TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao

Casos: Administracao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  1.588 Visualizações

Página 1 de 3

Como a noção de cadeias produtivas e de suprimentos pode ser utilizada para melhorar o desempenho de uma empresa? (valor de 1,25 pontos).

A gestão da cadeia produtiva e de suprimentos, tema que tem tido maior destaque nos últimos anos, prega que as empresas devem gerenciar os fluxos físico, monetário e de informações, através dos quais elas se relacionam com fornecedores e clientes, como se todas essas organizações relacionadas fossem uma só entidade, buscando juntas a satisfação do cliente final da cadeia. Nesse sentido, o próprio foco do desempenho empresarial amplia-se, pois é preciso considerar também as cadeias produtivas e de suprimentos das quais uma empresa faz parte, já que o desempenho de uma empresa individualmente pode ser insuficiente para que o cliente final, que é o foco dessa grande organização multi-empresarial, seja satisfeito. As empresas definem suas estratégias competitivas e funcionais, visando obter vantagem competitiva de maneira objetiva. O SCM introduziu uma mudança ao ponto de vista da competitividade, baseando a competição nas cadeias produtivas, diferente da administração tradicional, que se baseia apenas no nível das unidades de negócio, através de práticas como o "outsourcing" e o "benchmarking", que surgiram para inovar os processos dentro da administração. Esses diferenciais são buscados com as mais importantes funções da administração de materiais está no controle de níveis de estoque, pois com ela se pode ter o controle de seus recursos afim de que seja compatível com sua demanda esperada. Isso significa uma melhor utilização dos recursos e um menor custo. Para isso, é necessária a cadeia de produtiva e de suprimentos estar adaptável e alinhada as mudanças do mercado para se obter a vantagem competitiva, dessa forma é essencial a otimização da cadeia produtiva e de suprimentos nessa nova era de competição globalizada tração de materiais, visando buscar diferenciais em relação aos seus concorrentes.

QUESTÃO 06. (Referente a aula 6).

Just in time é uma filosofia de apoio à produção, criadas pela Toyota (Sistema Toyota de Produção. Destaque os fundamentos básicos do sistema JIT. (valor de 1,25 pontos).

Os conceitos associados ao JIT são atualmente usados no sector produtivo, e podem e devem ser usados noutros sectores de atividade.

O JIT passa a ser uma abordagem disciplinada, que visa aprimorar a produtividade global e eliminar os desperdícios. Ele possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como fornecimento apenas da quantidade necessária de componentes, na qualidade correta, no momento e locais corretos, utilizando o mínimo de instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos, sendo dependente do balanço entre flexibilidade do fornecedor e flexibilidade do usuário. O sistema Just-in-time/Kanban freqüentemente é associado a uma política de redução de estoque de matérias-primas através da sua entrega em intervalos e lotes menores. Na realidade, o sistema é muito mais abrangente do que essa característica “externa”. Internamente a fábrica, há mudanças do trabalho e do sistema de informações. De uma maneira geral, dois são os princípios deste sistema de produtividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com