TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alimentos Hidroponicos

Ensaios: Alimentos Hidroponicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  2.161 Palavras (9 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 9

1 OBJETIVOS 6

2 INTRODUÇÃO 7

3 REVISÃO DA LITERATURA 8

3.1 Qualidade do ovo 8

3.1.1 Aspectos Externos 8

3.1.2 Aspectos Internos 9

3.2 Composição química do ovo 9

4 MATERIAIS E MÉTODOS 10

4.1 Composição química da casca do ovo 10

4.2 Composição química da clara do ovo 10

4.2.1 Proteínas 10

4.2.2 Carboidrato 10

4.3 Composição química da gema do ovo 10

4.3.1 Proteínas 11

4.3.2 Lipídeos (ácido graxos insaturados) 11

4.3.3 Colesterol 11

5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 12

5.1 Suco de Laranja 12

6 CONCLUSÃO 13

7 REFERÊNCIAS 14

1 OBJETIVOS

A realização desta prática tem como objetivo verificar a composição química do ovo. Identificando as proteínas e os carboidratos presentes na composição química da clara do ovo e também da gema do ovo.

2 INTRODUÇÃO

O ovo é uma fonte de proteína animal, está presente na dieta da maioria das pessoas, foi considerado alimento referência, de boa digestão e alto valor nutritivo, sendo comparado ao leite. O ovo é reconhecido como uma importante fonte de proteínas e nutrientes, além de ser um alimento que pode fazer bem para a visão, cérebro e recuperação muscular.

A clara do ovo é constituída basicamente pela proteína albumina, trata-se de uma substância aquosa e viscosa, incolor e sem odor próprio. Está relacionada com o ganho de massa muscular, regeneração da célula e manutenção da imunidade.

A gema do ovo situada no interior do ovo é de forma esférica sendo mais densa que a clara, possui coloração amarela alaranjada. A gema do ovo possui vários nutrientes, fósforo, manganês, proteína, ácido fólico, ferro, zinco, entre outro. Também possui vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina, piridoxina, ácido fólico, vitamina B12, biotina, e em especial está a colina que atua na redução da absorção do colesterol ruim.

3 REVISÃO DA LITERATURA

O ovo é considerado o alimento natural, equilibrado e de baixo custo, contendo alto teor de proteína de excelente qualidade, vitaminas e minerais. Além de ser uma importante reserva de nutrientes, também contém substâncias promotoras de saúde e preventivas de doenças, o que torna um alimento funcional. (OLIVEIRA, 1992).

A casca do ovo é uma estrutura única na natureza, servindo como barreira primária às injúrias físicas e invasão de microrganismos. Os demais componentes presentes no ovo como gema e clara (albúmen), são considerados uma segunda frente de proteção, devido às muitas substâncias ativas com propriedades nutritivas e atividades biológicas protetoras e promotoras da saúde. Muitas atividades biológicas têm sido associadas aos componentes dos ovos, incluindo sua atividade antibacteriana, antiviral e modulação do sistema imunológico, evidenciando o elo dieta- saúde, ressaltando assim, a importância do consumo de ovos na prevenção e tratamento de doenças. (MAZZUCO, 2008).

3.1 Qualidade do ovo

Após a postura os ovos tendem a perder a qualidade rapidamente. A perda da qualidade é inevitável. A qualidade é dependente de aspectos internos e externos.

3.1.1 Aspectos Externos

Os aspectos externos são determinados pela casca do ovo, ela é considerada a embalagem do ovo. Independentemente da cor, a casca deve estar sempre limpa, íntegra e ainda sem deformações, pois casacas resistentes protegem a parte interna. Grandes deformações no formato do ovo prejudicam o visual e ainda podem causar problemas sanitários ao animal. Outro grande problema relacionado com ovos é as trincas na casca. (SARCINELLI, VENTURINI, SILVA, 2007).

3.1.2 Aspectos Internos

O albúmen deve ser límpido, transparente, consistente, denso, com pequena porção fluída. Com o passar do tempo a clara torna-se líquida, espalhando-se com facilidade, alterando a acidez. A gema deve ser bem amarela, a câmara de ar em ovos frescos deve ser pequena, tendo odor e sabor característicos. (SARCINELLI, VENTURINI, SILVA, 2007).

3.2 Composição química do ovo

O ovo, por ser considerada uma proteína de alto valor biológico, é um alimento completo e corresponde a aproximadamente 20% das recomendações diárias (RDA) de proteína . A gema do ovo é uma fonte biodisponível de luteína e zeaxantina, carotenoides antioxidantes que se acumulam na região macular da retina e têm função protetora. (AGUIAR, ZAFFARI, HUBSCHER, 2009).

Tabela 1. Composição média do ovo de galinha.

Componentes Gema Clara

Umidade ( %) 51- 52 87- 88

Gorduras ( %) 30- 34 0,1- 0,2

Proteínas ( %) 16- 17 10,6- 10,9

Carboidratos (%) 1-1,5 0,8- 1,5

Sais Minerais (%) 1,5- 2 0,6- 0,9

Valor Calórico (cal/100g) 360 50

Fonte Madrid et all (1996).

A alimentação das aves influencia na composição da proteína, ácidos graxos e no colesterol da gema. A gema é constituída de quase 50% de água sendo também muito rica em gorduras e proteínas e pobre em carboidratos. A gordura da gema é composta por colesterol, 5% do total gorduroso, e, sobretudo, por triacilgliceróis e fosfolipídios. A composição pode variar bastante, dependendo do tipo de alimentação. (SARCINELLI, VENTURINI, SILVA, 2007).

4 MATERIAIS E MÉTODOS

4.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com