TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Financeira E Orçamentaria

Ensaios: Administração Financeira E Orçamentaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  2.283 Palavras (10 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças das organizações e está diretamente ligada á economia e à contabilidade.

Segundo Ross (2008, p. 44), “o objetivo da administração financeira é maximizar o valor de mercado do Patrimônio Líquido existente dos proprietários”.

Já as finanças afetam diretamente a vida de todas as pessoas e organizações, sejam privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos.

Finanças podem ser definidas como o estudo de como as pessoas alocam recursos escassos ao longo do tempo.

De acordo com Gitman (2004, P. 4), “podemos definir finanças como a arte e a ciência da gestão do dinheiro”.

Atualmente o cenário financeiro se mostra inconstante, e as organizações precisam estar preparadas para as situações em que envolvem risco.

Segundo Sá (2008), constantemente as empresas deparam-se com situações financeiras desagradáveis. Algumas apresentam um déficit de caixa, outras com excesso de recursos. Esta situação muitas vezes ocorre, devido aos gestores não utilizarem ferramentas adequadas para os auxiliarem na tomada de decisão. Diante disso, este estudo foca na administração Financeira e Orçamentária, com intuito de analisar os riscos e impactos da desvalorização da moeda em relação às taxas de inflação.

A Administração Financeira é uma ferramenta utilizada para controlar de forma eficaz, no que diz a respeito de concessão de crédito para clientes, planejamento, análise de investimentos e de meios variáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa visando o desenvolvimento contínuo, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando melhores alternativas para conduzir as finanças.

Segundo Assaf Neto (2005, p. 32), “a Administração Financeira é um campo de estudo teórico e prático que objetiva, essencialmente, assegurar um melhor e mais eficiente processo empresarial de captação e alocação de recursos de capital”.

Tal área é considerada como sangue da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta, sistêmica e sinérgica, passando o oxigênio ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilização.

Etapa 1

Aula-tema: O que é Administração Financeira e Orçamentária. Tipos de negócios.

Passo 1

Pesquisar individualmente na internet e na biblioteca informações pertinentes sobre planejamento da administração financeira e a interferência do tempo sobre a moeda. A seguir acessar os links com alguns artigos referentes aos temas:

1. Ler o artigo dos autores Edison Kuster e Nilson Danny Nogacz. Fundamentos básicos da Administração Financeira. Disponível em: -< https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDXzdxQmN3WDJxT1U >. Acesso em: 28 abr. 2013.

2. Ler o artigo publicado em Congresso pela universidade Federal do Mato Grosso do Sul elaborado pelos autores Renata Gama, Guimaro Moura e Osmar Francisco de Oliveira. Disponível em: < https://docs.google.com/open?id=0B9lr9AyNKXpDSTJudmFNZ1lXZGM > Acesso em: 28 abr. 2013.

3. Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

VP = VF____

(1+R)

VP = 1000____ = $ 839,62

(1+0,06)

VP = 1000____ = $ 711,78

(1+0,12)

Fonte: dados da pesquisa.

Passo 2

Anotar as informações, dados e conceitos relevantes, para serem utilizados na elaboração da introdutória do relatório.

Primeiramente, deve-se compreender e entender o sentido e o significado de finanças. “Finanças correspondem ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações e negócios com transferência e circulação de dinheiro”. (HOJI, 2000, p. 14).

Sendo que, existe necessidade de se analisar a fim de se ter exposto a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos.

Já de acordo com Gitman (2002), verifica-se que as finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento e própria existência da empresa, nas suas respectivas áreas, seja no marketing, produção, contabilidade e, principalmente no planejamento de nível estratégico, gerencial e operacional em que se tomam dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.

Ainda de acordo com o mesmo autor, a administração financeira é uma ferramenta ou técnica utilizada para controlar da forma mais eficaz possível, no que diz respeito à concessão de credito para clientes, planejamento, analise de investimentos e, de meios viáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira da empresa.

Ainda para Gitman (2002, p.4), a administração financeira e orçamentária como a arte de administrar fundos de investimentos com intuito de maximizar o valor da riqueza para todos os interessados da cadeia.

A administração financeira e orçamentária

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com