TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Cargos E Salarios Etapa 1 E 2

Casos: Administração De Cargos E Salarios Etapa 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 4

Etapa 1.

Passo 1.

Afinal salário é fator motivador?

A motivação do funcionário não esta ligada somente ao salario, estudando algumas teorias importantes sobre motivação (Maslow,Herzberg,Mac clelland) conseguimos entender melhor que a remuneração do funcionário não é o único fator motivacional, ele é uma importante fonte de motivação, mais não única, podemos esclarecer que o salario é o meio e não o fim.

O funcionário quando bem remunerado consegue satisfazer suas necessidades básicas, fisiológicas e pode também realizar as suas necessidades pessoais, de auto realização, desejos e objetivos mais que dentro da companhia não será a tangibilidade de sua motivação. Uma empresa com uma estrutura de cargos e salários bem elaboradora tem grandes chances de reter seus talentos, mais não pode contar apenas com esse fator.

Salario é fator motivador, porem não é único e exclusivo, é palco de discussões sobre o tema, visto que vivemos impulsionado no capitalismo, onde dinheiro “fala mais alto”, mais as companhia não deve adotar esse discurso e sim traçar planos onde salario possa ser importante, motivador mais que não seja único fator da empresa.

Passo 2.

Definição sobre salario:

Salário é a contraprestação devida pelo empregador em função do serviço prestado pelo empregado. Objetivamente, salário é o preço da força de trabalho que o empregado coloca à disposição do empregador através do contrato de trabalho. Seu valor é determinado pelo mercado de trabalho, em função da demanda de mão-de-obra. Assim, o salário tem o seu valor fixado de acordo com a lei da oferta e da procura, sempre respeitado o mínimo legal. O salário deve constar obrigatoriamente do contrato de trabalho.

O salário não é devido tão-somente pela contraprestação do serviço, mas também pelo tempo em que o empregado fica à disposição do empregador.

Definição sobre as teorias motivacionais.

Abraham Maslow (Teoria das necessidades) adepto da psicologia humanista, a motivação está diretamente ligada à satisfação de necessidades; sua proposta de hierarquia de tipos de necessidades, conhecida como Pirâmide de Maslow, pode ser resumida assim:

Na base da pirâmide nós temos necessidades indispensáveis à vida, chamadas de necessidades primárias, como a satisfação de necessidades fisiológicas básicas do corpo físico (respiração, comida, água, etc.);

Logo acima vem a necessidade de segurança, de amor e relacionamentos e de estima; por último, no grau mais refinado, vêm as necessidades de realização pessoal; estas são chamadas de necessidades secundárias. As necessidades primárias são atendidas externamente (comida, roupa, dinheiro, etc.); as necessidades secundárias são atendidas internamente (sensações de afeto, autoestima, realização pessoal).

David McClelland (Teoria das Necessidades Adquiridas): Conhecida como Teoria de R.A.P. (realização, associação e poder) ou Teoria da Necessidade Aprendida, ou ainda Teoria da Motivação pelo Êxito e/ou Medo. Ela parte do principio de que as pessoas são motivadas por três necessidades básicas: realização, associação e poder.

Essas necessidades são desenvolvidas pelo indivíduo a partir da sua experiência de vida e de suas interações com outros indivíduos e com o ambiente:

Frederick Herzberg (Teoria dos dois fatores): Ao contrário de outros teóricos do campo motivacional, que buscam uma explicação geral dos mecanismos da motivação humana, Herzberg concentrou seus estudos na análise das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa. Pode ser resumido da seguinte maneira: há duas classes distintas de fatores que condicionam o comportamento e o grau de satisfação dos funcionários de uma empresa; a primeira classe Herzberg chama de fatores higiênicos; a segunda de fatores motivacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com