TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Recursos Humanos

Artigo: Administração De Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  5.520 Palavras (23 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 23

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. GESTÃO DE PESSOAS E A MUDANÇA ORGANIZACIONAL 4

2. ALINHANDO A TEORIA À PRÁTICA 6

2.1 Sobre a empresa 6

2.1.1 Questionário Diretivo ao Gestor 7

3. ESTUDO DOS ELEMENTOS DA GESTÃO DE PESSOAS 9

3.1 O Plano de Ação 11

4. RELAÇÃO ENTRE EMPREGADOR E EMPREGADO 14

4.1 Higiene e Segurança no Trabalho 15

4.2 Plano de Ação Estratégico 16

CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

INTRODUÇÃO

A Gestão de Pessoas é uma área que tem mais passado transformações nos últimos tempos. Essa transformação ocorreu principalmente na relação de pessoas. Anteriormente valorizava-se somente o capital econômico, hoje os olhos já estão sendo mais direcionados ao capital humano.

A pesquisa a seguir vem tratando principalmente a respeito do capital humano, visando o ser humano como ativador de conhecimento e criatividade e como parceiro dentro da Empresa e não somente como Empregado.

Nos dias atuais as Empresas precisam direcionar mais a valorização dos funcionários, pois dessa forma pode-se obter um maior retorno de lucratividade, onde ambas as partes podem fazer uma parceria de sucesso.

Iremos apresentar a Empresa Microcon TVT Eireli-EPP, uma Empresa de Pequeno Porte situada na cidade de Jacareí, que atua no segmento de telecomunicações, e como a Empresa atua no mercado e com o trato com seus funcionários. Foi desenvolvido um Plano de Ação para a Empresa, onde teremos a oportunidade de apresentar também nesta pesquisa.

A capacitação de funcionários, através de cursos ou palestras motivacionais dentro da Empresa tem sido algo muito relevante, esse tipo de investimento traz um grande retorno, pois dessa forma o funcionário pode trabalhar de forma mais precisa e motivadora.

Focamos nesta pesquisa a importância do bom relacionamento entre Empregado e Empregador e da importância da higiene, segurança do trabalho e valorização, como aspectos fundamentais para um ambiente acolhedor e de sucesso.

1. GESTÃO DE PESSOAS E A MUDANÇA ORGANIZACIONAL

Devido a globalização, as mudanças organizacionais e a gestão de pessoas representam uma superação do modelo Taylorita-fordista com a adoção de princípios de flexibilidade e adaptabilidade. Inclui também a descoberta dos aspectos simbólicos e culturais das organizações. De acordo com CHIAVENATO (2014), falar de gestão de pessoas é falar de gente, de mentalidade, de vitalidade, ação e pró-ação. A gestão de pessoas é uma das áreas que mais tem sofrido mudanças e transformações nos últimos anos. Na prática, a mudança organizacional ocorreu especialmente na relação das pessoas, pois onde somente o capital econômico era valorizado passou-se para a valorização do capital humano. Ou seja, a relação entre empresas e mercados foi responsável pelo maior fluxo de mudanças, que são elas: do comando para a orientação; da era industrial para a era da informação; da rigidez para a flexibilidade; da atividade solitária para a atividade solidária; do tempo integral para o tempo parcial; do trabalho manual para o cerebral; da especialização para a multifuncionalidade; do foco no produto para o foco no cliente; de gerentes para líderes ou gestores; de Recursos Humanos para parceiros de negócios, do capital financeiro para o capital intelectual entre outras. Os consumidores tornam-se mais exigentes, um número cada vez maior de competidores chega a cada dia ao mercado, o ciclo de vida dos produtos reduz, a força de trabalho requer novo tipo de tratamento a velocidade torna-se fundamental. Em termos gerais, acredita-se que a organização do futuro estará mais voltada para os clientes, colocando no plano central a questão da qualidade de seus produtos e serviços. Surge então o Conceito de Gestão de Pessoas como uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização.

A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:

As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.

As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.

As pessoas como parceiras da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios). Postura proativa, comprometimento, responsabilidade são características de parceiros.

Pelo fato de grandes mudanças que ocorrem com as pessoas, passam a necessitarem cada vez mais de informação e, tecnologia se torna uma ferramenta essencial para o processo, devido às tendências do mercado atual. Um dos impactos percebido foi o desemprego, pois muitas pessoas não conseguiram acompanhar com tanta agilidade essas mudanças. Contudo, terá uma relação mais próxima com a comunidade, assumindo uma postura de maior responsabilidade, as organizações e as pessoas percebem por questões estratégicas que devem preservar e cuidar do meio ambiente e da comunidade, ser responsavelmente social e renovando esses valores tornam-se mais competitivas.

Com a análise do filme “Tempos Modernos”, vemos o retrato do modo de vida após a crise, de 1929, onde pessoas muito ricas passaram, da noite para o dia, para a classe pobre. O número de falências de empresas foi enorme e o desemprego atingiu muitos trabalhadores.

Carlitos (Charles Chaplin), protagonista do filme, demonstra o trabalho na indústria naquela época. Durante a trama o personagem é despedido devido ao estresse do trabalho e em seguida internado em um hospital, porém quando sai de lá o que encontra é o desemprego, a fome e a miséria.

Como podemos observar, naquele tempo o funcionário não era valorizado, a empresa não se importava com o bem estar de seus funcionários, suas necessidades, sua saúde física e mental, sua qualificação profissional e muito menos com sua satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com