TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração: Planejamento, Conceito E Tipos

Artigo: Administração: Planejamento, Conceito E Tipos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  1.212 Palavras (5 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 5

Planejamento

Para Idalberto Chiavenato , autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos, o planejamento serve de base para as demais funções administrativas, determinando antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcança-los da melhor maneira possível.

É um modelo teórico para a ação futura, seu papel é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros, na busca de absorção das incertezas sobre o futuro e permissão de maior consistência no desempenho das organizações.

Implementa os planos de ação necessários, verificando o estado atual das coisas e definindo objetivos.

Tipos de planejamento:

1- Planejamento Estratégico: realizado no nível institucional da organização e é projetado a longo prazo, lida com a complexidade ambiental e suas decisões se baseiam em julgamento e discernimento e não em dados ou informações. Envolve a empresa como um todo, procura especificar o que fazer para alcançar os objetivos da estratégia empresarial, é um processo contínuo de tomada de decisões, voltado para a eficácia (ênfase nos fins) e na avaliação dos resultados.

2- Planejamento Tático: se refere ao nível intermediário da organização, tendo por base o planejamento estratégico e por objetivo contribuir para que este tenha sucesso. Elaborado pelos gerentes ou executivos, se preocupa com a racionalização de tomada de decisão, voltado para o futuro, é flexível com relação a alterações e modificações em função de eventos novos ou diferentes. Função administrativa que interage dinamicamente com as demais; é técnica de alocação de recursos; considera a organização ou o órgão de forma sistêmica e é voltada para o médio prazo, áreas menos amplas e níveis mais baixos na hierarquia da organização.

3- Planejamento Operacional: preocupa-se mais com “o que fazer” e com o “como fazer” no nível em que as tarefas são executadas, focaliza a otimização e a maximização dos resultados, voltado para o curto prazo, realização de tarefas e operações de forma detalhada, busca assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos estabelecidos e é voltado para a eficiência (ênfase nos meios). Caráter imediatista.

Para Patrick Montana & Bruce Charnov, autores de livros sobre Administração e professores, planejar é um processo de determinar os objetivos organizacionais e como atingi-los. Aborda cronogramas específicos e alvos mensuráveis, que recebe o nome de planejamento cotidiano.

Planejar envolve direcionar a missão da organização em termos de suas atividades principais e analisar alternativas para realiza-las, normalmente os resultados são alvos de oportunidade no interior do setor ou mercado; também envolve escolher um destino, avaliar rotas alternativas e determinar o curso específico para alcançar o destino escolhido.

Os autores concordam com o autor Idalberto Chiavenato quanto a quantidade e aos tipos de planejamento, a saber:

1- Planejamento Estratégico: análise da questão básica do planejamento sobre os objetivos organizacionais, se devem ampliar ou reduzir suas atividades, projetado a longo prazo, mais de 5 anos; contempla as questões mais gerais, analisa o ambiente externo para assegurar que a abordagem seja realista e determina uma direção ampla e geral para a organização. Os autores, diferente de Idalberto Chiavenato que considera o planejamento tático alocador de recursos, consideram que o planejamento no nível institucional possui o papel de alocar recursos, além de adotar cursos apropriados de ação. Para os autores este planejamento é a razão da existência da organização, pois os negócios atuais e futuros podem ser vistos como o objetivo principal da mesma. Seu processo provavelmente envolve altos executivos, uso intenso de assessores internos e consultores administrativos, e também a utilização da análise de hiato.

2- Planejamento Tático: prazo comum entre 1 a 5 anos; seu processo deve envolver os altos executivos que participaram na formulação do plano estratégico, os gerentes de divisão ou altos funcionários de linha responsáveis pela organização. Os resultados neste nível de planejamento resultam em diretrizes escritas que geralmente abrangem pelo menos as seguintes áreas: as áreas básicas do negócio; metas financeiras; oportunidades de mercado; organização administrativa instalações físicas; definição de prazos para a próxima revisão, realizada dentro da estrutura do planejamento estratégico. Considera fontes de dados como retorno financeiro, condições do mercado e recursos organizacionais, dados externos são analisados mais de uma vez.

3- Planejamento Operacional: seu prazo é curto, 1 ano ou menos, pode ser mensal. Busca definir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com