TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adoção E A Sociedade

Artigos Científicos: Adoção E A Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de Pesquisa

Adoção e a Sociedade

1. Introdução

Este Trabalho apresenta uma pesquisa que trata do assunto Adoção e o envolvimento da sociedade junto a este processo que hoje mostra a nescessidade de adotar crianças abandonadas ou até mesmo aquelas que foram destituidas de seus lares.

Atualmente a adoção se torna uma dificuldade por vários motivos, dentre eles a burocracia, o medo e a insegurança do histórico de vida de cada criança e muitas vezes a falta de informação e orientação da sociedade.

2. Delimitação

Adoção no nosso Brasil mostra dados diferentes da realidade e da idealização das famílias que pretendem adotar, o perfil idealizado pelos interessados em adotar um filho está na contramão do que se encontra nos abrigos do país.

A maioria dos brasileiros sabe que o Brasil é formado por diversas etnias e costumes e com realidades sociais distintas.

Mas em alguns aspectos, a sociedade não contempla esse fato e para diminuir a distância entre as crianças e as famílias interessadas em adotar, é preciso mostrar à sociedade a vida de quem precisa de um lar.

A realização de debates e a troca de experiências auxiliam a amadurecer a decisão dos adultos. Os interessados em adotar uma criança precisam conhecer mais nossa realidade social.

Enquanto isso não acontecer, candidatos a pais e a filhos não conseguirão se encontrar e as crianças continuarão a crescer nos abrigos.

Existe no município de São Mateus, local onde vivo abrigos para crianças abandonadas ou aquelas que seus pais não têm condições de prover seu sustento ou até mesmo foram destituídas de seu poder por inúmeras razões como: violência de um modo geral negligencia e drogas entre outros.

Dessa forma a criança fica a espera de um lar e que esses abrigos são mantidos pela prefeitura municipal da cidade e que na maioria das vezes as crianças permanecem por muito tempo à espera de uma nova família ou até mesmo ao retorno da mesma. .

3. Objetivo Geral

• Orientar as famílias encaminhando-as a órgãos competentes buscando prover suas necessidades sejam de ordem econômica, psicológica, médica, jurídica e demais que se fizerem necessárias;

3.1 Objetivos Específicos

• Sensibilizar famílias estruturadas para a possibilidade da adoção;

• Divulgar a importância da prática da Adoção pelas formas e maneiras mais eficazes;

4. Justificativa

Torna-se cada vez mais triste a situação das crianças e dos adolescentes que anseiam por um lar, ainda mais quando comparadas àquelas crianças que tiveram a oportunidade de serem registradas por seus pais biológicos e de terem o amor destes, desde o seu nascimento e durante o seu desenvolvimento.

A situação de privação e desvantagem torna cada vez mais pesado o fardo do desprezo que estes pequeninos carregam e a possibilidade de se estabelecer um parâmetro de tratamento igualitário concreto entre as crianças amparadas pelo amor dos seus genitores, daquelas rejeitadas por estes é, praticamente, impossível.

A máxima daquela frase que “deve-se tratar de forma igual os iguais e de forma desigual os desiguais” parece aqui muito sensata.

Assim, nada mais prudente para tentar minimizar a situação de desamparo dessas crianças do que um processo de adoção que atenda todas as garantias de um processo justo, capaz de analisar de forma interdisciplinar a situação de cada criança e/ou adolescente para tentar tratá-los com a máxima igualdade possível.

Deste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com