TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Artigos Científicos: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Com maior crescimento do número de empresas de médio e grande porte, devido ao desenvolvimento industrial, o homem ou o grupo de homens que administravam seus negócios sem a necessidade de planejamento, começaram a se sentir incapazes diante da multiplicidade de problemas.

Sentiram a partir de então a necessidade planejar financeiramente seus negócios para se alcançar suas metas e objetivos. Para se ter garantia das condições de caixa, lucros ou prejuízos que poderão adquirir, o planejamento financeiro é um guia de fundamental importância no curto ou longo prazo.

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

É o processo através do qual se calcula qual o financiamento necessário à continuidade das operações de uma empresa, onde se decide quando e como essa necessidade será financiada.

Há que se haver um procedimento sólido e confiável para estimar essas necessidades de financiamento ou a empresa tornar-se-á inadimplente se não tiver capacidade de pagar seus compromissos e obrigações contratuais. Portanto a falta de um planejamento sólido irá causar falta de liquidez com a consequente falência, mesmo que seus ativos totais, inclusive os não líquidos forem maior que os passivos. A administração necessita de um planejamento metódico para avaliar as futuras necessidades de financiamento, considerando que a época dos diferentes tipos de financiamento é crítica para o planejamento.

Fontes de financiamento incluem: dívidas de curto e longo prazo, ações ordinárias e preferenciais, lucros retidos, que são os lucros acumulados após o pagamento de impostos e dividendos, sendo uma fonte de financiamento especialmente desejável. A capacidade de expansão utilizando lucros retidos é sinal de solvência financeira e autossuficiência.

TIPOS DE PLANOS FINANCEIROS

1. Longo Prazo – Estratégicos

Planejamento para um futuro distante, com previsão de reflexos financeiros, num período entre dois e dez anos, com planos quinquenais, revistos periodicamente de acordo com informações significativas. Empresas com ciclos de produção curtos ou incertezas operacionais, tendem a adotar planejamento mais curtos. Os planos financeiros a longo prazo são estrategicamente integrados à produção, marketing e outros, utilizando-se de premissas e objetivos para orientar o alcance dos objetivos estratégicos. Focam os dispêndios de capital, ações de marketing, desenvolvimento de produtos, estrutura de capital e fontes de financiamento.

Entende-se por longo prazo o planejamento acima de um ano, com variações de empresa para empresa e tendem a ser subsidiados por inúmeros orçamentos e plano de lucros anuais. Algumas empresas elaboram planejamento de até vinte anos.

2. Curto Prazo – Operacionais

Ações planejadas para um período curto (um a dois anos), com previsão de seus reflexos financeiros. Seus insumos incluem: previsão de vendas, diversas formas de dados operacionais e financeiros. Os resultados mais importantes incluem diversos orçamentos operacionais. Orçamento de caixa e demonstrações financeiras projetadas. A partir das previsões de vendas são desenvolvidos os planos de produção considerando-se: tempo necessário para a produção do produto acabado, tipo e quantidades de matéria prima, estimando-se a necessidade de mão de obra direta, despesas gerais de fábrica, operacionais. Após essas estimativas prepara-se a DRE e o orçamento de caixa projetado após o que o balanço projetado pode ser finalmente desenvolvido.

No que se refere ao método de abordagem praticamente não há diferença entre os planejamentos a curto e longo prazo, diferem apenas quanto a forma de apresentação. Normalmente o planejamento de curto prazo é mais detalhado, com os elementos para controle interno da empresa e o longo prazo é feito anualmente em comparação a base mensal do curto prazo.

3. Planejamento Integral

Financeiramente falando, consiste a vincular os planos de administração financeira aos planos de produção e venda e atividades administrativas da empresa. O planejamento integral requer entrosamento entre a área financeira com base na estimativa das demais áreas da empresa.

O planejamento integral deve ser traçado em consonância com todos os executivos responsáveis pela política da empresa, considerando-se os seguintes estágios de trabalho:

- Demonstração dos futuros volumes de venda e produção.

- Determinação dos recursos humanos necessários

- Fixação das providências de cada setor da empresa, considerando-se as metas de vendas e produção

- Plano único para execução do plano integral.

CARACTERISTICAS DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

1. Indicação para o futuro

Um plano financeiro de curto ou longo prazo, guia o futuro comportamento da empresa, projeta as condições atuais ao futuro desconhecido e tem sido motivo de grandes decepções na avaliação do planejamento feito.

2. Flexibilidade na aplicação

A empresa deve se ajustar as novas condições de forma rápida e eficiente, face as flutuações frequentes, nesse processo que é parte integrante no mundo dos negócios.

Durante seu desenvolvimento, em condições de alterações bruscas e violentas do mercado os planos deverão ser rapidamente alterados, ou seja nenhum plano deve ser considerado imutável.

3. Participação direta dos responsáveis

Em qualquer área da administração empresarial, os princípios de responsabilidade e autoridade devem ser criteriosamente observados no planejamento e controle financeiro. Um plano imposto nunca dará resultado que um plano estudado, analisado, aprovado e aplicado por todos os envolvidos.

VANTAGENS DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

1. Disciplina nas operações

Com o plano financeiro expresso através de orçamento, com validade para um determinado período futuro, todos os colaboradores buscarão atingir os objetivos nele expressos. Deve haver avaliações periódicas dos resultados sempre tendo por base os valores orçados. Com este objetivo comum, aprimora-se a comunicação, propicia-se o trabalho e a equipe que trabalhara em equipe para atingi-lo.

2. Distinção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com