suas honras.

O filme é contado por "menino" mais tarde chamado de Pacu, a história se passa no sertão do nordeste brasileiro, no ano de 1910 e narra a disputa de poderes(quem pode mais) de duas famílias rivais que vivem em permanente guerra familiar.

De um lado a família Breves, que vive da fabricação artesanal de rapadura, de outro os Ferreira, família de mais poderes aquisitivos acusados de ocuparem a terra dos Breves. Cada membro da família é predestinado a se vingar de outro da família rival.

Essa vingança começa sendo apresentada no filme com a obrigação que Tonho tem, ele deve matar um Ferreira para vingar a morte de seu irmão Inácio que ja teve o sangue de sua camisa amarelado, e no costume deles, o sangue amarelado da camisa, singnifica que chegou a hora da vingança.

Tonho cumpre sua obrigação e pede trégua, mas nao é atendido e começa a ter seu tempo contado para sua morte, passa a ter somente o prazo de o sangue da camisa presa no varal amarelar. Enquanto essa cena se passa, Menino espera ansiosamente pela volta do irmão tonho, quando passa no caminho de sua casa uma circense que esta a procura do vilarejo e lhe presenteia com um livro.

Menino, por não saber ler começa a imaginar histórias com as gravuras do livro, começa a sonhar com uma vida diferente. Tonho então chega e é recebido com alegria pelo irmão.

Sabendo que lhe restam poucos dias de vida, Tonho continua em sua rotina, ajudando a família na manutenção de seu sustento. Um dia quando vai ao vilarejo vender rapaduras para o comerciante, vê Clara, a mesma circense que deu o livro à seu irmão Menino e qual ele chama de Sereia.

Tonho fica encantado com a arte do circo e conta a Menino que a noite haverá um espetáculo, o mesmo sente vontade de ir, mas os dois sabem que não terão a permissão do pai. Menino faz então a citação mais importante do filme, quando fala para o irmão "A gente é igual boi, roda, roda e não sai do lugar" que significa que apesar de os dias passarem, a vida deles seguia a mesma coisa de sempre e nunca nada mudava, eles tinham perdido o sentido de viver e sonhar.

Tocado pelo irmão, Tonho decide leva-lo escondido ao circo. Lá se encanta por Clara e vice-versa, é nesse mesmo momento que Menino é apelidado de Pacu pelo companheiro circense de Clara.

De volta pra casa, Tonho enfrenta seu pai que os espera furioso pelo desrespeito aos mortos da casa, Tonho pela primeira vez se impõe e leva chicotadas de seu pai. Pacu observa tudo e incentiva o irmão a fugir de sua tradição para nao ser morto e ter oportunidade de viver todos os seus sonhos.

Tonho foge de sua sina e por um erro da visão míope de um Ferreira, Pacu é morto em seu lugar. Ali, o menino representa o fim de toda essa tradição, já que acabaram-se todos os filhos da família Breves, não tem mais quem matar ou quem se vingar.

Contudo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com