TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Trabalho Universitário: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 6

Planejamento da administração financeira

Planejamento da administração financeira é o processo por meio do qual se calcula quanto de financiamento é necessário para se dar continuidade às operações de uma companhia e se decide quando e como a necessidade de fundos será financiada. Sem um procedimento confiável para estimar as necessidades de financiamento, uma companhia pode acabar não tendo fundos suficientes para pagar por suas despesas, como por exemplo: juros sobre empréstimos, duplicadas a pagar, despesas de aluguel e despesas de serviços públicos. Uma empresa fica inadimplente se não for capaz de saldar suas obrigações contratuais. Portanto, a falta de um planejamento financeiro sólido pode causar falta de liquidez e, por isso, a falência – mesmo quando os ativos totais, incluindo ativos não líquidos, como o estoque, instalações e equipamentos, forem maiores que os passivos. A administração precisa ter métodos de planejamento financeiro para avaliar quais serão as necessidades futuras para financiamento. Devemos ressaltar que a época dos diferentes tipos de financiamento também interferem no planejamento financeiro.

O planejamento das finanças não visa apenas o sucesso financeiro, ele é relevante para o sucesso pessoal e profissional. O gerenciamento adequado das finanças é o diferencial entre sonhadores e realizadores. Por isso não devemos confundir planejamento Financeiro com Investimentos, esperar momentos de crise para aplicar o planejamento financeiro, esperar retornos irreais para seus investimentos ou tomar uma decisão financeira sem entender seus efeitos em sua situação financeira global. As fontes de financiamento incluem: dívidas de curto e de longo prazo, ações ordinárias e preferências, e lucros retidos. Esses, que são lucros acumulados após impostos e dividendo, são uma fonte de financiamento especialmente desejável. A capacidade de a empresa expandir suas operações usando os lucros retidos é sinal de solvência financeira, porque tais fundos tornam uma empresa financeiramente auto suficiente.

Tipos de Planos

Planos Financeiros a longo Prazo

São planejamentos que ultrapassam um ano. Esse prazo varia de empresa para empresa. O planejamento do período considerado como longo prazo pode ser de dois a cinco anos; algumas empresas elaboram planejamentos para até vinte anos.

Planejamento a longo prazo são ações planejadas para um futuro distante, acompanhadas da previsão de seus reflexos financeiros. Tais planos tendem a cobrir períodos de dois a dez anos, sendo comum o emprego de planos quinquenais que são revistos periodicamente à luz de novas informações significativas. Planos financeiros a longo prazo são parte de um plano estratégico integrado que, em conjunto com os planos de produção, marketing e outros, utilizam-se de uma série de argumentos e objetivos para orientar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos. Tais planos focalizam os dispêndios de capital, atividades de pesquisa e desenvolvimento, ações de marketing e de desenvolvimento de produtos, estrutura de capital e importantes fontes de financiamento. Deve-se incluir também a conclusão de projetos existentes, de linhas de produtos, ou ramos de negócios; reembolso ou amortização de dívidas e quaisquer aquisições planejadas. Tais planos tendem a ser subsidiados por inúmeros orçamentos e planos de lucro anuais.

Planos financeiros a Curto Prazo

Os planos financeiros a curto prazo são ações planejadas para um período curto (de um a dois anos) acompanhadas da previsão de seus reflexos financeiros. Os principais insumos incluem a previsão de vendas e várias formas de dados operacionais e financeiros; os resultados mais importantes incluem inúmeros orçamentos operacionais, o orçamento de caixa e demonstrações financeiras projetadas.

Praticamente não há diferença entre planejamento a longo e em curto prazo, no que tange ao método de abordagem. Os mesmos princípios são aplicados na determinação dos itens de venda, custo, despesas, do fluxo de caixa e dos itens do balanço. Diferem apenas quanto à forma de apresentação. Geralmente, o planejamento ao curto prazo é mais detalhado, contendo todos os elementos necessários para o controle interno da empresa. A projeção do planejamento em longo prazo é feita em base anual, em comparação à base mensal do planejamento em curto prazo. Um plano financeiro a curto ou em longo prazo serve de guia para futuro comportamento da empresa. É a projeção das condições atuais para o futuro desconhecido, poderá ser devidamente reajustadas, tendo em vista as novas condições de trabalho, previamente estimadas.

Planejamento Integral

O planejamento integral consiste em vincular todos os planos de administração financeira aos planos de produção e de venda, bem como às atividades administrativas da empresa. De fato, para se alcançar a meta empresarial, é extremamente importante a coordenação das forças de trabalho. Por tanto planejamento integral requer principalmente o entrosamento da área financeira, baseado nas estimativas das demais áreas da empresa. Neste sentido o planejamento integral deverás ser traçado em consonância com todos os executivos responsáveis pela política da empresa, observando-se em princípios, o seguintes estágios de trabalho:

• Determinação dos futuros volumes de venda e produção;

• Determinação dos recursos humanos necessários;

• Determinação das providências a serem tomadas por cada setor da empresa, levando-se em consideração os planos de vendas e de produção;

• Elaboração de um cronograma único, para a execução do plano integral.

Flexibilidade na aplicação do Planejamento

Como parte integrante do mundo dos negócios, onde as flutuações são frequentes, a empresa deve ter a capacidade de se ajustar às novas condições, de forma rápida e eficiente. Nenhum plano deve ser considerado imutável. Mesmo durante o seu desenvolvimento, se as condições de mercado sofrerem bruscas e violentas transformações, os planos da empresa deverão ser rapidamente alterados.

Participação direta dos responsáveis

Os responsáveis pela área administrativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com