TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alvenaria Estrutural

Pesquisas Acadêmicas: Alvenaria Estrutural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  5.303 Palavras (22 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução

Em função do atraso da indústria da construção civil em relação a outros setores, existe a necessidade de desenvolver formas de melhorar a qualidade dos produtos e dos processos (SANTOS 2003). É necessário buscar a utilização de processos construtivos racionalizados que viabilizem a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade com o objetivo de reduzir custos.

Entre os processos construtivos racionalizados, a alvenaria estrutural vem ganhando um grande impulso no Brasil ao longo das últimas décadas (RAMALHO: CORREA, 2003). Inicialmente o sistema destacou-se devido a notável redução dos custos da construção e a grande agilidade e racionalidade do sistema, sendo solução para o grande déficit habitacional dos pais. Com o passar do tempo, vem se desenvolvendo e atingindo o mercado de obras de médio e alto padrão, dominando empreendimentos horizontais e verticais em todos os pais.

Com o desenvolvimento do sistema, atualmente temos normas que balizam a construção de empreendimentos verticais que no passado não se acreditava serem executados nesse sistema.

O presente trabalho, tem por finalidade, explicar os conceitos de Alvenaria Estrutural, sua origem e mudanças ao longo do tempo, vantagens e as principais diferenças em relação à tradicional Alvenaria de Vedação, constituída pelo sistema de Pila /Viga e Lajes em concreto armado.

Principais conceitos na definição das alvenarias

Alvenarias são elementos da construção civil, resultante da união de blocos sólidos, justapostos, unidos com argamassa ou não, destinados a suportar principalmente, esforços de compressão. A principal função de uma alvenaria é estabelecer a separação entre ambientes, e principalmente a alvenaria externa que tem a responsabilidade de separar o ambiente externo do interno, e para cumprir essa função deverá atuar sempre como freio, barreira e filtro seletivo, controlando uma série de ações e movimentos complexos, quase sempre muito heterogêneos.

Propriedades das alvenarias

Resistência à umidade e aos movimentos térmicos;

Resistência à pressão do vento;

Isolamento térmico e acústico;

Resistência à infiltrações de água pluvial;

Controle da migração de vapor de águia e regulagem da condensação;

Base ou substrato para revestimentos em geral;

Segurança para usuários e ocupantes;

Adequar e dividir ambientes.

Estrutura das alvenarias

Quanto à estruturação podemos dividir as alvenarias em grupos quanto a utilização e função, bem como sua estrutura adotada para absorver esforços e cargas previamente definidas em projetos ou somente de vedação. As alvenarias podem ter simplesmente função de divisória e de delimitação, sendo chamada de alvenaria de vedação ou de divisão, bem como ter função de estrutura, suportando carga de lajes, coberturas, caixas d’água, etc, sendo chamada, então, de alvenaria estrutural.

Existem vários tipos e métodos construtivos envolvendo alvenaria, os mais conhecidos são: Alvenaria de Vedação e Alvenaria Estrutural (Armada, Parcialmente Armada e Não Armada).

Alvenaria de Vedação

São denominadas de alvenaria de vedação as montagens de elementos destinados à separação de ambientes; são consideradas apenas de vedação por trabalhar no fechamento de áreas sob estruturas, sendo necessários cuidados básicos para o seu dimensionamento e estabilidade.

Alvenaria Estrutural

A alvenaria estrutural é definida como um processo construtivo em que as paredes são elementos resistentes compostos por blocos, unidos por juntas de argamassa capazes de resistir a outras cargas, além do seu peso próprio (PENTEADO, 2003; CAVALHEIRO, 2006). Ela pode ser protendida (CAMACHO, 2006), armada ou não armada. É também conceituada como um processo construtivo que se caracteriza pelo emprego de paredes de alvenaria e lajes enrijecedoras como estrutura suporte de edifícios e dimensionada a partir de um cálculo racional e de confiabilidade determinável (SABBATINI, 2003; FRANCO, 1992; CAVALHEIRO, 2006).

Utiliza como estrutura as próprias paredes. Portanto difere das estruturas convencionais de concreto armado pelo fato de não necessitar de vigas e pilares, ou seja não tem uma estrutura de elementos lineares, posteriormente preenchido por paredes de vedação.

Para a execução das paredes, o emprego de blocos com dimensões e resistência adequadas ao projeto é fundamental. Além disso, estas unidades devem ser moduladas, isto é, devem apresentar relações apropriadas entre suas medidas, para possibilitar definida amarração entre elas. A partir destas, chega-se a uma planta com coordenação modular incrementando a racionalização do sistema.

O bloco com vazados na vertical confere facilidades nos processos de alvenaria estrutural, os vazados diminuem a massa dos blocos, permitindo peças de maiores dimensões, possibilitando economia de argamassa de assentamento, além de possibilitar a passagem das instalações, assim, a produtividade no levantamento de paredes aumenta consideravelmente.

A alvenaria estrutural tem grande capacidade resistente à compressão e assim, em geral, não precisa armadura. Neste caso estamos diante da alvenaria estrutural não armada. Mas forças laterais, como as originadas da ação do vento, ou excentricidades de cargas, podem conduzir à tração nas paredes. Neste caso deve-se colocar barras de aço, devidamente calculadas, nos vazados de determinados blocos, os quais são posteriormente preenchidos com graute, uma espécie de micro concreto neste caso estamos diante da alvenaria estrutural armada.

Mas mesmo na alvenaria estrutural não armada é recomendável a colocação de armadura construtiva leve, em pontos estratégicos das paredes, para conferir ductibilidade ao conjunto e evitar assim possíveis patologias ou mesmo danos de ações imprevisíveis.

Economia, segurança, qualidade e rapidez de execução, permitem à alvenaria estrutural adequar-se tanto a obras populares como de padrões mais elevados. O desenvolvimento de pesquisas, formação de profissionais habilitados nas universidades e de fabricantes de blocos com modernas tecnologias de produção, são suportes importantes para assegurar a permanência e o desenvolvimento deste importante sistema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com