TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira

Artigos Científicos: Administração Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

As pequenas empresas, tem uma grande importância no mercado, principalmente quando se focam num campo mais especifico, pequeno, mas que consegue atender muito bem a população, mas a maior dificuldade e se manter, ter um controle da sua economia, do estado financeiro, isso tudo nos deixa claro a falta do planejamento financeiro, com investimentos a curto prazo, e evitando o envolvimento a longo prazo, e valores numerosos numa linha de credito.

Uma microempresa, tem uma renda bruta anual, igual ou inferior de R$ 4333.755,14, com um total de funcionário na indústria e construção de até 10 pessoas, comercio e serviços 9.

Empresa de pequeno porte, uma renda bruta anual, superior a R$ 433.755,14. Indústria e construção de 20 a 99 pessoas, comercio e serviço 10 a 49 pessoas.

Essa classificação das empresas, vem auxiliar na liberação de credito, pelo governo federal, apoiando as micro e pequenas empresas, ajudando na evolução da sociedade por meio de fatores econômicos, sociais e até políticos.

Segundo Rattner apud Viapiana (2001), é um problema para a realização do estudo, para analisar o número de empregados ou valor do faturamento.

Segundo Morelli (1994), a mesma deixa claro a falta de confiança nos dados levantados por essas empresas de pequeno porte. Quantitativos falta de um sistema contábil organizado, pouca confiabilidade de alguns dados obtidos nos levantamentos, principalmente nos censos econômicos. Qualitativos forma de administração e a inserção no mercado, acesso ao mercado de capitais e inovações tecnológicas; existência de divisão do trabalho especializado; nível de especialização da mão-de-obra entre outros.

Segundo Matias e Lopes (2002), denomina os pontos fracos e fortes, que afetam o resultado final das micro e pequenas empresas. Pontos forte, maior flexibilidade devido a menor burocracia, agilidade nas tomadas de decisões devido ao número menor de pessoas, maior comunicação tornando assim o processo mais eficaz, maior comunicação entre funcionários, fornecedores, clientes e comunidade e a logística ponto forte dessas empresas. Pontos fracos, a má gestão, quebrando a maioria dessas empresas, por não terem conhecimento na área e não sabendo administrar o negócio, falta de recursos financeiros e dificuldade na obtenção de crédito, falta de profissionais qualificados, concorrência das grandes empresas, a falta de ideias, o desconhecimento da área que pretende ingressar.

Segundo Gitman (1997), o planejamento financeiro é um instrumento utilizado pelas empresas para direcionar suas ações, de modo que os objetivos a curto e longo prazo sejam alcançados. Os planejamentos dão um direcionamento, para assim ter um acompanhamento da previsão de seus reflexos financeiros, ter noção das vendas, gastos, se nada for planejado não terá um controle financeiro, e é onde acontece que as empresas de pequeno porte não conseguem se manter no mercado. O gerenciamento dos ativos circulantes e fontes de financiamento a curto prazo, são os aspectos mais importantes na administração da pequena empresa, e na maioria das vezes que faz a administração financeira da empresa é o próprio dono, ou alguém contratado onde ele deve tomar contas das financias, caixa, credito estoque e uma ampla visão de todas as áreas da empresa, sobrecarregando.

A administração das duplicatas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com